[TOP 10 - ATUALIZADO] Bosses difíceis - Diddy Kong

Edição do quadro originalmente publicada no dia 28 de dezembro de 2019.


Pois é, fiquei mais de um mês afastado de minhas atividades do blog devido a um final de semestre puxado tanto na faculdade como no trabalho, mas finalmente estou de volta, e já escrevendo um dos meus quadros preferidos e que vem rendendo muitas visualização por parte de vocês, leitores. A edição de hoje, como não poderia ser diferente, vem com duas missões especiais, que precisam ser destacadas: a primeira é homenagear, mesmo que de uma forma singela, o aniversário de 25 anos do primeiro Donkey Kong Country, que ocorreu no último dia 21 de novembro e, por causa dos contratempos do dia a dia, eu e o Raphael infelizmente não conseguimos lembrar na data; a segunda, por sua vez, não menos importante, é fechar 2019 com chave de ouro para os fãs da saga que continuam nos acompanhando e, assim, contribuindo para manter viva a doce memória desses jogos que, de uma forma ou de outra, marcaram nossas vidas.

E então eu pergunto: após elencarmos nossas músicas preferidas, fases mais difíceis e fases preferidas, de que forma cumprir com essas duas missões por meio do Top 10? Claro que escolhendo os bosses mais complicados de superar, não? É inegável que os chefes estão entre os elementos que mais tornam os títulos DKC positivamente marcantes, e isso porque, além de as características de cada um deles (mesmo daqueles que se espelham em anteriores) serem muito bem definidas e elaboradas, a sensação que perpassa o jogador após derrotá-los é sempre bastante prazerosa. Assim como as fases, muitos deles tem uma dificuldade elevada, mas é justamente isso que permite essa sensação. Enfim, antes de começar minha listagem, quero ainda desejar a vocês um próspero ano novo e relembrá-los que a não citação de DKC3 abaixo pode estar mais uma vez relacionada com o fato de eu nunca tê-lo jogado por completo, o que deverá ser compensado pelo Top 10 do Raphael mais para frente.




10 - Gang-plank Galleon (DKC) - Dificuldade 7/10

No período inicial, em que King K. Rool apenas arremessa a coroa e corre de um lado para o outro, dá a impressão de que não será tão difícil derrotá-lo. Mas a partir do momento em que as balas de canhão começam a vir de cima, ocorre um verdadeiro teste de calma, pois enquanto a música e o barulho dos objetos caindo induzem o jogador a entrar em desespero, qualquer precipitação para a direita ou para a esquerda pode significar um Kong ou uma vida a menos. Depois que o rei dos Kremlings finge que morreu e volta saltitando em diferentes intensidades então, aí que a coisa complica de vez.

09 - Triple Trouble (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 6.5/10

Os babuínos ninjas contam com uma variedade de truques que obrigam os Kongs a permanecer em constante movimento, mas certamente o lançamento de bombas espinhosas é o principal e mais mortífero. Levar Cranky para a batalha ajuda, porque a coroa com chifres do boss para de ser um problema e, consequentemente, cumprir com a obrigação de acertar dois macacos para avançar fica mais fácil. Mas o essencial para vencer é ter reflexos rápidos, visto que, próximo do final, quando os macacos balançam de um lado para o outro ao mesmo tempo em que jogam uma série de bombas, é preciso ficar todo o tempo alternando entre correr e abaixar, o que causa confusão.

08 - Punch Bowl (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 7/10

O fato de DK deslizar tanto no chão do iceberg como quando pisa nos cubos de gelo empurrados pelo urso polar Bashmaster é o que mais dificulta a batalha contra esse chefe. Em momentos que requerem pulos rápidos para uma próxima fileira de cubos de gelo ou pulos no mesmo lugar, como naqueles em que o urso rebate blocos com seu martelo na direção do gorilão, não é raro parar onde você não gostaria e sofrer dano sem que tenha feito qualquer movimento errado com o controle, apenas por causa do deslize involuntário.

07 - Thugly's Highrise (DKC Returns) - Dificuldade 9/10

Um boss que me deu trabalho no modo normal e que quase se tornou impossível no Mirror Mode. Várias vezes eu errava no tempo de pular para desviar da investida de Thugly e dava de cara com o chifre dele ou com a onda de energia que ele provoca ao cair de barriga no chão, principalmente quando estava sem o Diddy, claro. Nas primeiras vezes que o enfrentei, o jato e as bolas de fogo que esse sapo gigante cospe me davam pânico também.

06 - Feather Fiend (DKC Returns) - Dificuldade 7/10

A primeira frase do comentário anterior vale ainda mais para este chefe. A mudança repentina de um trecho em que é preciso fazer movimentos bem calculados e assim desviar dos pés gigantes do robô para outro em que são requeridos movimentos rápidos, devido aos ovos arremessados do alto e das investidas da galinha e sua máquina voadora, obrigam o jogador a ter uma readaptação ao estilo da batalha que confunde. Aliás, mesmo fazer esses movimentos bem calculados seguidas vezes é complicado, e não foram poucas aquelas em que fui esmagado pelos pés da máquina ou colidi com eles. Os momentos em que o robô começa a andar rapidamente de forma repentina também davam um susto e tanto no início.

05 - Tiki Tong Terror (DKC Returns) - Dificuldade 9/10

Primeiro chefe da saga que conta com um percurso antecedendo a batalha e, ainda por cima, um de Rocket Barrel cheio de obstáculos. Só para chegar no líder da Tiki Tak Tribe eu costumava perder algumas vidas, e a facilidade com que ele me enganava, nas primeiras vezes, com o tipo de movimento que faria com as mãos, me causando dano, era bastante grande. Sem falar do momento em que ele passa a lançar espíritos de fogo e a bater com a cabeça no chão, provocando uma onda de choque... dava uma raiva quando eu estava prestes a acertá-lo com DK e ele se recompunha.

04 - Kudgel's Kontest (DKC2) - Dificuldade 6.5/10

Na minha infância, demorei para superar o medo que eu tinha da aparência parruda de Kudgel e finalmente conseguir me concentrar em suas habilidades para poder derrotá-lo. Ele parecia com um dos monstros dos meus pesadelos, e ainda hoje a capacidade de paralisar os Kongs com seu impacto no chão me dá calafrios. Perdi muitas vidas assim e também tomando pauladas quando chegava próximo dele sem querer. Aprender a desviar dos seguidos saltos que ele dá próximo do final da batalha foi realmente desafiador.

03 - Volcano Dome (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 9.5/10

A velocidade de Lord Fredric, seja investindo contra os símios, pulando pelas plataformas ou desviando dos tucks que arremessamos em sua direção, é a habilidade dele que mais impressiona, devido ao tamanho do boss, e a que mais me pegou desprevenido nas vezes em que o enfrentei. E quando finalmente me acostumei com ela, restava me esforçar ao máximo para controlar DK no gelo escorregadio, manter o reflexo afiado para desviar dos dragões de gelo que vinham do lado e permanecer calmo para não cair na lava quando ele fazia o chão levantar e, na sequência, afundar. Se fosse como antigamente, em que não dava para comprar balões de vida, sem dúvidas eu teria visto a tela de "Game Over" algumas vezes.

02 - King Zing Sting (DKC2) - Dificuldade 7/10

Nunca fui muito bom para controlar o Squawks, mas minha falta de pontaria com certeza contribuiu para sofrer tanto todas as vezes que cheguei em King Zing. Sem a música, o boss já é bastante frenético, mas com ela então parece que a abelha gigante está em todas as direções. O barulho característico que faz quando ela lança os ferrões é um dos que mais ficaram marcados em minha memória, e não dá para esquecer também o desespero que eu sentia quando ficava encurralado pelo zinger vermelho rodeado de amarelas.

01 - K. Rool Duel (DKC2) - Dificuldade 9/10

Comecei com K. Rool e termino com ele, mas é absurdo o ganho de dificuldade que o mandante da Kremling Krew tem na passagem de rei para capitão. Ao contrário dos demais bosses, nesse eu nunca notei uma evolução significativa nas minhas habilidades conforme fui repetindo a batalha, isto é, todas as vezes que o enfrentei e venci, senti uma dificuldade elevada parecida. Desviar de todas as balas de canhão é complicado e, em determinado momento, precisa ser bem rápido e calculado. Contudo, quando K. Rool começa a lançar aquelas nuvens de gelo, paralisia e inversão, e passa a ficar invisível, se torna um verdadeiro pesadelo. O som de Crocodile Cacophony é essencial para despertar um sentimento de medo também.


*ATUALIZAÇÃO (18/04/2020): No começo deste ano, eu finalmente comprei Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, na eShop do meu Wii U, e completei o título com 103%. Analisando a dificuldade que senti em alguns bosses, resolvi fazer uma rápida (mas importante) mudança em meu Top 10, colocando os seguintes chefes em segundo, terceiro e quarto lugar, de modo que King Zing Sting cai para quinto e assim por diante (tirando Punch Bowl, Triple Trouble e Gang-plank Galleon da lista).

04 - Barbos's Barrier (DKC3) - Dificuldade 6/10

As primeiras (várias) mortes que tive nesta batalha decorreram do fato de que eu demorei para descobrir o que precisava fazer para tirar os ouriços roxos que protegem o rosto de Barbos. Quando descobri, porém, continuei sofrendo para avançar à segunda parte da luta; não consigo ser tão certeiro para bater nos ouriços verdes no momento em que estão abertos. Desviar dos moluscos e dos espinhos lançados pelo animal gigante também não é nada fácil, e estava em pânico todas as vezes em que cheguei na parte final.

03 - Kastle Kaos (DKC3) - Dificuldade 8/10

O robô K.A.O.S, no início, dá a falsa impressão de que não será difícil derrotar Baron K. Roolenstein, mas quando o sequestrador de DK e Diddy começa a flutuar de um lado para o outro já mostra que não está para brincadeira. Perdi várias vidas nessa parte (tentando desviar dele para pegar e lançar o barril), mas principalmente quando o boss resolve envolver eletricidade na luta. Jogando com a Dixie, é possível facilitar um pouco a batalha, mas, naquele momento em que a plataforma começa a se mover, é preciso ter muita atenção em cada passo.

02 - Knautilus (DKC3) - Dificuldade 9/10

Desviar das bolas de fogo não é tão complicado, mas usar o barril de metal para escapar de um choque elétrico é outra história. Levei um bom tempo até entender que era preciso usar o barril como barreira, e, mesmo depois, não consegui impedir que a tela de "Game Over" fosse constante. Todas as vezes em que encarei esse chefe, fazia de tudo para chegar no trecho final da batalha com os dois Kongs, pois era certeza de que, quando K. Rool viesse para o primeiro plano e a esteira começasse a se movimentar, eu seria atingido pelo choque.

Agora fica assim:

10 - Thugly's Highrise (DKC Returns) - Dificuldade 9/10
09 - Feather Fiend (DKC Returns) - Dificuldade 7/10
08 - Tiki Tong Terror (DKC Returns) - Dificuldade 9/10
07 - Kudgel's Kontest (DKC2) - Dificuldade 6.5/10
06 - Volcano Dome (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 9.5/10
05 - King Zing Sting (DKC2) - Dificuldade 7/10
04 - Barbos's Barrier (DKC3) - Dificuldade 6/10
03 - Kastle Kaos (DKC3) - Dificuldade 8/10
02 - Knautilus (DKC3) - Dificuldade 9/10
01 - K. Rool Duel (DKC2) - Dificuldade 9/10
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog