[TOP 10 - ATUALIZADO] Fases difíceis - Diddy Kong

Edição do quadro originalmente publicada no dia 7 de setembro de 2019.


A saga Donkey Kong Country é recheada de fases que demandam muita concentração e/ou insistência para serem superadas. E esse, definitivamente, é um dos motivos que me fazem elencá-la como uma das minhas preferidas. Aliás, em nenhum dos games dos Kongs é possível dizer que os 100% (ou 102%, ou 105%) foram alcançados com tranquilidade, apesar de alguns deles serem mais difíceis do que outros.

Na semana passada, o Raphael, em seu Top 10, explicou que não poderia opinar sobre o DKC: Tropical Freeze. Eu, por outro lado, joguei o título e consegui inclui-lo em minha análise. Contudo, mesmo já tendo visto detonados completos, nunca fui até o final do terceiro jogo da saga; para ser mais exato, parei no segundo mundo, devido a um erro no emulador que estava utilizando. Então, não se assustem ao notarem que não coloquei qualquer fase de Dixie Kong's Double Trouble em minha lista. Com o alerta dado, vamos lá.




10 - Dynamite Dash (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 8.5/10

São poucos os momentos, durante esta fase, em que é possível parar para tomar um fôlego. Ações simples que em outras não geram qualquer efeito negativo, como o pulo sobre uma plataforma ou o lançamento com um Barrel Cannon, para prosseguir no cenário, aqui levam à explosão de dinamites, que, direta ou indiretamente, causam a morte dos Kongs. E se o jogador não ficar atento, pode não perceber que um pavio foi aceso e ser pego de surpresa quando o chão ou parte do teto despencar.

09 - Poison Pond (DKC) - Dificuldade 7/10

A poluição gerada pela fábrica instalada pelos Kremlings no quinto mundo de DKC fez deste o nível aquático mais difícil de todos da saga. A visibilidade prejudicada pela turbidez da água somada aos pneus com espinhos por todos os lados exigem concentração extra e me deixavam bastante tenso quando era pequeno.



08 - Snow Barrel Blast (DKC) - Dificuldade 6.5/10

Chão escorregadio por causa do gelo, nevasca dificultando a visão e Barrel Cannons que se movimentam. Essa combinação me fez perder incontáveis vidas em Snow Barrel Blast e me cansar de ver a tela de "Game Over". Confesso que peguei certo trauma de fases de gelo depois que joguei esta pela primeira vez, na minha infância, e passei a sentir uma raiva "especial" em relação à Zinger e o Klaptrap.


07 - Golden Temple (DKC Returns) - Dificuldade 9/10

A melodia alegre e as frutas flutuando acima das nuvens podem levar o jogador a pensar, por um instante, que está diante de um estágio tranquilo, mas não demora para descobrir que se trata de um dos maiores desafios de toda a saga. Basta um pingo de desatenção (que pode ser o piscar dos olhos) para cair das plataformas voadoras e ter de fazer o trajeto novamente desde o início. Isso mesmo, não há check points por aqui, e se os morangos já são plataformas bem estreitas, as uvas e as cerejas, então, nem se fala. O fato de estas explodirem e se movimentarem de um lado para outro, sobre canudos de chocolate, deixa tudo ainda mais complicado.

06 - Perilous Passage (DKC Returns) - Dificuldade 10/10
Demorei muito para passar esta no modo normal sem utilizar os itens da loja do Cranky e, no Mirror Mode, foram meses. A lava subindo, que obriga os Kongs a irem pulando para plataformas superiores, já é difícil por si só, mas vem acompanhada de vários outros obstáculos. Destes, o que mais me fez perder vidas foi o inseto elétrico, o qual, além de não poder ser derrotado, persegue os símios. Um pesadelo!

05 - Parrot Chut Panic (DKC2) - Dificuldade 8/10

Que saudade eu sentia do Squawks ao me ver cercado por zingers e não ter outra alternativa que não achar uma forma de desviar (muitas vezes no último segundo) e continuar planando. A mecânica da ave Flapper confunde bastante ao aparecer num momento do jogo em que já se está acostumado com a do papagaio verde. Aliás, esta é uma fase que surpreende muito na primeira vez, visto que, diferentemente das demais do tipo colmeia, se passa, na maior parte do tempo, com os Kongs fora do chão, sendo vantajoso para as abelhas.

04 - Lavitation Station (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 10/10

Os três últimos estágios de DKC: Tropical Freeze (este e os próximos dois do Top 10) confirmam que, para ser do tipo céu, é preciso ter uma dificuldade elevada, o que é favorecido em todos pela inexistência de check point. O fato de as plataformas irem surgindo das nuvens ou com magia conforme se avança pelo cenário de Levitation Station e, pouco depois, caindo de volta de onde vieram ou se desfazendo obriga o jogador a ter concentração total, pois qualquer precipitação ou demora para pular à seguinte significa uma vida perdida. Tudo fica ainda mais complicado se Donkey Kong não puder mais contar com outro símio, pois o peso do gorilão faz com o que o pulo para plataformas mais altas precise ser bem na beirada da inicial se não quiser cair em direção às nuvens.

03 - Crazy Clouds (DKC: Tropical Freee) - Dificuldade 10/10

Se você não tem pensamento rápido, certamente sofre bastante para superar esta. Mesmo eu, que sou uma pessoa acelerada, perdi muitas vidas em Crazy Clouds. Ficar prestando atenção nas nuvens desaparecendo quando você pula com os Kongs sobre as plataformas que elas carregam o impede de calcular o próximo passo, mas, ao não se concentrar no desaparecer das nuvens também, várias vezes deixa de pular no tempo correto. Ou seja, o segredo é alternar o olhar de forma rápida entre as nuvens e o que vem adiante, e isso causa bastante confusão mental até ser dominado (se é que dá).

02 - Rocket Rails (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 10/10

A combinação de trechos a pé, de Mine Cart e de Rocket Barrel é sem dúvidas interessante, mas experimente perder Dixie ou Diddy e ter de fazer o percurso apenas com Donkey Kong: a primeira parte, que normalmente já é difícil com, entre outras coisas, plataformas caindo, blocos se movimentando e espinhos, se torna um tormento. Aliás, os momentos dentro de templos são os mais complicados, mas desviar dos obstáculos (blocos caindo, em movimento ou com espinhos) por meio do barril foguete também é bastante desesperador.

01 - Animal Antics (DKC2) - Dificuldade 10/10

Há um motivo especial que contribui para eu colocar esta em primeiro. Claro, os diferentes tipos de cenários que traz, especialmente o espinheiro com vendaval em que devemos passar transformados no Squawks, são muito difíceis, mas sempre que chegava nesta fase, estava mais cansado do que o normal e acabava cometendo mais erros. Isso porque um defeito no meu cartucho de DKC2 me impedia de salvar o jogo, de modo que, se quisesse completá-lo, precisava fazer sem desligar o SNES. Então, nas poucas vezes que o fiz, foi jogando durante um dia praticamente sem parar. E, sim, superar Animal Antics cansado foi de longe a experiência mais difícil que enfrentei em toda a saga.


*ATUALIZAÇÃO (18/04/2020): No começo deste ano, eu finalmente comprei Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble, na eShop do meu Wii U, e completei o título com 103%. Analisando a dificuldade que senti em algumas fases, resolvi fazer uma rápida (mas importante) mudança em meu Top 10, colocando o seguinte estágio em terceiro lugar, de modo que Crazy Clouds cai para quarto e assim por diante (tirando Dynamite Dash da lista).

03 - Swoopy Salvo (DKC3) - Dificuldade 9.5/10

Como cito no Top 10 dos bosses difíceis, controlar o Squawks não é o meu forte. Contudo, sem dúvidas, o principal motivo de esta fase ser tão difícil são os pica-paus Swoopy voando em diagonal. Desviar desses obstáculos aéreos é bastante confuso; errei o tempo inúmeras vezes e perdi a conta de quantas telas de "Game Over" eu vi. Nem sei dizer se, no fim, eu realmente peguei o jeito ou se contei mais com a sorte mesmo para superar este nível. E o pior é que, depois de finalmente passá-lo pela primeira vez, tive que voltar para procurar pelo segundo bônus. Perdi mais vidas e bastante tempo até achá-lo. A melodia Treetop Tumble (uma das minhas preferidas do game) contribui para um clima de tensão constante.

Agora fica assim:

10 - Poison Pond (DKC) - Dificuldade 7/10
09 - Snow Barrel Blast (DKC) - Dificuldade 6.5/10
08 - Golden Temple (DKC Returns) - Dificuldade 9/10
07 - Perilous Passage (DKC Returns) - Dificuldade 10/10
06 - Parrot Chut Panic (DKC2) - Dificuldade 8/10
05 - Lavitation Station (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 10/10
04 - Crazy Clouds (DKC: Tropical Freee) - Dificuldade 10/10
03 - Swoopy Salvo (DKC3) - Dificuldade 9.5/10
02 - Rocket Rails (DKC: Tropical Freeze) - Dificuldade 10/10
01 - Animal Antics (DKC2) - Dificuldade 10/10
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog