[CURTAS - ATUALIZADO] Nintendo investiga relatos sobre invasão de contas

Oi, pessoal, tudo bem?
Em contato com o site britânico Eurogamer, a Big N afirmou, na última terça-feira (21), que está investigando se Contas Nintendo foram invadidas e recomendou a verificação de duas etapas como medida preventiva. O pronunciamento da companhia veio após internautas terem espalhado mensagens, no início desta semana, afirmando que perceberam acessos não autorizados às suas contas.

Lançada em 2016, a Conta Nintendo é o serviço que permite login nas funcionalidades online do Switch (como a eShop) e no programa de recompensas My Nintendo, entre outras coisas. No Twitter, o fundador do site gamer LootPots, Pixelpar, fez um post, há cerca de três dias, relatando que havia recebido 47 e-mails sobre acessos desconhecidos com seus dados na noite anterior.


No post, outros usuários disseram que haviam passado pelo mesmo problema, com logins desconhecidos sendo realizados nos Estados Unidos, Hong Kong, Rússia, Chile e em diferentes partes da Europa. Já no fórum Reddit, em um tópico aberto também há cerca de três dias, relatos apontam que outras invasões ocorreram por meio de dispositivos na Austrália e na Índia.

No início de abril, em mais uma discussão no Reddit, ao menos três pessoas afirmaram que, além de suas Contas Nintendo terem sido violadas, os criminosos haviam feito compras no game Fortnite por meio das informações de pagamento cadastradas. A resposta da Nintendo ao Eurogamer foi a primeira vez que a empresa falou publicamente sobre o assunto. Contudo, no dia 9 de abril, ela já havia recomendando a verificação de duas etapas para as Contas Nintendo, em um tweet. Veja abaixo o post, seguido do pronunciamento para o site britânico na íntegra:

Estamos cientes dos relatos de acesso não autorizado a algumas Contas Nintendo e estamos investigando a situação. Enquanto isso, recomendamos que os usuários ativem a verificação em duas etapas para a sua Conta Nintendo, conforme as instruções aqui: https://www.nintendo.pt/Support/Nintendo-Switch/How-to-Set-Up-2-Step-Verification-for-a-Nintendo-Account-1466677.html. Se algum usuário tiver conhecimento de atividade não autorizada, recomendamos que siga as etapas descritas em https://www.nintendo.com.br/Support/Nintendo-Account/Nintendo-Account-Recovery-Process-1658054.html ou visite https: //support.nintendo.com para suporte geral.
Agora resta saber a verdadeira dimensão do problema.
Até mais!


*ATUALIZAÇÃO (24/04): Em comunicado publicado hoje no site oficial da Nintendo do Japão, a empresa revelou que cerca de 160 mil Nintendo Network IDs (NNIDs) podem ter sido invadidos e que isso explica os acessos não autorizados a Contas Nintendo. O NNID era uma das formas de conectar-se ao serviço, e a Big N suspendeu essa função agora para evitar novas violações, que, segundo a gigante dos games, vêm ocorrendo desde o início de abril. Os criminosos envolvidos podem ter obtido dados como nome, apelido, data de nascimento, sexo, país/região e endereço de e-mail das vítimas após o acesso. A Nintendo vai redefinir a senha de todos os NNID com suspeita de invasão e contatar os respectivos donos por e-mail. Ainda no comunicado, a companhia reforçou a importância de configurar-se a verificação de duas etapas para as Contas Nintendo e afirmou que, se algum usuário notar compras desconhecidas na eShop ou em outras lojas online da Big N, pode procurá-la para solicitar o estorno do valor.

Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog