[SECRET HOARD] Os remixes em Donkey Kong Country: Tropical Freeze (1/3)

O último dia 9 de julho veio com uma característica que o tornou especial para os gamers: há exatos 40 anos, a partir da data, era lançado no Japão o arcade Donkey Kong, um dos títulos mais importantes da história. Foi graças a ele que a Nintendo fez sua entrada bem-sucedida no mercado norte-americano, em 31 de julho de 1981, deu início à franquia do gorila mais famoso do mundo dos games e veio a criar o icônico encanador bigodudo Mario.

Não à toa, portanto, Donkey Kong está no Hall da Fama Mundial dos Videogames desde 2016. E, agora, como homenagem de aniversário, o DKC Forever preparou esta série do quadro Secret Hoard -- dividida em três edições --, com base em um dos principais elementos que vêm à mente, por sua qualidade, quando se pensa em DK: a trilha sonora. 

Nos próximos parágrafos, o objetivo é mostrar como o último jogo da franquia, Donkey Kong Country: Tropical Freeze (Wii U/Switch) contém diversos remixes, entre os quais vários que muitos jogadores gostam mas não notam facilmente tratar-se de músicas já encontradas em games anteriores ou em outros momentos da própria aventura e que sofreram modificações. Na lista, incluo apenas aqueles que eu, Diddy Kong, consegui perceber como remixes, mas, no final da série, farei menção ainda a uma curiosidade e a outras melodias de DKC: Tropical Freeze entendidas por fãs como não sendo totalmente novas e que não consegui comprovar; deixo para os leitores tirarem suas próprias conclusões. Sem mais delongas, vamos juntos apreciar algumas das obras de David Wise.




Mapa - Remix da Simian Segue



Todas as ilhas de DKC: Tropical Freeze trazem uma dose de nostalgia logo de cara graças a um remix de Simian Segue, a melodia que toca no mapa do primeiro game. As alterações que ganhou aqui dão a ela um estilo praiano, combinando com os cenários e a temática tropical do título. Em Donkey Kong Country (SNES), ela remete principalmente a um ambiente de selva ou floresta.

Mangrove Cove Underwater, Irate Eight, Rockin'Relics, Deep Keep, Shoal Atoll, Current CapersPanicky Paddles e Snowmads Theme - Remixes da Aquatic Ambience



Versões da aclamada Aquatic Ambience, de DKC, estão presentes em diversos momentos de Tropical Freeze, incluindo os trechos subaquáticos da primeira fase do game: Mangrove Cove. Nesse caso, ela não causa as sensações de imensidão do ambiente embaixo d'água e de mistério proporcionadas pela original, pelo menos não no mesmo nível; na realidade, ela é marcada por um ritmo mais lento e traz sons que fazem o ambiente parecer ser divertido para explorar. Já nas fases Irate Eight e Rockin' Relics, é possível escutar o remix logo ao entrar na água. Essa segunda versão de Aquatic Ambience é mesclada com uma Lockjaw's Saga diferente da que ouvimos em DKC2 (SNES) -- sobre a qual falarei na próxima edição do quadro --, é agitada e passa a sensação de perigo iminente.

Em Deep Keep, Shoal Atoll e Current Capers, o jogador é apresentado a um remix -- denominado Aquatic Ambience Returns -- com sons mais agudos, que traz uma sensação de profundidade ao ambiente, mas não de mistério. De qualquer forma, é bastante parecido com a música original. Na primeira fase, ele toca depois que o jogador passa para uma segunda parte do percurso ao utilizar um Barrel Cannon. Já em Panicky Paddles, nos trechos para nado, é possível ouvir outra versão, desta vez com sons da música Harvest Hazard, que estreou no estágio homônimo. Assim, deixa os locais mais alegres.

O Snowmads Theme, de Homecoming Hijinxs, por sua vez, aproveita uma pequena parte de Aquatic Ambience, modificada para se encaixar no contexto épico; veja no tempo 1:50 deste vídeo. Não tenho certeza se podemos chamar de remix, visto que entra no meio de uma melodia nova, mas leva à mente a música de DKC.

Bonus Room Fail - Remix da Bonus Lose de DKC



Após perder em algum bônus de Tropical Freeze, o jogador ouve uma versão um pouco menos agitada da música de derrota dos bônus do primeiro game, com um toque mais tropical, e emendada com um trecho completamente novo - que evoca o sentimento de estar na hora de seguir em frente e tentar novamente.

Zip-Line Shrine - Remix da Jungle Jitter de Advance DKC3



O remix apresenta batidas e som de flauta mais suaves. Além disso, substitui -- por novas batidas -- o trecho de Jungle Jitter que continha um versão da segunda parte de DK Island Swing, música que estreou em Jungle Hijinxs. A sensação que passa é de estarmos adentrando um território místico.

Big Top Bop - Remix da Stronghold Showdown



Esse é difícil de ser notado. Em primeiro lugar, porque se trata da versão de um trecho de uma música que toca num momento bem específico de DKC2: quando King K. Rool foge com Donkey Kong amarrado, em Stronghold Showdown. Em segundo, porque aparece no meio de uma música nova, na batalha contra o boss do primeiro mundo de Tropical Freeze. Para escutá-lo, preste atenção no tempo 1:40 no primeiro vídeo acima. Assim como a melodia original, o remix evoca um sentimento de perigo, mas com as batidas menos acentuadas e num estilo rock'n'roll. 

Swinger Flinger, Precarious Pendulums e Platform Problems - Remix da King of Cling



A passagem pelos templos dos mundos 1, 3 e 5 do game de Wii U/Switch é embalada por um remix da música que estreou na fase King of Cling -- de Donkey Kong Country Returns --, e que por sua vez se trata de uma nova versão da terceira parte de DK Island Swing. Seu ritmo é mais acelerado, e é possível ouvir novos sons. Passa a sensação de há um grande desafio a ser superado, enquanto a melodia original remetia a uma selva misteriosa a ser desvendada.

Crumble Cavern e Blurry Flurry (fora do Rocket Barrel) - Remix da Cave Dweller Concert



Água pingando no chão de um ambiente que faz eco. A principal marca de Cave Dweller Concert -- de Reptile Rumble -- está de volta, mas a nova versão da música causa mais apreensão e provoca a sensação de que o estamos diante de um local frio e extenso.

Rodent Ruckus, Twilight Terror, Reckless Ride e Blurry Flurry (no Rocket Barrel) - Remixes da Rocket Barrel Theme



Rocket Barrel Theme, ouvida primeiramente em Peaceful Pier, de DKC Returns, tem quatro remixes em Tropical Freeze. Os de Rodent Ruckus, Twilight Terror e Reckless Ride são menos agitados. No primeiro, o principal destaque é o som típico de músicas tocadas em filmes que se passam na França. No segundo, os toques de flauta. No terceiro -- o com ritmo mais calmo --, a sensação de profundidade ao ambiente.

O que toca em Blurry Flurry, por fim, é o mais parecido com a música original. Porém, destaca um pouco mais os sons graves, em especial no início.



Na próxima edição, mais uma lista de remixes. Fiquem ligados no DKC Forever e não deixem de comentar o que acharam da nova série.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog