Parabéns, Nintendo: Big N completa 125 anos!

Hoje é um dia de festa para a Nintendo e seus fãs. A empresa está completando hoje 125 anos!! O momento não poderia ser melhor, afinal, o Wii U está reagindo no mundo inteiro, brigando de igual para igual com seus rivais PS4 e XBox One, enquanto o Nintendo 3DS já se consolidou como um dos consoles de maior sucesso dos últimos anos. Mas nem sempre a Nintendo foi a fabricante de videogames mundialmente conhecida que é hoje em dia.

Fundada em 23 de setembro de 1889 por Fusajiro Yamauchi, a Nintendo originalmente era uma companhia que fabricava cartas de um tradicional baralho japonês, conhecido como Hanafuda. Mas foi quase 100 anos mais tarde que a Nintendo começou a construir seu império no mercado de videogames, mais precisamente em 1981, com o lançamento do arcade Donkey Kong, desenvolvido pelo designer Shigeru Miyamoto. O jogo foi um enorme sucesso, e transformou o então carpinteiro Jumpman no encanador Mario, criando a franquia de jogos mais vendida da história. Seu primeiro título, Super Mario Bros., salvou a indústria dos games de afundar na lama do crash de 1984, causado pela Atari.

Porém, a Nintendo também teve seus tropeços, e um deles, por ironia, acabou gerando seu principal rival no mercado de games. Ao rejeitar um protótipo de leitor de CD que seria acoplado ao Super Nintendo, a desenvolvedora do aparelho, a Sony, o aperfeiçoou, lançando o que ficou conhecido como PlayStation, que utilizava CDs como mídia, enquanto o Nintendo 64 permaneceu com os cartuchos. O resultado, todos conhecem: o PS1 atropelou o N64 e fez a Sony tirar a Nintendo do posto de líder do mercado de games. O Virtual Boy também entra nessa lista negra da Nintendo, sendo um portátil que não ia a lugar algum. O aparelho prometia visões em 3D, mas causava dores de cabeça em quem o usava demais, se tornando o maior fracasso da empresa.

Mas a Nintendo sempre soube reverter seus problemas e transformá-los em sucesso. A ideia de visualizar imagens em 3D, originária do Virtual Boy, foi usada no Nintendo 3DS, atual líder de vendas em todo o mundo. O Wii, lançado em 2006, inovou na jogabilidade, ao trazer um controle com sensor de movimento, modelo que, mais tarde, foi implantado nos aparelhos rivais. A ideia ousada colocou o Wii como console doméstico mais vendido da Nintendo, com mais de 101 milhões de unidades vendidas mundialmente.

E assim, por esses e outros motivos, só podemos dizer: PARABÉNS Nintendo, e muito obrigado por criar jogos que nos deram os melhores momentos de diversão de nossas vidas!
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog