ADKC3 - Pot Hole Panic


Fase: nº 34;
Tipo: Caverna / água;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Squawks / Enguarde / Ellie / Squitter;
Dificuldade: 6.5/10.


Quase todos os jogos tem uma fase em que tudo é possível, seja aquela onde a maioria dos itens aparece disponível de uma vez ou onde você pode conseguir várias vidas de uma vez. Dando meio que um "chega pra lá" no 1º jogo, a saga dos kongs no SNES/GBA também teve suas fases onde a maioria dos animais ajudantes aparecem seguidos; no jogo anterior foi a fase Animal Antics, e agora, 4 dos 6 ajudantes aparecem: o papagaio Squawks vem logo no começo, em ações aereas; o peixe-espada Enguarde fica na 1ª área aquática, seguido pela elefanta Ellie, em partes terrestres e aquáticas; e pra finalizar, a aranha Squitter fica com a reta final, numa fase onde o principal inimigo é um Kuchuka, kremling indestrutível que se esconde num barril roxo e fica atirando bombas a todos os lados.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: depois do continue, na área da elefanta Ellie, siga até uma grande descida que resulta num lago. Vá pela esquerda (←) até encontrar o barril de bonus, logo acima da letra N. Pra alcançá-lo, é preciso sair da água e saltar da Ellie.


Collect 20 stars, novamente dentro d'água, vá pulando e pegue as 20 estrelas sobre a água. Também é preciso ir na parte seca e, com a Dixie, planar e pegar as estrelas mais altas.

BONUS 2: na área da aranha Squitter, passe pela letra G e siga até encontrar uma grande área aberta com algumas bombas caindo da parte alta. Monte algumas teias-plataforma perto da rocha e suba até o bonus, sendo cuidadoso pra não se explodir nas bombas.


Collect 15 bananas, parecendo ser simples, pegue as 15 bananas que vão aparecer ao nível do chão, mas tome cuidado com a "chuva de bombas".

MOEDA DK: logo ao sair do bonus 2, passe pela placa "proibido animal" e, ao chegar na ponta, atire a Dixie na grande rocha acima do mastro de fim da fase. O Koin está por ali, sendo que há outra rocha do outro lado. Atire a Dixie lá, pegue o barril de ferro, suba no guardião e atire o barril contra a parede da esquerda (←), pra que ele volte e o acerte, liberando a moeda DK.
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ADKC3 - Floodlit Fish


Fase: nº 33;
Tipo: Água;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Enguarde;
Dificuldade: 7.5/10.


A 3ª fase aquática do jogo traz uma lembrança não tão boa do 1º jogo, de volta à memória dos jogadores: semelhante ao problema de luz visto na fase Blackout Basement, a confusão agora começa num oceano escuro, mas por conta do já muito falado aumento na iluminação, é possível passar a fase toda na tal "escuridão". A fase, que é um tanto grande, é daquelas que deve ser completada sob a forma de um dos animais ajudantes e, como é uma área aquática, o peixe-espada Enguarde faz sua principal participação no jogo, que pode ser de grande ajuda pra quem ainda acha que o ambiente está muito escuro: basta acertar um peixe amarelo, que por ser bioluminescente, gera luz o suficiênte pra iluminar o local por um determinado tempo.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: quando precisar seguir por uma descida onde dois ouriços-do-mar vão estar lado a lado, desvie dos peixes-palhaço e, assim que passar pelo 3º peixe, mate-o e siga pela passagem da direita (→), que leva ao barril de bonus.


Collect 90 stars, apesar do grande número, não tem há dificuldades pra pegar as 90 estrelas, reunidas em 4 grupos. Após pegar todas, a moeda de bonus vai aparecer na área central.

BONUS 2: novamente, quando tiver que seguir por uma grande descida em que várias duplas de ouriços-do-mar vão tentar bloquear o caminho, siga até um cruzamento onde outros dois crustáceos estão impedindo a passagem pra baixo, mate-os e siga até o bonus.


Collect 40 stars, ainda mais simples, basta pegar as 40 estrelas e ir seguindo o caminho até o final, onde a moeda de bonus vai aparecer.

MOEDA DK: assim que sair da parte aquática e seguir pra dentro da caverna, pule no barril que vai disparar pra uma parte alta, onde está o Koin. Na plataforma mais alta à esquerda (←), há um barril de ferro; use-o pra matar o guardião e pegar a moeda DK.
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ADKC3 - Kong-fused Cliffs


Fase: nº 32;
Tipo: Desfiladeiro;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 8/10.


A jogabilidade que é mostrada na 2ª fase do 6º mundo, até então, só era vista em fases de corrida ou na muvuca nas montanhas-russas do jogo anterior. Pra começar, a fase, que é de desfiladeiro, já inicia com os kongs numa corda em chamas... na verdade uma pequena labareda, mas que consome toda a corda, o que faz a tela se mover automaticamente pra cima. Tudo isso exige uma atenção além do normal ao jogador, pois a menor distração pode custar uma vida. O cenário está muito bem feito, mas numa tonalidade verde, sem explicação, e nos remete a velha história vista nas fases de neve do mundo anterior.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: (recomendável usar a Dixie) conforme for subindo em direção ao continue, siga até encontrar duas Buzzes verdes, sendo uma voando ao redor da outra. Passe por elas e, assim que ver a letra O, pegue-a e vá planando seguindo as bananas até o bonus.


Find the coin, imediatamente ao começar o bonus, vá pulando nos barris e, assim que for disparado, volte pra corda. Vá fazendo isso até chegar na moeda de bonus.

BONUS 2: depois de passar pelo continue, siga até encontrar três Buzzes que passam pela corda. Logo depois delas, note algumas bananas do lado direito (→); pule nessas bananas pra entrar num barril-canhão e seguir pro bonus.


Find the coin, basta ir subindo a corda e ficar desviando dos Kopters que vão descer em lados alterados, começando pela direita.

MOEDA DK: depois de sair do bonus 2, siga pela corda até chegar na parte final da fase; suba até o topo da corda e pule pra pequena passagem à esquerda (←). Pegue o barril de ferro, desça e pule na parede da esquerda pra entrar num barril invisível e, ao mesmo tempo, o barril vai bater na parede e voltar na direção do Koin, liberando a moeda DK.
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ADKC3 - Buzzer Barrage


Fase: nº 31;
Tipo: Caverna;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Quawks;
Dificuldade: 7.5/10.


Mesmo não sendo sua estreia no jogo, é agora que o papagaio roxo Quawks faz sua participação mais marcante, talvez por já ser sua despedida do jogo, numa fase onde se deve ir até o fim sob a forma de um dos animais ajudantes.
Como citei anteriormente, as fases de caverna também disputam o posto de maior fase do jogo, ainda mais esta fase, que tem um belo cenário em tons de laranja, com as características das grutas reais, como as formações rochosas, também inspiradas nas fases de caverna do 1º jogo.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: logo depois de passar por um pássaro gordo que guarda uma letra K, siga até encontrar uma bifurcação, onde um Kopter (kremling voador) vai passar indo de cima pra baixo; siga reto e haverá uma Buzz vermelha protegendo uma outra abelha verde. Pegue o barril, mate a abelha verde e vá até o bonus.


Bash the baddies, logo no começo, pegue o barril - que é daqueles ilimitados - e mate todas as Buzzes que encontrar. Há 3 voando em círculos logo acima da entrada e uma outra num canto isolado à direita (→), perto do teto.

BONUS 2: logo depois que passar por uma placa "proibido animal", procure uma passagem pra cima, por onde um Kopter vai descer. Espere que ele volte pra subir novamente e pule nele, de modo que possa subir também até o barril de bonus.


Collect 40 stars, use o Kopter na parte central pra poder subir e pegar as 40 estrelas da área. Se achar melhor, vá atirando a Dixie pra pegar as estrelas mais baixas, sempre lembrando de não deixá-la acertar o kremling voador acidentalmente.

MOEDA DK: logo depois do continue e de uma grande área com várias Buzzes, siga até encontrar o Koin em outra área grande. Voe e procure uma passagem com dois Kopters; vá no meio deles e siga até achar o barril de ferro e outra passagem com duas Buzzes verdes. Use o barril pra matar as abelhas e depois, pegue-o novamente pra derrotar o Koin e pegar a moeda DK.
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ADKC3 - Mundo 6: Razor Ridge


Fases: 05 mais o chefe;
Tema: Desfiladeiro;
Chefe: Kroctopus;
Dificuldade média: 7/10.


O 6º mundo é uma grande referência aos E.U.A., pois seu cenário é semelhante a uma das maiores atrações turísticas do planeta: o ambiente é uma alusão ao Grand Canyon, tanto que esse é o tema principal dessa área, os desfiladeiros, que tem suas duas estremidades interligadas por dois teleféricos.
Uma curiosidade pra aqueles muito detalhistas é que esse cenário faz com que as fases de desfiladeiros sejam as principais aqui, mesmo já tendo estreado no mundo anterior. E pra complicar, reaparecem as fases de caverna, que também são muito grandes.

O cenário das fases de caverna, rivalizando mais uma vez com os desfiladeiros, é um dos mais bem feitos do jogo, vista a perfeição dos detalhes, que já puderam ser notados nas partes finais das fases aquáticas.
Mas entre tantas coisas boas, eis que aparece a maior surpresa: quem se preparou pra enfrentar a mega-ouriço Barbos ficou sem reação ao ficar cara a cara com um polvo gigante chamado Kroctopus, que ataca com suas imensas garras, e é o único chefe (na saga Advance) em que o jogador só precisa desviar dos ataques, sem ter que lançar nenhum ataque direto.
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ADKC3 - Bleak's House


Fase: nº 30;
Tipo: Chefe;
Nº de golpes: 06;
Ataque: atirar bolas de neve de diferentes tamanhos;
Dificuldade: 7.5/10.


Numa grande área cheia de neve, qual a estrutura mais vista? Um boneco de neve, evidentemente, e um deles acabou se tornando o líder da 5ª área. Bleak é um boneco de neve enfeitiçado por K. Rool que, ao criar vida, ficou com uma cara medonha e assustadora, e sua principal habilidade é atacar, como se pode imaginar, com pequenas bolas de neve e, em seguida, com grandes bolas brancas disparadas por sua cartola. O cenário traz uma visão diferente das fases de neve, onde a arena com céu vermelho lembra as disputas contra o vovô Cranky na versão original.

Logo ao começar a batalha, Bleak joga algumas pequenas bolas de neve no jogador, que assim que puder, deve contra-atacar jogando outra bolinha de neve no círculo colorido a la Restart que ele tem em seu cachecol, fazendo com que ele repita o ataque. Na sequência, Bleak faz dois ataques quase idênticos: na 1ª tentativa, o boneco de neve medonho dispara várias bolas de neve gigantes e depois fica olhando pro jogador. Assim que for atacado, o chefe vai fazer a mesma coisa, mas no final vai disparar várias bolas de uma vez, e bem rápido.
Na próxima tentativa, Bleak incorpora um estilo "ninja" e aparece, joga duas bolas de neve e some; nesse ponto, é preciso uma boa dose de concentração pra acertá-lo e seguir pra rodada final, onde o boneco medonho vai disparar grandes bolas pela sua cartola, como antes, mas no final, virão várias bolas de uma vez, e mais rápidas. Uma boa dosede agilidade e uma boa mira bastam pra por fim no 5º chefe, receber a 52ª moeda de bonus e poder seguir o jogo rumo ao 6º mundo.
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ADKC3 - Lemguin Lunge


Fase: nº 29;
Tipo: Neve;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 7.5/10.


A última fase do 5º mundo, fechando a participação das fases de neve já começa bem diferente do visto na versão original: não há nevasca e a neve está num tom rosado, mais uma vez, sem explicação aparente, pois o céu no fundo está amarelo, como num por-do-sol, o que contraria o rosado da neve.
A fase, que não é muito grande, mas cheia de altos e baixos, marca a estreia e única participação de um inimigo exótico em relação às tropas de K. Rool: um pinguim chamado Lemguin - trocadilho com penguim, justamente pinguim em inglês - surge de pequenos buracos no chão e sai deslizando de barriga.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: bem no começo da fase, note uma Buzz vermelha logo abaixo do barril de bonus. Pra alcançá-lo, basta atirar a Dixie por cima da abelha.


Find the coin, nada muito dificil, basta seguir e desviar de todos os Lemguins que vão aparecer, mas fique atento, pois eles vão aparecer rápidos e muito próximos uns dos outros.

BONUS 2: logo depois da letra G e não muito longe do final da fase, vários Lemguins vão aparecer em alta velocidade; desvie deles, passe por cima da casa e depois, siga na mesma direção do fluxo de pinguins, pra entrar no bonus à frente da casa.


Collect 30 stars, numa situação semelhante ao bonus anterior, desvie dos Lemguins e pegue toda as 30 estrelas da área.

MOEDA DK: um pouco depois da letra O, o barril de ferro e o Koin vão aparecer no meio do caminho, sem maiores dificuldades; pegue o barril e atire-o de volta pra esquerda (←), sempre lembrando de fazer o guardião ficar desprotegido pro lado em que o barril vai voltar.
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ADKC3 - Krack-shot Kroc


Nome: nº 28;
Tipo: Fábrica;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Squitter;
Dificuldade: 8/10.


A 4ª fase do 5º mundo, que encerra a participação das fases de fábrica no jogo, é considerada em massa como uma das mais difíceis e odiadas de toda a trilogia. O motivo é simples: durante quase toda a extensão da fase, o jogador, sob a forma da aranha Squitter, é perseguido por um tipo de mira megalomaníaca conhecida como Krosshair; a cada poucos segundos, a mira dispara uma bola de fogo ao som de uma risada malígna. A fase em si é um tanto grande, típico das áreas industriais, com o chão e as paredes num tom de roxo, enquanto o céu está verde O_O, caindo na mesma história da fase Tearaway Toboggan: uma mudança de cores sem explicação aparente.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: durante a fuga em direção ao continue, passe por dois Bristles (um tipo de porco-espinho) e note uma passagem pra cima, pouco antes de um kremling amarelo saltador. Monte algumas teias-plataforma por essa passagem pra chegar ao bonus.


Collect 15 bananas, numa grande área aberta, basta montar algumas teias-plataforma pra pegar todas as 15 bananas.

BONUS 2: depois de passar por duas Buzzes vermelhas, seguir por uma passagem vertical que chega numa grande área aberta, monte as teias-plataforma e vá subindo até encontrar outra Buzz vermelha protegendo uma passagem pra cima. Desvie dela e siga até o bonus.


Bash the baddies, controlando a mira megalomaníaca, derrote todos os inimigos que encontrar atirando bolas de fogo. Assim que derrotar todos, dispare outra bola de fogo na moeda de bonus pra pegá-la.

MOEDA DK: depois de sair do bonus 2, continue seguindo a fase até encontrar uma placa "proibido mira"; siga pela passagem vertical, que leva ao final da fase. Lá embaixo, passe pela placa "proibido aranha" pra receber um barril de ferro; use-o pra matar o Koin e pegar a moeda DK.
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ADKC3 - Barrel Drop Bounce


Fase: nº 27;
Tipo: Cachoeira;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Parry;
Dificuldade: 6/10.


Como eu já comentei antes, cada fase ambientada nas cachoeiras traz um tipo de barril único, tal como os barris-foguetes e os barris-móveis. Nessa fase, apesar do barril apresentado ser do tipo comum, visto em quase todos os lugares, ele aparece numa situação única: deslizando pelas quedas d'água, servindo como as plataformas móveis vistas no 1º jogo. Já a fase em si apresenta o cenário idêntico ao visto na fase Rocket Barrel Ride da versão original, com grama verde e as paredes em tons de laranja. Quanto a jogabilidade, a fase é bem grande, sem muitos inimigos e o jogador deve ser ágil e usar os barris que descem pela cachoeira pra poder seguir até o final.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: logo depois de pegar a letra K, pule nos barris pra ir ao outro lado e, nesse ponto, com a Dixie pra facilitar, voe pra direita (→) pra conseguir entrar no bonus.


Collect 15 bananas, aproveite que vários barris vão descer pela cachoeira pra pegar as 15 bananas. Recomendado ir com a Dixie, pra planar no caso de cair de um barril.

BONUS 2: quando chegar no local da letra N, novamente, use a Dixie pra planar pela cachoeira da direita. Muito provavelmente um barril vai passar, podendo ajudar o jogador a alcançar o bonus.


Find the coin, numa coisa parecida com o bonus anterior, use os barris que vem descendo pra subir a cachoeira até encontrar a moeda de bonus.

MOEDA DK: perto do começo da fase, vá até o local da letra K e siga planando pela cachoeira da direita, onde vai estar um barril de ferro. Pegue-o e siga até um pequeno morro; atire o barril contra o morro, de forma que ele siga os kongs até o Koin. Lembre-se de fazê-lo ficar de costas pro barril pra poder pegar a moeda DK.
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ADKC3 - Tearaway Toboggan


Fase: nº 26;
Tipo: Neve / Corrida;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 6/10.


Depois de 4 mundos de ausência, as fases de neve retornam ao jogo, pra alegria de alguns, ódio de outros; e foi um retorno "a mil por hora" literalmente, pois essa fase também é de corrida, num carro semelhante ao visto na fase Demolition Drain-pipe, como se fosse um "turbo ski" preparado pra andar na neve, no meio de várias Buzzes e outros inimigos mal intencionados. O cenário mostra a neve num tom meio esverdeado, sem explicação aparente; o plano de fundo traz um vilarejo com um céu roxo, como se fosse o ponto máximo do por-do-sol. E diferente da versão original, a nevasca vem mais fraca, quase imperceptível pros jogadores mais afobados (como eu ^^).


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: imediatamente no começo da fase, pule no barril e dispare na direção diagonal-direita (→), que vai mandar os kongs direto pro barril de bonus.


Bash the baddies, numa pequena área, atire o kong de trás nos besouros, matando-os e fazendo com que a moeda de bonus apareça.

BONUS 2: no meio da confusão a caminho pro final da fase, desvie das Buzzes, passe pela 1ª casa e pule rápido, de modo a não matar a abelha, podendo assim seguir pelo chão, em linha reta, direto pro bonus.


Collect 50 stars, nada muito dificil, basta seguir e pegar todas as 50 estrelas. Cuidado pra não se empolgar e pular por cima da 3ª casa, pois nesse ponto as estrelas seguem por baixo.

MOEDA DK: logo que sair do carro de neve, pegue o barril de ferro, passe pelo mastro de fim da fase e jogue o barril por trás do Koin, pra pegar a moeda DK.
-
DICA: há um barranco logo atrás do Koin; após matá-lo e pegar a moeda DK, atire um kong no topo do barranco, pra pegar um balão verde, de duas vidas.
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ADKC3 - Krevice Kreepers


Fase: nº 25;
Tipo: Desfiladeiro;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 6.5/10.


O 5º mundo já chega com uma fase que dividiu opiniões, coisa que não aconteceu na versão original e eu já falo o porque. O cenário continuou perfeito, sendo a única diferença o tom das cores, que antes era branco por causa do reflexo da neve, e agora parece receber os raios de sol durante a tarde. Tudo isso seria perfeito se não fosse a tentativa da Nintendo de trocar todas as músicas, e a candidata a maior fase do jogo acabou com um forró dos piores já vistos. Onde já se viu trocar o bom tom de rock da Rockface Rumble por isso... Enfim, muitos podem não concordar com a minha opinião, mas foi a minha maior decepção no jogo.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: não muito longe do começo da fase, siga até encontrar uma grande corda, com um Klasp (kremling escondido num barril TNT) à esquerda (←); seja rápido e, assim que pular na corda, salte por cima do barril e siga até encontrar o bonus.


Collect 30 stars, muito mais fácil do que anteriormente, pule na corda e vá pegando as 30 estrelas, sempre desviando do Klasp. Como em outros bonus do mesmo tipo, recomendo usar o Kiddy pra pegar mais estrelas de uma vez.

BONUS 2: pouco depois do continue, siga por uma sequência de cordas com Klasps numa passagem vertical. Logo que começar a subir, procure uma outra passagem no lado direito (→); siga por esse caminho, pegue a letra N e, pra subir, atire a Dixie na parte alta, onde está o barril de bonus.


Find the coin, dessa vez, vá com a Dixie na frente e pule de corda em corda até chegar a moeda de bonus. O problema dessa parte é que algumas cordas tem Klasps em alta velocidade, por isso, cuidado.

MOEDA DK: logo depois da letra O, ache uma passagem pra esquerda e siga por ela. Pegue o barril de ferro e atire contra a parede mais alta, como mostra a imagem. Depois disso, siga correndo pro outro lado, de modo que o Koin fique de costas antes que o barril chegue até ele.
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