Com certeza vocês já ouviram falar da polêmica que ronda a internet ultimamente. Apesar do nome engraçado, os projetos SOPA e PIPA não tem nada de engraçado, muito pelo contrário; esses projetos, se aprovados pela câmara dos deputados dos EUA pode criar uma ditadura na internet, com inúmeros sites sendo fechados por conta dos direitos autorais.
O projeto SOPA, ou Stop Online Piracy Act - algo como Pare com a pirataria online -, se for aprovado, fará com que qualquer site de compartilhamento, rede social e blogs seja retirado do ar por infração aos direitos autorais.
Vou explicar melhor usando o assunto principal desse blog: se você fez uma façanha em algum dos jogos da trilogia DKC e resolveu postar um video no YouTube, a Nintendo, como dona dos direitos autorais, pode excluir o vídeo. Até ai, nada de mais, já que coisas parecidas sempre acontecem, mas o pior é que o YouTube pode ser retirado do ar por facilitação de pirataria. O mesmo pode acontecer nas redes sociais: Orkut, Google+, Facebook e Twitter não estão livres, pelo simples fato de inúmeros usuários postarem imagens de jogos, séries e coisas afins que estão protegidos por direitos autorais. E pra completar, o responsável pela divulgação pode ser multado ou processado. Imaginem se de uma hora pra outra, todos os principais sites que conhecemos hoje deletados da internet por conta desse projeto; nem mesmo a Wikipedia está imune a isso.
O Blogger também está na mira do SOPA; uma coisa que muitos acham simples, que não vai dar nenhum problema pode simplesmente acabar com o site, excluindo milhões de blogs mundo afora, levando junto o DKC Forever.
Ainda há o projeto PIPA, ou Protect IP Act - traduzido como Ato de proteção de IP. Esse projeto apenas circula pela câmara.
Vários sites protestaram contra a censura na internet; a Wikipedia em inglês ficou fora do ar durante todo o dia 18 de janeiro, com apenas uma mensagem iniciada com os dizeres: "Imagine um mundo sem conhecimento livre". O site voltou ao ar as 03h de Brasília, a 00h no horário americano, dizendo "Ainda não terminamos".
A página em inglês do Google não saiu do ar, mas colocou uma tarja preta sobre o próprio logo; abaixo da barra de pesquisa havia a frase "Diga ao Congresso que não censure a Internet".
Nos Estados Unidos, grandes emissoras de TV são a favor do projeto, mas inúmeros sites tem até mesmo o apoio do presidente Barack Obama contra a censura da internet. O projeto SOPA seria votado ontem, mas parece que não chegaram a um "acordo".
E vocês, leitores? O que pensam disso? Comentem e divulguem essa história que todos gostaríamos que fosse invenção, mas que pode se tornar uma dura realidade.