[CURTAS] Governo brasileiro publica decreto que reduz impostos sobre videogames

Na última quinta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro publicou um decreto que reduz os impostos sobre videogames. Mas antes de sair por ai soltando fogos de artifício, vamos explicar melhor: o que, de fato, foi reduzido foi o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que incidia sobre consoles, peças e acessórios; desde 2016, este imposto variava entre 20% a 50%, valor que, com o decreto, passa a ser entre 16% a 40%.

A redução do imposto não é uniforme, variando de acordo com a categoria do console. Por exemplo, portáteis, como a família Nintendo 3DS, serão tributados em 16%, contra os 20% cobrados até então. Já as taxas sobre os aparelhos domésticos caíram de 50% para 40%, enquanto os acessórios e peças para este tipo de console terão redução de 40% para 32%. Os impostos para os jogos não serão reduzidos.

Novamente, não saia comemorando antes da hora. Embora o decreto já esteja valendo, seus efeitos vão demorar a ser sentidos nas lojas. Isso porque os comerciantes ainda têm estoque de produtos com o IPI no valor antigo, ou seja, pagaram mais caro do que vão pagar em novas aquisições. Apenas quando este estoque acabar e ser reposto por produtos com imposto reduzido, os valores poderão abaixar também.

Em um exemplo rápido de como a redução de impostos pode funcionar na prática, imagine um pacote de um Switch com o jogo Super Smash Bros. Ultimate incluso, que até a semana passada, era vendido por R$2.899. O site Canaltech fez todos os cálculos e chegou a conclusão de que o imposto cobrado sobre este bundle é de R$966, o que significa que, sem o IPI, ele seria vendido por R$1.932. Com a nova alíquota de 40%, o valor do imposto cobrado cairia para R$772,80, que, aplicado ao preço do bundle acima descrito, faria com que o preço final fosse de R$2.704,80, uma redução de R$194,20 - ou 7%. Tudo isto sem levar em conta a margem de lucro da loja, o que modificaria estes valores.


Via Canaltech [1] e [2].
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[TOP 10] Músicas preferidas - Diddy Kong

Uma semana se passou desde que o Raphael escolheu suas dez músicas preferidas da saga DKC e, então, chegou a minha vez de encarar este desafio. O combinado inicial, como falado no último domingo, era eu publicar minhas escolhas aos sábados, mas tive alguns imprevistos ontem e precisei adiar. De qualquer forma, a partir do final de semana que vem, seguiremos tentando manter a ordem original.

Bom, como todo fã de Donkey Kong Country sabe, é impossível falar da franquia sem citar, logo nos primeiros minutos, a música que acompanha determinada fase, visto o quão bem elaboradas costumam ser, especialmente graças ao trabalho de David Wise. Reforço que no meu Top 10 está a minha opinião, mas ele não apresenta apenas puro subjetivismo: levei em consideração, em alguns pontos, a quantidade de instrumentos utilizados na música, seu tamanho e a relevância da fase em que aparece para o todo da saga. Vamos lá.



10 - Mine Cart Madness (DKC)

Sem sombra de dúvidas, um dos tipos de fases mais representativos de toda a saga é o de Mine Cart, apresentado logo no primeiro jogo. E isso se deve em grande parte à melodia frenética que o acompanha, a qual combina perfeitamente com as tomadas de decisão rápidas, por parte do jogador, para pular com o (ou do) carrinho e não cair em um buraco nos trilhos ou desviar de obstáculos.


09 - Rocket Barrel (DKC Returns)

Uma das principais novidades trazidas por DKC Returns foram as fases de Rocket Barrel, que apareceu pela primeira vez em Peaceful Pier e foi consolidado depois pelo Mundo 4 do jogo. A música que estreia com esses níveis, em suas diferentes versões, é agitada na medida certa para que não se desista de dominar a jogabilidade dos foguetes e deseje ainda mais pilotá-los várias vezes.

08 - Jungle Jitter (Advance DKC3)

Esta música eu achei por acaso na internet quando, há alguns meses, vi usuários comentando que a melodia de Zip-Line Shrine, em DKC Tropical Freeze, é um remix da versão de Jungle Jitter de Advance DKC3. Realmente elas são bem parecidas, mas a do portátil se tornou minha preferida por causa das batidas e do som de flauta mais acentuados.

07 - Lockjaw's Saga (DKC2)

A tensão e o perigo iminente tomam conta do cenário quando a versão original de Lockjaw's Saga começa a tocar. Se com a tranquilidade de Aquatic Ambience temos a sensação de que as fases de água podem ser belas apesar da dificuldade, a música de DKC2 reforça que o jogador está diante de um grande desafio, o que me agrada mais.


06 - Scorch 'N' Torch (DKC Tropical Freeze)

O cenário de incêndio e destruição em meio ao qual ouvimos esta música é realmente tocante graças ao som da flauta. A melodia transmite toda a tristeza que o fogo tomando conta da savana representa e, ao mesmo tempo, instiga, de forma magistral, um forte senso de aventura, de que toda aquela realidade triste só mudará se os Kongs chegarem ao fim da fase e, assim, superarem o desafio posto.

05 - Aqueduct Assault (DKC Tropical Freeze)

Me dói colocar esta música em quinto, porque acho ela tão boa quanto as próximas duas, mas eu precisava estabelecer uma ordem (rs). Aqueduct Assault é realmente épica, com suas batidas e coral, e nos lembra que a batalha final com o líder dos Snowmads está cada vez mais próxima. Para mim, ela poderia tocar facilmente na cena de um filme em que dois grandes exércitos se preparam para o combate.

04 - Wing Ding (DKC Tropical Freeze)

Outra música agitada e muito bem trabalhada. A variedade de sons que apresenta e a mudança de tom conforme se desliza pelos cipós com os Kongs, ficando mais suave e distante, combinam perfeitamente com duas características da fase: a passagem rápida pelos cenários montanhosos e os enormes penhascos que se encontram abaixo dos personagens na maior parte do tempo.

03 - Fruit Factory (DKC Tropical Freeze) 

Simplesmente encantadora e viciante. Fruit Factory reflete com excelência o cenário de uma fábrica em meio à selva. Os sons agudos desta melodia transmitem uma sensação de solidão, mas, ao mesmo tempo, de relaxamento, como se ecoassem pelos cantos da fábrica. Parecem indicar a saudade dos Kongs por seu lar.

02 - Stickerbush Simphony (DKC2)

A melodia das fases de espinheiro de DKC2 fica mais incrível ainda quando você pensa que estreou em um jogo de SNES, isto é, mesmo com todas as limitações do console, conseguiu reproduzir sons espetaculares. Sua capacidade de provocar nostalgia em quem jogou o título quando pequeno é tão impressionante quanto aquele que, para mim, parece ser seu objetivo: alertar o jogador de que apesar de os espinhos serem perigosos e estarem por todos os lados, desistir não é uma opção.

01 - Forest Interlude (DKC2)

Coincidentemente, minha música preferida de toda a saga DKC é aquela que David Wise mais gosta em DKC2. Não é para menos também. Forest Interlude extrai todo o potencial sonoro do SNES e traz uma variedade de sons impressionante que está perfeitamente em sincronia com o cenário de floresta assombrada. Ao ouvi-la, sou tomado pela nostalgia de maneira diferente de com qualquer outra música e rapidamente reproduzo em minha mente a risada dos Kloak e os gritos dos cipós fantasmas de Glommy Gulch.
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[RUMOR] Nintendo estaria planejando lançar controles sem fio do SNES para o Switch

Desde a chegada do serviço online do Switch, que trouxe junto uma hub cheia de jogos clássicos do NES, muitos se perguntaram se, algum dia, a biblioteca do saudoso Super Nintendo também seria contemplada no console híbrido. Não há nenhuma informação oficial até o momento, mas os usuários do fórum Resetera republicaram um documento do site FCC, onde aparecem imagens de um controle sem fio do SNES, marcadas como confidencial.

O documento revela que o controle teria botões ZL e ZR, ou então que essa parte do acessório seria aquela que se encaixa nas laterais do Switch, de forma semelhante aos controles do NES lançados especialmente para o console híbrido.

As informações do site FCC não revelam mais detalhes, além das quais o controle deverá ser compatível com comunicação bluetooth, bateria interna e entrada USB.

Até o presente momento, a Nintendo não se pronunciou sobre o assunto.


Via The Verge.
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[TOP 10] Músicas preferidas - ラファエル

E ai, fiéis leitores. Hoje trago mais um quadro para o blog... na verdade, "ressuscito", porque se trata dos Top 10 de vários quesitos da franquia DKC. No entanto, desta vez será um pouco diferente, pois eu (Raphael, ラファエル ou Frost, "identidade que assumi na internet) e o Diddy Kong vamos trazer as nossas opiniões sobre os jogos, como músicas e/ou fases favoritas, fases mais difíceis, etc...

Os Top 10 serão divididos em dois dias: aos domingos eu irei postar as minhas escolhas, e o Diddy Kong fará as escolhas dele aos sábados. Então, hoje, começo com meu Top 10 músicas favoritas da franquia DKC. Para ouvir as músicas, basta clicar no nome delas e ser redirecionado ao YouTube, ou então, procure em nosso player, clicando no botão de três listras no canto superior direito. Sem mais enrolações, vamos lá.




10- Gang-plank Galleon (DKC)
A primeira grande batalha a gente nunca esquece. Com boas batidas e solos de guitarra, tudo de acordo com o máximo que o saudoso Super Nintendo podia oferecer em 1994, esta música embalou a luta final de DK e Diddy contra King K. Rool e se encaixou muito bem com o cenário, o próprio navio-pirata do vilão.

09- Life in the Mines Returns (DKC Returns)
Ai temos um caso onde "o discípulo superou o mestre". Como sabemos, o brilhante compositor David Wise não trabalhou em DKC Returns, mas algumas de suas obras-primas do primeiro jogo receberam belos remakes, e este foi um deles. Com mais instrumentos, a música ganhou ainda mais vida, ambientando cenários de fábrica no sétimo mundo do jogo.

08- Rockin' Relics (DKC Tropical Freeze)
Wise retornou de forma triunfal em DKC Tropical Freeze, e com direito a remakes das músicas de DKC2, tido como dono da melhor trilha sonora da era 16-bits. Neste caso, a canção é uma versão "em construção" da já tensa Lockjaw's Saga, onde de pouco em pouco a música vai se completando até chegar no "refrão", a parte principal e mais conhecida. Wise deve ter ficado tão satisfeito com o trabalho que a usou duas vezes: em Irate Eight, com mais instrumentos, e em Rockin' Relics, que na minha opinião é a mais próxima da versão original.

Uma aventura épica tem que terminar com uma música épica. Depois de tantos desafios, derrotar K. Rool nunca foi tão compensador como em DKC2, que, ao chegarmos na tela de créditos finais, somos recebidos com essa obra-prima, de longe a melhor música de encerramento que já ouvi.

06- Hot-head Bop (DKC2)
Nos dias de hoje, fases ambientadas em vulcões possuem um tema mais sombrio e/ou intenso. Mas lá em 1995, Wise criou outra pérola, uma melodia envolvente e tranquila, com um toque até melancólico, mas que caiu como uma luva neste ambiente inóspito.

05- Krook's March (DKC2)
Uma música que sempre gostei, mas nunca via alguém falar bem. Com um ar misterioso, esta música embala os corredores da torre da Crocodile Isle, incluindo a famosa Toxic Tower. Apenas um indicativo de que a batalha final estava se aproximando.

04- Flight of the Zinger (DKC2)
É até difícil descrever essa música. Intimidadora no início e agitada no fim, escutamos essa canção nas colmeias de Krazy Kremland, o local que nos fez odiar as abelhas como nunca. Cabe aqui uma menção honrosa para Run, Rambi, Run!, uma das músicas mais assustadoras já reproduzidas em um jogo tido como "infantil".

03- Rockface Rumble (DKC3)
Aqui temos a única representante de DKC3. Eu gosto muito desse jogo, mas para o azar dele, existe DKC2 e sua magnífica trilha sonora. Mesmo assim, a competente Eveline Fisher nos brindou com maestria ao criar esta, que para mim é a melhor música do terceiro jogo. O solo de guitarra no trecho final me arrepia até hoje.

02- Snowmads Theme (DKC Tropical Freeze)
Esta aqui foi uma grande surpresa. Quando a escutei pela primeira vez, jamais imaginava que seria uma música usada em um jogo da franquia DKC. Seu ritmo tenso contrasta com a alegria de quase todas as demais canções, seria uma ótima canção para aquela antessala do chefe final, mas neste caso, foi tocada em uma fase comum. Uma enorme - e positiva - surpresa.

Acho que todos já esperavam por essa, e não poderia ser diferente. Eu me apaixonei por essa música no primeiro instante em que a ouvi, e me arrepio toda vez que a escuto. Simplesmente não tem o que falar desta, a melhor música de videogame de todos os tempos. E pensar que, por pouco, ela quase ficou de fora do jogo.
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Fangame DKC4 ↓

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