O problema nos Joy-cons do Switch, conhecido informalmente como "drift", segue dando dor de cabeça para a Nintendo; o defeito faz com que os personagens se movam pela tela sem o consentimento do jogador, o que vem rendendo muitos processos à Big N. O mais recente da lista veio da UFC-Que Choisir, uma associação de direitos do consumidor da França, que alega "obsolescência programada", ou seja, que os produtos seriam fabricados com um "prazo de validade", deixando de funcionar após este período.
A associação obteve 5000 assinaturas em 48 horas, alegando que um defeito nos circuitos integrados provoca o "drift", e que a Nintendo havia se comprometido a consertar a nível de fábrica, o que não aconteceu mesmo com o lançamento de uma nova versão. Finalizou ainda orientando os consumidores a entrar em contato com o serviço de pós-venda da Nintendo, para garantir o conserto gratuido do controle, ou até mesmo abrindo uma denúncia caso a Big N se recuse a reparar o defeito.
Oi, pessoal, tudo bem?
O Switch foi o console mais vendido nos Estados Unidos em agosto, tanto em dólares como em unidades, e se tornou o videogame mais lucrativo da história para um mês oito no país, superando marca alcançada pelo Wii em 2008. As informações são do NPD Group e foram divulgadas no Twitter pelo analista Mat Piscatella, na semana passada.
Em unidades, o dispositivo da Nintendo mais do que dobrou as vendas em agosto deste ano, em comparação com o mesmo mês de 2019. Ainda de acordo com Piscatella, no geral, o gasto dos consumidores com consoles, conteúdos e acessórios de videogames chegou a US$ 3,3 bilhões no oitavo mês de 2020, o que corresponde a um crescimento de 37%, na comparação ano a ano.
De janeiro a agosto, esse mesmo gasto totalizou US$ 29,4 bilhões, correspondendo a outro crescimento em comparação com o período em 2019, desta vez de 23%. Em relação aos jogos, no Top 10 dos mais lucrativos no mês passado, a Nintendo emplacou cinco. Veja a seguir:
Top 10 jogos mais lucrativos no mês de agosto, nos Estados Unidos:
Em um comunicado em seu site oficial, a Nintendo anunciou a descontinuação de todos os consoles da família Nintendo 3DS, o que inclui o modelo original, as versões XL e 2DS. Isto significa que não serão mais fabricados modelos novos do portátil, e que o estoque disponível é aquele enviado às lojas.
A mesma regra passou a valer para os jogos físicos, cujo estoque não será reposto nas lojas. No entanto, as versões digitais dos mesmos jogos continuarão disponíveis através da eShop do console.
Lançado em 2011, o Nintendo 3DS tinha como principal destaque simular imagens em 3D sem a necessidade de óculos especiais. Em um primeiro momento, o portátil não foi bem recebido, e suas vendas iniciais eram baixas, mas a situação se reverteu logo, e o 3DS se tornou um dos maiores sucessos recentes da Big N, com uma base instalada de mais de 75 milhões de unidades. Um número bem abaixo do registrado pelo Nintendo DS, porém, próximo do que vendeu o Game Boy Advance, um fenômeno de sua época, com quase 82 milhões de unidades.
Em um tweet publicado a alguns minutos, a Nintendo of America revelou mais quatro jogos que serão adicionados à bilbioteca do Nintendo Switch Online; dentre eles, nosso adorado Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest. Lançado originalmente em 1995, o segundo jogo da franquia DKC não vendeu tanto quanto seu antecessor, mas caiu nas graças dos jogadores, devido aos belíssimos gráficos e a aclamada trilha sonora, brilhantemente composta pelo britânico David Wise.
Segundo a publicação, além de DKC2, serão disponibilizados no dia 23 de setembroMario's Super Picross e The Peace Keepers (SNES) e S.C.A.T.: Special Cybernetic Attack Team (NES). Confira:
Matéria publicada originalmente no dia 01 de setembro de 2020.
Na sequência do anúncio da volta da Nintendo ao Brasil, algumas mudanças já foram observadas. A principal delas se refere à assistência técnica autorizada da Big N no país, até então prestada pela empresa HG Digital Service: a parceria com a Nintendo para este tipo de serviço foi encerrada, e deverá ser substituída por um novo modelo de assistência já em setembro, adequado a nova demanda.
Confira o comunicado abaixo:
Pedimos desculpas pelo transtorno, o centro de reparos HG DIGITAL no Brasil está permanentemente fechado.
Um novo centro de reparos estará disponível em setembro para lidar com os reparos do Nintendo Switch. Por favor, verifique esta página mais tarde.
Uma informação importante é que apenas a assistência relacionada à Nintendo foi descontinuada. A HG Digital Service continua prestando serviços normalmente.
ATUALIZAÇÃO (09/09): a página de assistência técnica da Nintendo para o Brasil foi atualizada. A partir de hoje, a Deal4b Soluções em Tecnologia é a empresa responsável pelos reparos nos consoles Wii U, família 3DS e Switch. A empresa pode ser contatada através do telefone (11) 3197-4895, ou pelo email suporte.nintendo@deal4b.com.br
Oi pessoal, tudo bem ? Depois de duas semanas sem novo capítulo do quadro Secret Hoard, pelo fato de este (que pode significar o último) trazer uma matéria diferente dos demais, e assim ter requerido mais tempo de pesquisa, enfim voltei !
Pelo título da postagem, acho que vocês já podem ter uma noção do que se encontra nessa edição: um acréscimo de informações ! Na realidade, não há um assunto concreto, mas sim uma reunião de curiosidades, que não abrange apenas a saga Donkey Kong Country (mesmo eu tendo colocado "DKC" no início), mas também os jogos DK como um todo ! Vocês entenderão melhor ao decorrer da matéria ! Vamos lá :
Comecemos tratando de como se originou o nomeDonkey Kong ! Isso é algo desconhecido por muitos, e até mesmo por mim antes de ter corrido atrás !
Pesquisando, pude encontrar coisa bem interessante ! De acordo com certas fontes, o que aconteceu já fora revelado pela Nintendo World (a revista brasileira oficial da Nintendo), ao longo de uma de suas edições ! A data não pode ser localizada ! Mas sigamos em frente !
Segundo relatos, o nome Donkey Kong se originou por um erro de leitura de fax. Supostamente, o nome original do personagem seria Monkey Kong ("Macaco Kong"), mas por uma falha acabou trocado ! Kong não possui um significado, pelo que se sabe; já Donkey se traduz do inglês por "burro", sendo o produto final uma mera coincidência !
Ainda assim, aprofundando mais no assunto, descobri que o Guinness World Records Games 2008 aponta que a verdade é que Miyamoto (o maior desenvolvedor de jogos da Big N, e o próprio criador de DK) queria batizar o gorilão de "Stubborn Gorilla" (Gorila Teimoso); porém acabou adotando o nome Donkey Kong após folhear um dicionário japonês/inglês e descobrir que burro ("donkey") seria sinônimo de teimosia !
Duas teorias bem elaboradas !
Sigamos então para a segunda etapa do capítulo de hoje ! Essa está com certeza bem interessante ! E talvez muitos de vocês já devem tomar conhecimento do que nela é abrangido !
Observem duas referências claras aDK em diferentes e famosos filmes destes últimos anos, começando por um curto trecho de Megamente da Dreamworks:
E aí pessoal ? Notaram a semelhança da cena de acima com Donkey Kong Arcade, onde DK, como vilão, tem de deter seu rival Mario, conhecido no título por JumpMan, lhe arremessando barris, enquanto esse sobe a escadaria de coloração vermelha para salvar sua namorada Pauline ? Certamente sim, não ?
Passemos para a segunda referência, que não se situa em um exato momento de um filme, mas sim é formulada nas características presentes no próprio protagonista ! Falo sobre Detona Ralph, que nomeia a produção da Walt Disney Studios ! Conseguem perceber tudo de parecido entre ele e nosso gorilão favorito ?
Obviamente o que chama mais a atenção emDetona Ralph são as inúmeras referências a jogos e videogames que aparecem durante o filme. Você não precisa ser um jogador pra conhecer todos, é claro, mas se você tem mais de vinte anos vai reconhecer muitos deles. Um destaque para as primeiras cenas, na qual Ralph se encontra com outros vilões de jogos em uma reunião no estilo“Vilões Anônimos”, onde relatam suas vidas e seus problemas pessoais – o depoimento de Zangief (da série Street Fighter, caso você não saiba) é uma das cenas mais divertidas do filme pra quem entende do assunto. Mas o mais interessante é que Detona Ralph segue uma referência clara àDonkey Kong, que também completou 30 anos (você pode perceber isso até na arte do fliperama "Concerta Felix Jr." do filme).
Chegamos por fim à última etapa do bloco de hoje, e que também pode ser a última de todo o Secret Hoard, apesar de possíveis novos capítulos ainda planejados por mim para o futuro ! Abaixo trato de algo que sei ser do conhecimento de alguns leitores do blog !
Donkey Kong também já teve sua própria série animada (assim como muitos outros clássicos games), nomeada com o mesmo nome da série de jogos de SNES: Donkey Kong Country ! O enredo da série mostravaDK encontrando o “Coco Mágico de Cristal”, item que dava a ele e seus amigos bananas que os deixavam mais forte e inteligentes, e que assim os permitia lutar contra os inimigos enviados por K. Rool e Kaptain Skurvy (também um dos vilões da série animada), que queriam roubar o “Coco Mágico de Cristal” !
O desenho Donkey Kong Country foi todo feito em computação gráfica (CGI), com o intuito de combinar com o estilo artístico do jogo ! Isso acabou por deixá-lo bem estranho, na minha opinião, até mesmo para os antigos padrões !
Fruto de uma parceria entre a Nintendo e a companhia franco-canadense de animação Medialab Technology, a série foi lançada em 1996 e teve um total de 40 episódios, exibidos por aqui inicialmente pelo canal de TV aberta Record, e mais tarde por outros da TV paga .
"Introdução da série Donkey Kong Country"
É isso, queridos leitores ! Espero que tenham gostado, e me desculpem pela demora na elaboração desse capítulo.
Parece que faz pouco tempo desde a publicação da primeira edição do quadro aqui no blog, porém já fazem cerca de 5 meses ! Agradeço por suas leituras e fico muito contente que alguns, pelo menos, tenham se mostrados bem satisfeitos ! Penso que todas matérias do quadro foram de grande ajuda com esclarecimento de dúvidas e também de entretenimento à todos, mas quero que vocês me confirmem! Esse pode não ser um fim definitivo do quadro, pois ainda possuo certos planos para o futuro o envolvendo, como lhes disse anteriormente, mas por enquanto ele fica por aqui ! Comentem com suas opiniões sobre a publicação de hoje, alguma dúvida, e/ou talvez um erro encontrado !
Mais uma vez obrigado, e até a próxima postagem !
*Atualização (11/01/2016): Estava eu, ontem, olhando meu Facebook, quando me deparei com uma incrível curiosidade (publicada pela página Nintendista) que logo pensei em trazer ao blog. Siga-a agora nesta atualização de "DKC BØNUS":
Em 2003, a Nintendo lançou um jogo da saga Country de Donkey Kong para PC. Denominado Donkey Kong Country - Barrel Maze, fora produzido pela própria Big N, e ficou disponível no portal Candystand.com (agora já fora do ar), dependendo do plugin Macromedia Shockwave (atualmente pertencente à Adobe) para rodar.
DKC - Barrel Maze ainda pode ser encontrado para download no site DK Vine, o qual nos apresenta também a sinopse do jogo, que você confere traduzida do inglês logo abaixo, seus personagens jogáveis (Cranky, Diddy e Donkey Kong) e mais.
Donkey Kong estava sentado em sua casa na árvore da selva, preguiçosamente olhando para fora através das árvores. Seu estômago roncava. Precisava de comida. Ele desceu e caminhou até o rio, onde seu bom amigo Diddy e seu irmão, Funky, estavam à espera. "Ei! Por que essas caras?" entoou. "Más notícias, cara! Os Kremlings vieram e roubaram todas as bananas da selva com algum tipo de... dispositivo" "Droga. Eu acabei de chutar as bundas deles. Além disso, tenho aulas de conga às oito da noite. Oh merda, isso é mais importante. Eu acho que vou ir atrás deles." seu estômago soltou um resmungo audível. "Ooh. Primeiro, eu preciso de um pouco de comida" "Não se preocupe, Donkey cara! Os krems deixaram barris com bananas por toda a ilha. Meu plano banana-magnético pode devolvê-los para nós." "Ei!", gritou Diddy. "Esses barris por lá. Eles parecem... sim, eles devem ser. Esses barris são links inequivocamente ao mundo perdido dos Kremlings. Eu os vi em Donkey Kong... quero dizer, nas minhas duas missões para salvar Donkey Kong. Se você pilotar os barris de bananas para eles, eles devem receber um impulso nutricional, e Donkey será capaz de perseguir aqueles krems mais cedo" "Impulsos nutricionais? Como de potássio? Bom. Você sabe os benefícios que potássio me dá" "Sim ...", disse Diddy, se contorcendo. Ele lembrou vividamente estar na extremidade que recebe um daqueles "benifits". "Bem, o que estamos esperando? Vamos recuperar os barris!"
Apesar de ter conseguido baixar o título, e possuir o Shockwave, não consegui fazê-lo rodar em meu computador, talvez por haver incompatibilidade com minha versão do Windows. Se você conseguir, leitor(a), não deixe de comentar, por favor, para termos uma confirmação de que DKC - Barrel Maze continua funcionando. Aliás, alguma vez você o jogou antes disso, ou, pelo menos, ao contrário de mim até ontem, já havia ouvido falar dele?
Confira a seguir um rápido gameplay desse não menos importante Donkey Kong Country:
*Atualização (05/09/2020): Há exatos três meses, o site Polygon publicou uma entrevista realizada com o roteirista Simon Racioppa, um dos responsáveis pela série animada Donkey Kong Country, e, logo que a vi, planejei acrescentar neste Secret Hoard depois que terminasse o guia de viagens DK, visto que ela traz algumas curiosidades sobre a produção do desenho. Pois bem, abaixo você pode lê-las.
Segundo Racioppa, a Nintendo não realizava grandes interferências no conteúdo da série. Por outro lado, havia uma "bíblia" com regras básicas:
Não me lembro de nenhuma restrição de história feita pela Nintendo, mas muitas das restrições ocorriam pelo fato de que era um programa infantil, e tinha muitos padrões necessários apenas por causa desse fato. Por exemplo, Donkey Kong nunca estrangularia ninguém, porque nenhum personagem infantil estrangula alguém.
Ele explicou também que as maiores dificuldades de elaborar o roteiro da série decorriam da escolha de fazer o desenho em computação gráfica, pois a indústria ainda estava dominando as técnicas para produzir animações totalmente em CGI:
Os personagens não podiam pegar objetos (eles podiam segurar objetos, apenas não pegá-los), novos locais ou novos personagens além do elenco principal eram fortemente desencorajados, água era quase impossível, etc. Isso significava que roteiristas e diretores tinham que ser inteligente para contornar esses problemas e ainda fazer a série parecer grande e inventiva.
Também na matéria com a entrevista, o Polygon fala que Mike Fallows, diretor do desenho, não se lembra de nenhuma interferência específica da Nintendo e pontua que grande parte dos problemas da animação de TV diziam respeito à tecnologia. De acordo com Fallows, a equipe utilizava um sistema rudimentar de captura de movimentos.
Um rumor circulando na internet desde a semana passada aponta que uma versão melhorada do Switch chegará às lojas em 2021. A informação surgiu a partir de matérias publicadas pelo jornal taiwanês Economic Daily News e pela agência de notícias Bloomberg, mas, até o momento, não foi confirmada pela Nintendo. Ambos os veículos explicam que conversaram com pessoas cientes sobre o plano da empresa, que pediram anonimato.
Segundo o jornal, o novo Switch será lançado no início do ano que vem, com a produção começando no quarto trimestre de 2020. Além disso, ele proporcionará tanto gráficos melhores como mais interatividade ao usuário, e a expectativa da gigante de Kyoto é que o aparelho venda bastante.
Para a agência de notícias, os relatos foram diferentes, mas complementares aos anteriores: a Nintendo pensou em incluir mais poder de computação e gráficos em 4K na nova versão do console, e uma linha de jogos novos acompanhará o lançamento dele em 2021, sendo esse o motivo de a companhia não ter lançado tantos games para o Switch nos últimos meses. Os novos títulos serão da Big N e de estúdios third-party e agradarão vários gostos distintos.
A Bloomberg afirma ainda que procurou um porta-voz da Nintendo, mas este não quis comentar sobre o assunto. Em reunião com acionistas no dia 26 de junho, o presidente da empresa, Shuntaro Furukawa, disse que a "casa de Mario" pretende estender ao máximo possível o ciclo de vida do Switch.
Até mais!
Após o anúncio tão aguardado de seu retorno ao Brasil, muito se especulava quais seriam os valores cobrados pelo Switch e seus aessórios, além do lançamento oficial do console no país. Pois bem, a Nintendo tratou logo de encerrar esse burburinho, revelando a data, os preços oficiais a serem praticados e até mesmo as lojas autorizadas a comercializar os produtos.
Segundo a Big N, o Switch será lançado oficialmente no dia 18 de setembro, uma sexta-feira, pelo valor de R$2.999. O console estará a venda fisicamente nas Lojas Americanas e Magazine Luiza, além de disponível nos sites destas lojas, junto com a rede Submarino. Os controles Joy-Con e Pro Controller também serão comercializados pelas revendedoras, ao preço de R$499 e R$469, respectivamente.
Gerente de vendas da Nintendo of America para a América Latina, Bill van Zyll comentou sobre o lançamento do Switch no Brasil:
Assim que o Nintendo Switch for lançado no Brasil em setembro, esperamos que o console ajude a trazer sorrisos aos rostos de todos aqueles que jogam. Pessoas de todas as idades poderão desfrutar da natureza divertida e social que o Nintendo Switch oferece.
Van Zyll também comunicou que não há planos para venda de jogos físicos no Brasil, uma vez que a abordagem da Nintendo será através da eShop brasileira. Completou também que os jogos não virão traduzidos para português brasileiro (alguns já vêm com opção de idioma em português de Portugal), mas que a Nintendo já "se sente pressionada" a fazer a localização dos jogos no país.
No dia 13 de setembro de 1985, era lançado o jogo que revolucionou toda a indústria dos videogames. Há 35 anos, Super Mario Bros. chegava às lojas com a missão de popularizar o NES, que não era bem visto no ocidente, devido ao infame crash de 1984, provocado pela Atari. O jogo cumpriu com seu objetivo, definindo a base de tudo que vemos hoje, quando o assunto é videogame. E sabendo disso, a Nintendo promoveu um Direct especial, com diversas novidades para celebrar a data. Confira: