Bom, como todo fã de Donkey Kong Country sabe, é impossível falar da franquia sem citar, logo nos primeiros minutos, a música que acompanha determinada fase, visto o quão bem elaboradas costumam ser, especialmente graças ao trabalho de David Wise. Reforço que no meu Top 10 está a minha opinião, mas ele não apresenta apenas puro subjetivismo: levei em consideração, em alguns pontos, a quantidade de instrumentos utilizados na música, seu tamanho e a relevância da fase em que aparece para o todo da saga. Vamos lá.
Sem sombra de dúvidas, um dos tipos de fases mais representativos de toda a saga é o de Mine Cart, apresentado logo no primeiro jogo. E isso se deve em grande parte à melodia frenética que o acompanha, a qual combina perfeitamente com as tomadas de decisão rápidas, por parte do jogador, para pular com o (ou do) carrinho e não cair em um buraco nos trilhos ou desviar de obstáculos.
09 - Rocket Barrel (DKC Returns)
09 - Rocket Barrel (DKC Returns)
Uma das principais novidades trazidas por DKC Returns foram as fases de Rocket Barrel, que apareceu pela primeira vez em Peaceful Pier e foi consolidado depois pelo Mundo 4 do jogo. A música que estreia com esses níveis, em suas diferentes versões, é agitada na medida certa para que não se desista de dominar a jogabilidade dos foguetes e deseje ainda mais pilotá-los várias vezes.
08 - Jungle Jitter (Advance DKC3)
08 - Jungle Jitter (Advance DKC3)
Esta música eu achei por acaso na internet quando, há alguns meses, vi usuários comentando que a melodia de Zip-Line Shrine, em DKC Tropical Freeze, é um remix da versão de Jungle Jitter de Advance DKC3. Realmente elas são bem parecidas, mas a do portátil se tornou minha preferida por causa das batidas e do som de flauta mais acentuados.
07 - Lockjaw's Saga (DKC2)
07 - Lockjaw's Saga (DKC2)
A tensão e o perigo iminente tomam conta do cenário quando a versão original de Lockjaw's Saga começa a tocar. Se com a tranquilidade de Aquatic Ambience temos a sensação de que as fases de água podem ser belas apesar da dificuldade, a música de DKC2 reforça que o jogador está diante de um grande desafio, o que me agrada mais.
06 - Scorch 'N' Torch (DKC Tropical Freeze)
06 - Scorch 'N' Torch (DKC Tropical Freeze)
O cenário de incêndio e destruição em meio ao qual ouvimos esta música é realmente tocante graças ao som da flauta. A melodia transmite toda a tristeza que o fogo tomando conta da savana representa e, ao mesmo tempo, instiga, de forma magistral, um forte senso de aventura, de que toda aquela realidade triste só mudará se os Kongs chegarem ao fim da fase e, assim, superarem o desafio posto.
05 - Aqueduct Assault (DKC Tropical Freeze)
05 - Aqueduct Assault (DKC Tropical Freeze)
Me dói colocar esta música em quinto, porque acho ela tão boa quanto as próximas duas, mas eu precisava estabelecer uma ordem (rs). Aqueduct Assault é realmente épica, com suas batidas e coral, e nos lembra que a batalha final com o líder dos Snowmads está cada vez mais próxima. Para mim, ela poderia tocar facilmente na cena de um filme em que dois grandes exércitos se preparam para o combate.
Outra música agitada e muito bem trabalhada. A variedade de sons que apresenta e a mudança de tom conforme se desliza pelos cipós com os Kongs, ficando mais suave e distante, combinam perfeitamente com duas características da fase: a passagem rápida pelos cenários montanhosos e os enormes penhascos que se encontram abaixo dos personagens na maior parte do tempo.
03 - Fruit Factory (DKC Tropical Freeze)
Simplesmente encantadora e viciante. Fruit Factory reflete com excelência o cenário de uma fábrica em meio à selva. Os sons agudos desta melodia transmitem uma sensação de solidão, mas, ao mesmo tempo, de relaxamento, como se ecoassem pelos cantos da fábrica. Parecem indicar a saudade dos Kongs por seu lar.
02 - Stickerbush Simphony (DKC2)
A melodia das fases de espinheiro de DKC2 fica mais incrível ainda quando você pensa que estreou em um jogo de SNES, isto é, mesmo com todas as limitações do console, conseguiu reproduzir sons espetaculares. Sua capacidade de provocar nostalgia em quem jogou o título quando pequeno é tão impressionante quanto aquele que, para mim, parece ser seu objetivo: alertar o jogador de que apesar de os espinhos serem perigosos e estarem por todos os lados, desistir não é uma opção.
03 - Fruit Factory (DKC Tropical Freeze)
Simplesmente encantadora e viciante. Fruit Factory reflete com excelência o cenário de uma fábrica em meio à selva. Os sons agudos desta melodia transmitem uma sensação de solidão, mas, ao mesmo tempo, de relaxamento, como se ecoassem pelos cantos da fábrica. Parecem indicar a saudade dos Kongs por seu lar.
02 - Stickerbush Simphony (DKC2)
A melodia das fases de espinheiro de DKC2 fica mais incrível ainda quando você pensa que estreou em um jogo de SNES, isto é, mesmo com todas as limitações do console, conseguiu reproduzir sons espetaculares. Sua capacidade de provocar nostalgia em quem jogou o título quando pequeno é tão impressionante quanto aquele que, para mim, parece ser seu objetivo: alertar o jogador de que apesar de os espinhos serem perigosos e estarem por todos os lados, desistir não é uma opção.
Coincidentemente, minha música preferida de toda a saga DKC é aquela que David Wise mais gosta em DKC2. Não é para menos também. Forest Interlude extrai todo o potencial sonoro do SNES e traz uma variedade de sons impressionante que está perfeitamente em sincronia com o cenário de floresta assombrada. Ao ouvi-la, sou tomado pela nostalgia de maneira diferente de com qualquer outra música e rapidamente reproduzo em minha mente a risada dos Kloak e os gritos dos cipós fantasmas de Glommy Gulch.
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