[GAMES] Parabéns Famicom! Primeiro console da Nintendo completou 30 anos ontem

Dia 15 de julho de 2013. Exatamente 30 anos atrás a Nintendo lançava o Family Computer, abreviado como Famicom, no Japão. No ocidente, o console ficou conhecido como Nintendo Entertainment SystemNES ou Nintendinho (no Brasil). O aparelho de 8-bits foi lançado um ano antes do famoso crash de 1984, mas não só sobreviveu ao rombo causado pela Atari, como reergueu o mercado dos games e colocou a Nintendo em definitivo na briga entre as fabricantes de videogames.

Algo que poucos sabiam é que os títulos de lançamento do Famicom foram Donkey Kong Jr. e Popeye. Considerado o jogo mais vendido de todos os tempos, o clássico Super Mario Bros. chegou pouco tempo depois e alcançou facilmente mais de 40 milhões de cópias vendidas, um número inimaginável para a época e salvou o mercado dos games de afundar na lama do crash de 1984.

A trajetória de sucesso do Famicom no Japão não parou por ai. Foram lançados mais jogos que se tornaram verdadeiras relíquias, mais do que qualquer jogo em alta definição lançado hoje em dia. Estamos apenas falando de Super Mario Bros. 3, considerado o melhor jogo de todos os tempos; The Legend of Zelda, uma das franquias de maior sucesso da história; Final Fantasy, Metroid, entre outros, foram alguns dos grandes títulos que o Famicom recebeu. A América recebeu esses clássicos dois anos depois.

Mesmo se você não for fã da Nintendo, tem mais que obrigação de agradecê-la pelo Famicom, pois se não fosse pelo console, dificilmente você teria seu PS3 ou seu XBox 360.

Obrigado, Nintendo. E parabéns, Famicom!
Share:

Um comentário:

Kid Kong disse...

Essa empresa merece mais que os parabéns ! Concordo plenamente com tudo o que você disse Raphael !
O trabalho da Nintendo é mais que perfeito, e é por isso mesmo que nunca deixarei de ser Nitendista ! Fora um SNES que me introduziu no mundo dos vídeo-games !

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog