Em contato com o site britânico Eurogamer, a Big N afirmou, na última terça-feira (21), que está investigando se Contas Nintendo foram invadidas e recomendou a verificação de duas etapas como medida preventiva. O pronunciamento da companhia veio após internautas terem espalhado mensagens, no início desta semana, afirmando que perceberam acessos não autorizados às suas contas.
Lançada em 2016, a Conta Nintendo é o serviço que permite login nas funcionalidades online do Switch (como a eShop) e no programa de recompensas My Nintendo, entre outras coisas. No Twitter, o fundador do site gamer LootPots, Pixelpar, fez um post, há cerca de três dias, relatando que havia recebido 47 e-mails sobre acessos desconhecidos com seus dados na noite anterior.
I suspect Nintendo may have had a major security breach. My account was accessed numerous times overnight.— Pixelpar (@pixelpar) April 19, 2020
My password is a unique string and my PC is definitely clean (not that I ever login via it).
Lots of similar reports on Reddit/twitter.
Unlink PayPal & enable 2FA folks!
No post, outros usuários disseram que haviam passado pelo mesmo problema, com logins desconhecidos sendo realizados nos Estados Unidos, Hong Kong, Rússia, Chile e em diferentes partes da Europa. Já no fórum Reddit, em um tópico aberto também há cerca de três dias, relatos apontam que outras invasões ocorreram por meio de dispositivos na Austrália e na Índia.
You can help secure your Nintendo Account by enabling 2-Step Verification.— Nintendo of America (@NintendoAmerica) April 9, 2020
For more details, visit: https://t.co/kqxbp8TobD pic.twitter.com/hZ1PnFWZQw
Estamos cientes dos relatos de acesso não autorizado a algumas Contas Nintendo e estamos investigando a situação. Enquanto isso, recomendamos que os usuários ativem a verificação em duas etapas para a sua Conta Nintendo, conforme as instruções aqui: https://www.nintendo.pt/Support/Nintendo-Switch/How-to-Set-Up-2-Step-Verification-for-a-Nintendo-Account-1466677.html. Se algum usuário tiver conhecimento de atividade não autorizada, recomendamos que siga as etapas descritas em https://www.nintendo.com.br/Support/Nintendo-Account/Nintendo-Account-Recovery-Process-1658054.html ou visite https: //support.nintendo.com para suporte geral.
Agora resta saber a verdadeira dimensão do problema.
Até mais!
*ATUALIZAÇÃO (24/04): Em comunicado publicado hoje no site oficial da Nintendo do Japão, a empresa revelou que cerca de 160 mil Nintendo Network IDs (NNIDs) podem ter sido invadidos e que isso explica os acessos não autorizados a Contas Nintendo. O NNID era uma das formas de conectar-se ao serviço, e a Big N suspendeu essa função agora para evitar novas violações, que, segundo a gigante dos games, vêm ocorrendo desde o início de abril. Os criminosos envolvidos podem ter obtido dados como nome, apelido, data de nascimento, sexo, país/região e endereço de e-mail das vítimas após o acesso. A Nintendo vai redefinir a senha de todos os NNID com suspeita de invasão e contatar os respectivos donos por e-mail. Ainda no comunicado, a companhia reforçou a importância de configurar-se a verificação de duas etapas para as Contas Nintendo e afirmou que, se algum usuário notar compras desconhecidas na eShop ou em outras lojas online da Big N, pode procurá-la para solicitar o estorno do valor.
*ATUALIZAÇÃO (24/04): Em comunicado publicado hoje no site oficial da Nintendo do Japão, a empresa revelou que cerca de 160 mil Nintendo Network IDs (NNIDs) podem ter sido invadidos e que isso explica os acessos não autorizados a Contas Nintendo. O NNID era uma das formas de conectar-se ao serviço, e a Big N suspendeu essa função agora para evitar novas violações, que, segundo a gigante dos games, vêm ocorrendo desde o início de abril. Os criminosos envolvidos podem ter obtido dados como nome, apelido, data de nascimento, sexo, país/região e endereço de e-mail das vítimas após o acesso. A Nintendo vai redefinir a senha de todos os NNID com suspeita de invasão e contatar os respectivos donos por e-mail. Ainda no comunicado, a companhia reforçou a importância de configurar-se a verificação de duas etapas para as Contas Nintendo e afirmou que, se algum usuário notar compras desconhecidas na eShop ou em outras lojas online da Big N, pode procurá-la para solicitar o estorno do valor.
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