Uma das principais desenvolvedoras de jogos da década de 1990, a
RARE marcou a vida de milhões de jogadores com seus jogos icônicos, como as séries
Donkey Kong,
Banjo-Kazooie,
Conker, entre outras, para os consoles da
Nintendo e
Sega, no período final daquele que ficou conhecido como o período de ouro da história dos videogames. Em 2002, seus fundadores,
Chris e
Tim Stamper, venderam seus 51% da companhia para a
Microsoft, que logo mais adquiriu o restante que estava em posse da Nintendo,
fato não compreendido por Tim, que se arrependeu do negócio feito com a gigante norte-americana. Mas não foi apenas o co-fundador da RARE que não viu com bons olhos essa transação: o designer britânico
Chris Seavor, criador da série
Conker e ex-funcionário da desenvolvedora, afirma ter sido um erro trocar a Nintendo pela Microsoft.
Em uma conversa com a revista
Nintendo Force, Seavor disse que a Microsoft havia se comprometido a não interferir na forma como a RARE trabalhava, promessa que, segundo ele, não foi cumprida:
Uma das promessas da Microsoft é que não mudariam a forma de como a RARE funcionava. No entanto, logo começaram a fazer pequenas mudanças, uns toques aqui e ali. Começaram a surgir 'administradores de produção', que faziam todo o tipo de perguntas banais.
Seavor finaliza dizendo que logo após a saída dos fundadores, a essência da RARE se perdeu nas mãos da Microsoft:
Quando Tim e Chris saíram, mais mudanças foram feitas, a ponto de nada mais importar. Se olharmos para a RARE hoje e a compararmos com seus dias de glória, só o nome se mantém. Nada mais.
Via
A Casa do Cogumelo.
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