[CRISE VIRTUAL] Entenda a polêmica dos projetos SOPA e PIPA

Com certeza vocês já ouviram falar da polêmica que ronda a internet ultimamente. Apesar do nome engraçado, os projetos SOPA e PIPA não tem nada de engraçado, muito pelo contrário; esses projetos, se aprovados pela câmara dos deputados dos EUA pode criar uma ditadura na internet, com inúmeros sites sendo fechados por conta dos direitos autorais.

O projeto SOPA, ou Stop Online Piracy Act - algo como Pare com a pirataria online -, se for aprovado, fará com que qualquer site de compartilhamento, rede social e blogs seja retirado do ar por infração aos direitos autorais.
Vou explicar melhor usando o assunto principal desse blog: se você fez uma façanha em algum dos jogos da trilogia DKC e resolveu postar um video no YouTube, a Nintendo, como dona dos direitos autorais, pode excluir o vídeo. Até ai, nada de mais, já que coisas parecidas sempre acontecem, mas o pior é que o YouTube pode ser retirado do ar por facilitação de pirataria. O mesmo pode acontecer nas redes sociais: Orkut, Google+, Facebook e Twitter não estão livres, pelo simples fato de inúmeros usuários postarem imagens de jogos, séries e coisas afins que estão protegidos por direitos autorais. E pra completar, o responsável pela divulgação pode ser multado ou processado. Imaginem se de uma hora pra outra, todos os principais sites que conhecemos hoje deletados da internet por conta desse projeto; nem mesmo a Wikipedia está imune a isso.

O Blogger também está na mira do SOPA; uma coisa que muitos acham simples, que não vai dar nenhum problema pode simplesmente acabar com o site, excluindo milhões de blogs mundo afora, levando junto o DKC Forever.

Ainda há o projeto PIPA, ou Protect IP Act - traduzido como Ato de proteção de IP. Esse projeto apenas circula pela câmara.

Vários sites protestaram contra a censura na internet; a Wikipedia em inglês ficou fora do ar durante todo o dia 18 de janeiro, com apenas uma mensagem iniciada com os dizeres: "Imagine um mundo sem conhecimento livre". O site voltou ao ar as 03h de Brasília, a 00h no horário americano, dizendo "Ainda não terminamos".
A página em inglês do Google não saiu do ar, mas colocou uma tarja preta sobre o próprio logo; abaixo da barra de pesquisa havia a frase "Diga ao Congresso que não censure a Internet".

Nos Estados Unidos, grandes emissoras de TV são a favor do projeto, mas inúmeros sites tem até mesmo o apoio do presidente Barack Obama contra a censura da internet. O projeto SOPA seria votado ontem, mas parece que não chegaram a um "acordo".

E vocês, leitores? O que pensam disso? Comentem e divulguem essa história que todos gostaríamos que fosse invenção, mas que pode se tornar uma dura realidade.
Share:

5 comentários:

Anônimo disse...

Qee merdaa :S

Diddy Kong disse...

Isso é horrível,esses projetos não podem ser aprovados !!!Se tivesse um meio para votarmos em aprovado ou não,com certeza eu votaria em não !!!Por enquanto só torcendo para que eles não sejam mesmo considerados !!!Estou com muita raiva e tristeza !!!Se esse e outros blogs e sites serem fechados por direitos autorais será terrível !!!Imagina só o que seria da Internet !!!:(

Kid Kong disse...

Cara,isso é muito ruim !!!
Estes projetos podem estar até tentando trazer uma melhoria para a internet,apreendendo a perataria contida !!iMas na minha opinião se eles forem longe demais com este objetivo,a internet não tera mais graça !!!Pois muita coisa de que faz a diversão deste mundo virtual,pode acabar !!!!
Acho que logo deve ser aberto uma campanha contra estes projetos !!!
Além disso,não sei se você viu Raphael,mas ontem o dono daquela produtora de videos virtuais famosa,chamada MegaUpload,foi preso,graças ao SOPA e PIPA !!!!
Estou ficando muito preucupado !!!
Isto chega a ser até ridíulo !!!
Está causando grande polemica !!!

ラファエル disse...

Eu vi hoje, Kid Kong. A sorte é que eu fiz upload das roms do blog no MediaFire, mas pela situação, ele também tá em risco. Eu já to montando uma noticia sobre isso

Rosana Penze disse...

Amigo o problema é ainda mais sério do que pensamos, as leis sopa e pipa são um projeto de lei que atingem os EUA, mas o que vai pegar mesmo é o projeto de lei ACTA que abrange a internet mundial, leia em meu blog...

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog