[CURTAS] Hackers descobrem vulnerabilidade que permite invadir o sistema do Switch

A imagem ao lado mostra a primeira tentativa bem sucedida de invadir o sistema operacional do Switch. A façanha foi feita pelo grupo de hackers fail0verflow, que conseguiram instalar o emulador Dolphin, para jogos de Game Cube e Wii, além de rodar o sistema operacional Linux, transformando o Switch em um tablet convencional. Mas calma, não precisa interromper suas sessões de jogatina online por medo de ter seu console invadido: o próprio grupo hacker afirmou que a invasão foi feita por meios externos, ou seja, sem utilizar programas através de redes WiFi.

Essa não foi a primeira tentativa do grupo fail0verflow, nem de vários outros, de hackear o Switch; várias tentativas de encontrar falhas no sistema eram feitas, o que levou a Nintendo a disponibilizar constantes atualizações de firmware para impedir isso. No entanto, o fail0verflow encontrou uma brecha que os permitiram invadir o sistema do console, e até divulgaram como fazê-lo.

Para isso, eles provocaram uma falha no chip Tegra X1, da NVidia, que o forçou a entrar no modo de recuperação USB. Tudo que precisaram fazer foi conectar uma pequena peça, do mesmo tamanho do ponto de conexão do Switch com os controles Joy-con, e causar um curto circuito, como mostra a imagem abaixo:


Outra opção, mais barata, acessível e perigosa, seria usar um fio para provocar a falha:


Justamente pelo fato da falha ser provocada externamente, os hackers afirmam que nenhuma atualização que a Nintendo disponibilizar conseguirá evitar as invasões, sendo necessário uma correção a nível de fábrica nos próximos lotes do Switch. Não é nem preciso dizer que ninguém deve tentar fazer isso em casa, pois as tentativas podem inutilizar o Switch permanentemente.

A Big N ainda não se pronunciou sobre o assunto.


Via Switch Brasil.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog