Game Boy Advance

Bem... acabou a moleza. Depois de um mês de descanso, o blog volta a ativa (e a galera vai a loucura :D). E pra começar, o primeiro post completo de 2011 traz o console portátil vice-líder em vendas da história: o já mencionado muito bem sucedido Game Boy Advance.

Um Game Boy Advance em seu formato original
O Game Boy Advance (comumente abreviado de GBA) pertence a chamada 6ª geração de videogames, a mesma geração da qual pertencem consoles como Playstation 2 (Sony) e o nem tão bem sucedido Nintendo Game Cube.
O portátil da Nintendo - durante seu processo de desenvolvimento tinha o codinome Projeto Atlantis - foi lançado no Japão no dia 21 de março de 2001 e chegou em terras americanas no dia 11 de junho do mesmo ano, sucedendo o Game Boy Color, que também se deu muito bem em sua geração.
Parte do sucesso do Game Boy Advance se deu pelo fato de ser retrocompatível com boa parte dos jogos lançados para o Game Boy e Game Boy Color, além de muitos títulos clássicos da era SNES terem sidos relançados com diversas variações em relação aos originais; os jogos Super Mario Bros. 2, Super Mario Bros 3Super Mario World e Super Mario World 2: Yoshi's Island foram modificados e relançados numa quadrilogia chamada Super Mario Advance. A saga dos kongs também não ficou de fora e voltou com novas missões, gráficos exteriores (dos mundos) totalmente refeitos e melhorados; e para combinar com a nova casa, a trilogia é chamada de Advance Donkey Kong Country. Outros títulos muito conhecidos, como Pokémon, e a continuação da série Mario Kart contribuiram ainda mais pro seu sucesso.

O console também possui uma ótima conectividade; basta ter um link cable e algúem com quem possa conectar. É possível conectar até 4 Game Boys de uma vez, ou até mesmo um Game Cube pode se juntar a festa.

A Nintendo lançou alguns anos depois novas versões do Game Boy Advance:

• o Game Boy Advance SP, lançado no final de 2003, em sentido vertical (semelhante a um Nintendo DS, porém maior e mais... "magro"); possuia uma luz interna que podia ser ligada e desligada, além de substituir as pilhas por uma bateria de Li-ion.

• O Game Boy Advance micro, lançado em 2005, voltando ao sentido horizontal do GBA original, porém menor e com um visual mais moderno e com opção de personalizar a aparência, com diversas frentes coloridas; mas ao contrário dos outros dois, esse não tinha retrocompatibilidade com jogos de GB e GBC.

Com tantos pontos positivos, bons títulos e a volta de games já consagrados, o Game Boy Advance ainda é comercializado, convivendo bem com seu sucessor, o Nintendo DS. O console, incluindo suas variações, vendeu impressionantes 75,13 milhões de aparelhos, bateu portáteis mais modernos como o PSP e se consolidou como o segundo console móvel de maior sucesso da história dos videogames, sendo superado somente pelo seu sucessor, o Nintendo DS, que chegou a espantosa marca de mais de 158 milhões de aparelhos.


Pesquisa: Wikipédia: Game Boy Advance.
Share:

Nenhum comentário:

Fangame DKC4 ↓

Fique por dentro das novidades do fangame Donkey Kong Country 4 clicando aqui.

Postagens mais visitadas

Marcadores

Arquivo do blog