[CURTAS] Campanha #NintendoBrasil, para a localização de jogos em PT-BR, alcança 13 milhões de pessoas em 20 países

O anúncio de Mario Party Superstars na E3 passaria batido, se não fosse um pequeno detalhe: o jogo é o primeiro a ser localizado para português brasileiro desde que a Nintendo retomou suas operações no Brasil, em 2017. Com a novidade, os fãs brasileiros iniciaram uma campanha na internet, pedindo que a Big N adicione a opção de idioma PT-BR em mais jogos, tanto novos quanto aqueles já lançados.

A adesão foi imediata, e a hashtag #NintendoBrasil figurou entre as mais comentadas no Twitter durante todo o dia 16 de junho, repercutindo até na imprensa internacional. Diversos famosos da indústria se manifestaram a favor da campanha, dentre eles, ninguém mais ninguém menos do que David Wise, aclamado compositor das músicas da franquia Donkey Kong.

O impacto da campanha foi tão grande que, segundo um documento feito por Rodrigo Coelho e Daniel Reenlsober - e que pode ser acessado aqui -, mais de 13 milhões de pessoas foram alcançadas em 20 países, incluindo Estados Unidos e até mesmo o Japão. Os dados afirmam ainda que seriam necessários US$18,6 mil (ou R$91 mil) para que uma campanha de marketing paga tivesse o mesmo alcance. 

O documento, que será enviado à Nintendo, finaliza apontando que o custo de marketing gerado pelos fãs em uma semana poderia ser suficiente para localizar um jogo de peso ou vários outros menores.

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