segunda-feira, 30 de maio de 2011

ADKC3 - Riverside Race


Fase: nº 08;
Tipo: Floresta / Corrida;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 3.5/10.


A 2ª fase do 2º mundo é uma das poucas de duplo tipo na trilogia, e além disso, inaugura dois tipos ao mesmo tempo: as de floresta, que tem áreas terrestres e aquáticas, por margear um rio; e as de corrida, onde algo obriga o jogador a atravessar a fase rapidamente, exigindo muita atenção e agilidade.
Nesse caso, pode-se notar um relógio na tela e um aviso com 01min e 15s logo acima; esse tempo foi feito pelo urso Brash e o jogador deve terminar a fase num tempo menor que esse pra que algo aconteça ao falar com o urso mais tarde. Ah, antes que comemore achando que não vai ter bonus pela fase, pense novamente: há dois bonus além da moeda DK, valendo a opção do jogador em decidir o que fazer: pegar tudo na correria mesmo ou terminar a fase e passá-la novamente, pegando tudo o que precisar. E além de tudo isso, a fase mostra a péssima ideia da Nintendo em criar uma nova trilha sonora: a fase não tem qualquer música, apenas o que seria os sons da natureza; a única música existente, além dos bonus, ocorre na parte aquática, e ainda sim, não é das melhores.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: quando chegar no 2º lago da fase, use o movimento especial do Kiddy, de quicar na água, pra alcançar uma parte alta, fora da água, onde os marimbondos não conseguem ir. Caso erre, recomendo terminar a fase pra garantir um bom tempo e depois volte e tente novamente.


Collect 15 bananas, nada muito complicado, basta pegar as 15 bananas que podem aparecer tanto no ar quanto na água. Cuidado na parte aquática, pois há um peixe no centro dessa área.

BONUS 2: depois do continue, siga até encontrar a letra N, logo acima de um lago; mergulhe e procure um barril "!", de invencibilidade. Aproveite que está sob efeito desse barril e use as Buzzes vermelhas como "escada" pra alcançar a parte alta, onde está o bonus.


Bash the baddies, outra vez sem complicações, basta matar os 4 kremlings da área, mas tenha cuidado, pois eles são saltadores, então é recomendado rolar por cima deles.

MOEDA DK: quando sair do bonus 2, siga pela passagem subterrânea na água e, logo que sair e ter acesso a superfície, saia da água e, rapidamente, faça o movimento especial do Kiddy pra que consiga chegar na parte alta, onde está o Koin. Mas atenção: seja rápido ao quicar na água, pois logo que saltar pra fora, os marimbondos vão aparecer.
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ATALHO: perto do começo da fase, siga até o 1º lago, com velocidade, e salte o mais alto que puder, na direção do centro do lago, mas por fora. Caso não consiga, vá até a ponta de terra antes do lago e atire a Dixie na direção do centro.

ADKC3 - Springin' Spiders


Fase: nº 07;
Tipo: Árvores;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Squawks;
Dificuldade: 3/10.


Como eu comentei no post do 2º mundo, as duas fases nas árvores tiveram seus lugares invertidos, e o que antes era a 4ª fase passou a ser a porta de entrada da 2ª área do jogo.
Na versão original, o cenário tinha um tom rosado, meio escurecido; mas agora, com o já muito citado aumento na iluminação, o tom rosado ficou mais semelhante à cor original da madeira, e o plano de fundo dá a sensação de ser inicio de tarde, com o sol na sua "potência máxima" do dia.
Já a fase em si é um tanto grande e cheia de Buzzes, mas o destaque fica por conta das pequenas, mas muito saltadoras aranhas Nids, que como já falei, são pequenas mas saltam a grandes alturas. Tem dois subtipos: a amarela, que pula o tempo todo, e a roxa, que só pula se alguém pular nela.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: logo depois da letra K, na parte de fora da árvore, note uma passagem pra baixo, onde uma Nid amarela aparece pulando. Desça, transforme-se no papagaio Squawks e voe o máximo que puder, procurando uma abertura no tronco. Siga por essa passagem até encontrar uma Buzz, logo abaixo do barril de bonus.


Collect 15 bananas, suba até a parte mais alta e pegue 15 bananas que podem aparecer em qualquer lugar ao redor de uma Buzz vermelha. A moeda de bonus vai aparecer perto da entrada.

BONUS 2: siga a fase até encontrar um pica-pau nas folhagens, que logo em seguida vai se atirar no tronco, servindo de escada pro local da letra G. Após tudo isso, siga pra dentro da árvore, passe pela Nid e vá direto na passagem pra baixo, onde está o bonus.


Collect 30 stars, use a Nid pra subir até a parte mais alta e, de lá, pule com a Dixie e pegue todas as estrelas que puder. Caso falte alguma, repita os passos anteriores.

MOEDA DK: pouco depois do continue, siga com o Kiddy na frente e, quando subir numa Nid que passar ao lado de uma Buzz vermelha, segure a Dixie e, quando a aranha chegar no ponto mais alto possível, salte dela e atire a Dixie numa pequena plataforma à esquerda. Vai ser dificil, pois os kongs não pulam tão alto quanto antes. Quando conseguir chegar na pequena plataforma, use o barril de ferro pra explodir parte da parede e, em seguida, atire novamente o barril de ferro pela passagem pra que ele acerte o Koin por trás, liberando a moeda DK.
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ATALHO: perto do começo da fase, vá na Nid que está dentro da árvore e, quando ela pular, pule na parte imediatamente abaixo da grande plataforma, onde está o barril W.

ADKC3 - Mundo 2: Kremwood Forest


Fases: 05 mais o chefe;
Tema: Floresta;
Chefe: Arich;
Dificuldade média: 3/10.


O 2º mundo do jogo, como o nome pode sugerir, é ambientado numa grande floresta. Essa dita cuja floresta parece ser composta, em sua maioria, pelas sequóias, que são árvores gigantescas, as maiores de todo o planeta, e elas servem de cenário pras novas fases. A área ainda possui uma serraria, um rio que divide o local em duas partes, além de um estádio, onde vive Brash, um urso mal humorado que se gaba por ter cruzado o rio em menos de 1min e 15s. O porque disso eu explico melhor depois.

Tal como vem acontecendo desde o 1º jogo, algumas fases foram trocadas de lugar, o que ocorreu novamente nesse mundo: as duas fases nas árvores foram invertidas, mas nada muito trágico ou de grande importância.
O 2º chefe é uma mega aranha chamada Arich, que se sustenta com uma fina teia presa a um tronco. E é derrotando a aranha que o jogador recebe o 2º de 10 itens necessários pra prosseguir: uma espécie de curativo de seda, resistente o bastante pra remendar um novo barco que está sendo projetado pelo Funky.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

ADKC3 - Belcha's Barn


Fase: nº 06;
Tipo: Chefe / Serraria;
Ataque: atirar barris com besouros Knik-knaks, investidas;
Nº de golpes: varia de 02 a 03, ou até que o chefe despenque no barranco;
Dificuldade: 1.5/10.


Numa serraria "abandonada" aparece o 1º chefe do jogo: ocupando toda a altura do local está um mega barril com olhar de psicopata chamado Belcha. Seu método de ataque e o modo de contra-ataque é um tanto inusitado: o jogador deve usar o que está dentro dos barris que o próprio chefe "arrota" na arena! Sim, como se já não bastasse cuspir os barris, foi colocado um som de arroto, meio que pra deixar a coisa mais realista, mas bastaria apenas o grande arroto quando se contra-ataca.

Diferente de todos os chefes já vistos até agora, Belcha não precisa de um número definido de golpes pra ser derrotado; isso depende da rapidez do jogador em contra-atacar, o que eu vou explicar agora: logo ao começar, Belcha solta um barril e logo depois avança na direção dos kongs. Dentro do barril, há um besouro Knik-knak, que deve ser virado de ponta-cabeça e, em seguida, tem que ser atirado na boca do mega barril. Na sequência, Belcha arrota e a "potência" do arroto é tanta que o chefe é empurrado pra trás. O objetivo é fazer com que Belcha acabe "se atirando" no barranco. Logo ao fazer isso, o jogador recebe a 11ª moeda de bonus, seguido de alguns comentários do vovô Cranky e o acesso ao 2º mundo é liberado.

ADKC3 - Murky Mill


Fase: nº 05;
Tipo: Serraria;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Ellie;
Dificuldade: 2/10.


A 2ª fase ambientada nas serrarias traz um cenário bem mais sombrio do que a fase anterior, dando um ar de local abandonado, evidenciado pela falta de luz. Em alguns pontos há buracos no teto, por onde a luz do sol passa e ilumina, principalmente, os ratos Sneeks. O porque disso é que os kongs devem se transformar na elefanta Ellie e passar toda a fase nessa forma; tá, e ai? É que a elefanta se assusta ao ver os ratos iluminados pelo sol e sai correndo, coisa que pode ser evitada quando há barris por perto, mas quando os ditos cujos barris estão longe, é preciso muita atenção pra não errar o pulo por cima dos ratos, pois se a Ellie se assustar, é um dos kongs que vai se dar mal.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: logo depois do continue, note uma Buzz protegendo um alçapão. Siga em frente, pegue o barril de ferro e mate a abelha, liberando a passagem que leva ao bonus.


Bash the baddies, basta pegar o barril e matar as 4 Buzzes que vão ficar voando num único círculo, enquanto o barril é daqueles que fica reaparecendo sempre que o outro sumir. A moeda de bonus vai aparecer perto da saída.

BONUS 2: logo depois que passar pela letra N e em seguida, por um grande barranco, siga pelo caminho da esquerda (←) até a parede, onde há um barril-canhão invisível. Ao chegar na parte alta, sugue o barril de ferro pra que ele caia e mate a Buzz que bloqueia a entrada do bonus.


Find the coin, nada muito dificil, basta pular entre as Buzzes, que vão estar voando em círculos, até chegar na moeda de bonus.

MOEDA DK: logo depois de sair do bonus 1, siga até encontrar um barril de ferro logo antes do Koin; pegue o barril e atire por cima parede que está acima do guardião. Então, basta esperar que o barril o acerte por trás e libere a moeda DK.
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ATALHO: perto do começo da fase, pule no elevador e espere que ele chegue até o alto. Quando chegar, atire a Dixie no teto, mas perto da parede, pra entrar no barril W.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

ADKC3 - Skidda's Row


Fase: nº 04;
Tipo: Neve;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 2/10.


Tal como ocorreu várias vezes no jogo anterior, houve um aumento no brilho dos cenários, e isso fica mais evidente na 1ª fase de neve do jogo, onde o céu visto parece com o amanhecer de um novo dia, tal como as coisas mais próximas da tela, nos primeiros raios de sol do dia.
Durante a fase, que não é muito complicada, o céu fica acinzentado, conforme uma nevasca vai se aproximando, até atingir o plano primário, mas não com a mesma intensidade da versão original, o que até ajudou alguns jogadores em algumas partes.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: um pouco depois da letra K, o barril de bonus vai aparecer bem visível logo à frente de uma ladeira; ao chegar lá, basta pular na direção do barril.


Bash the baddies, um dos mais simples, mas nem sempre o mais fácil, basta matar os quatro kremlings da área. Mas lembre-se de que, como estão na neve, vão estar deslizando e podem fazer com que o jogador erre o alvo.

BONUS 2: depois do continue e da letra N, siga até encontrar uma cabana com dois kremlings deslizando no teto dela. Mate-os e pule no barril de bonus, que está acima da cabana, mas do lado direito (→).


Find the coin, sem muitas complicações, basta desviar ou matar os inimigos da área e siga até encontrar a moeda de bonus.

MOEDA DK: um pouco depois do continue, siga até encontrar o Koin numa vala, junto do barril de ferro. Basta atirar o barril por trás do Koin pra pegar a moeda DK.
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ATALHO: perto do começo da fase, mate o kremling que está no teto da cabana e, logo depois, pule do ponto mais alto com a Dixie e vá voando pra esquerda (←), indo na direção do barril W.

ADKC3 - Tidal Trouble


Fase: nº 03;
Tipo: Cais;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Enguarde;
Dificuldade: 1.5/10.


A 3ª fase do jogo, repetindo o tipo cais da 1ª fase, trouxe novamente um cenário mais avermelhado do entardecer, semelhante ao visto na fase Screech's Sprint, do jogo anterior. O cenário de fundo foi levemente alterado, mas mudou o suficiente pra se adequar ao fim de tarde.
A água agora possui correnteza, então não se espante ao mergulhar e não conseguir nadar muito rápido. Ainda falando sobre água, o peixe-espada Enguarde re-estreia no jogo nessa fase, já num barril de transformação, mas numa curta aparição.
Ah sim, aqui pode ser necessário usar o movimento especial do Kiddy, o quicar na água, mas agora está mais fácil de executá-lo.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: logo que avistar a letra O, mergulhe e siga pela esquerda (←), onde está o barril de transformação do Enguarde; após a transformação, use a super velocidade do peixe-espada pra seguir direto na direção do bonus.


Collect 30 stars, nada muito dificil, basta pegar todas as estrelas da área. Cuidado com o ouriço no centro da arena, pois se tocá-lo acidentalmente, terá que voltar, se transformar no Enguarde e ir no bonus outra vez.

BONUS 2: pouco depois do barril de continue, siga até encontrar dois besouros Knik-knaks; use-os como escada pra chegar até a parte mais alta. Após derrotar os inimigos e pegar a letra N, use o movimento especial do Kiddy - role na direção da água e, ao tocá-la, aperte o botão A (ou o que você configurou pra pular) pra quicar na água; quando encostar na água, aperte o A novamente pra alcançar o bonus -, ou simplesmente voe com a Dixie até o bonus.

Bash the baddies, outra vez, nada muito dificil, basta matar todos os besouros da área. A moeda de bonus vai aparecer na água.

MOEDA DK: bem no começo da fase, atire a Dixie por cima da parte coberta, onde está o barril de ferro.
Depois, pegue esse barril e jogue-o por cima do Koin, pra que ele o acerte por trás e libere a moeda DK.
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ATALHO: logo depois da letra K, siga até uma parte fora da água, onde vai aparecer um Knocka (kremling escondido num barril). Vá na parte mais alta, mude pra Dixie, pegue velocidade e vá planando pra esquerda (←), indo direto pro barril W.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

ADKC3 - Doorstop Dash


Fase: nº 02;
Tipo: Serraria;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 1.5/10.


Diferente do que foi visto na versão original, onde o cenário de fundo era bem realista, o que pode ser visto agora não passa aquela mesma sensação ao jogador, pois ele não tem o mesmo movimento como era antes, dando a aparência de uma fotografia no fundo.
A fase é bem grande, com destaque pras portas de ferro, que aparecem a toda hora, fazendo com que o jogador tenha que abrí-las e passar rapidamente. Há outro destaque, mas esse é negativo: sucedendo as Zingers, as Buzzes reaparecem aqui com um tipo de serra no lugar do ferrão, e prometem irritar muito o jogador.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: quando passar pela letra O, siga até chegar numa bifurcação; siga em frente e, logo que ver um gancho no teto, atire o Kiddy lá pra que a porta abra, e em seguida, pule e vá planando com a Dixie até passar pela porta.


Collect 60 stars, as estrelas estão divididas em 30 unidades em cada parte. Pegue a primeira parte, abra a porta, termine o serviço e pegue a moeda de bonus.

BONUS 2: um pouco depois do continue, siga até encontrar uma 2ª bifurcação; no lado direito (→), espere que uma Buzz apareça e, quando estiver livre, pule no gancho pra abrir a porta e siga até o bonus.


Find the coin, nada muito dificil, basta ir pulando de gancho em gancho até chegar na moeda de bonus. Cuidado com as Buzzes, que ficam em alguns ganchos.

MOEDA DK: depois da letra G, pule no grande barranco e, rapidamente, fique junto da parede da esquerda (←), caindo numa passagem também à esquerda.
Nessa parte, abra a porta de ferro, seja rápido e atire o barril pela abertura, de modo que ele bata na parede e atinja o Koin por trás, liberando a moeda DK.
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ATALHO: siga até encontrar a letra O, logo à frente de um pedaço de madeira flutuante. Vá até esse pedaço de madeira e atire a Dixie o mais alto que puder, na direção da parede da direita, pra entrar no barril W.

ADKC3 - Lakeside Limbo


Fase: nº 01;
Tipo: Cais;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Ellie;
Dificuldade: 1/10.


Como acontece sempre que um jogo ganha sequência, seus gráficos são atualizados, graças aos constantes avanços na tecnologia. Com a trilogia Advance não foi diferente: a 1ª fase do jogo traz uma sensação ainda mais realista nos cenários, com nuvens passageiras e algumas montanhas que se refletem no lago.
A fase em si não tem muitos segredos, nem muitos inimigos, podendo ser usada como ponto de treinamento pros jogadores se acostumarem com os novos movimentos. A então novata elefanta Ellie faz sua re-estreia nessa fase.


--- BONUS / MOEDA DK ---
BONUS 1: perto do começo da fase, o bonus está muito bem visível logo abaixo de uma rachadura na ponte. Pra quebrá-la, jogue o Kiddy pra cima e, em seguida, aperte pra frente, de modo que ele exploda o chão rachado.


Collect 50 stars, não é muito dificil, basta usar a corda pra pegar as estrelas mais altas; depois basta ficar pulando de diferentes lugares até pegar todas as estrelas.

BONUS 2: pouco depois do barril de continue, siga até encontrar a letra N, logo acima de uma passagem pra água. Siga por baixo até achar o barril de bonus. DICA: ao lado do barril, num espaço vazio, há um balão verde, de duas vidas.


Collect 15 bananas, sem dificuldades, basta usar a corda no centro da área e pegar até 15 bananas. Logo após a última, a moeda de bonus vai aparecer ao lado de um dos mastros que sustentam a corda.

MOEDA DK: logo depois de sair do 1º bonus, siga pelas cordas e então, desça. Na parte de baixo, haverá um barril de ferro e um Koin, protegendo a moeda DK. Pegue o barril e atire-o por cima do guardião, acertando-o por trás e liberando a moeda DK.
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ATALHO: siga até chegar numa parte mais alta, logo antes do 1º barril DK da fase. Vá até a ponta e atire a Dixie pro alto, perto do mastro menor.

ADKC3 - Mundo 1: Lake Orangatanga


Fases: 05 mais o chefe;
Tema: Cais;
Chefe: Belcha;
Dificuldade média: 1.5/10.


Como aconteceu no 1º mundo da versão original, houveram grandes mudanças nos cenários externos, ou seja, dos mundos. Com a mudança pro GBA a coisa não foi diferente: os gráficos estão mais animados, e a água até apresenta áreas mais escuras, devido às sombras das formações e construções ao redor. Tudo isso porque os kongs podem nadar, diferente dos outros dois jogos, onde eles "caminhavam pela água" - vide Pânico na TV -.
Curiosamente, a Nintendo tentou consertar a burrada que fez com a trilha sonora e manteve os gráficos dos mundos o mais fiel possível em relação à versão original, com apenas pequenas mudanças pra se adaptar às possíveis necessidades, mas no geral, são a mesma coisa.

Apesar da melhoria nos cenários das fases, o plano primário, isto é, a parte onde ocorrem as ações da fase, parecem que foram recortadas e coladas pelo paint, perdendo aquela sensação realista da versão original. Talvez isso seja pelo fato do GBA ser menor que o SNES e não ter tanta potência pra reproduzir a perfeição da versão original, ou até mesmo foi relaxo da Nintendo, pois isso não era notado tão nitidamente no jogo anterior.
O 1º chefe é um enorme barril com olhar de psicopata chamado Belcha, cujo principal ataque é atirar barris pela boca. O jogador deve contra-atacar usando os pequenos besouros que estão dentro dos barris, atirando-os na boca do chefe e... isso eu falo na hora certa.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Advance Donkey Kong Country 3


Como já ocorreu antes, mais precisamente no ano de 1996, os jogadores de todo o mundo aguardavam o relançamento de um dos clássicos mais conhecidos da era SNES; em 2005 e finalizando a trilogia no Game Boy Advance, a Nintendo relança Advance Donkey Kong Country 3. Aparentemente, o jogo seria um grande sucesso, como na versão original - tanto que a tela de início é animada, e traz uma sensação de profundidade. Mas a coisa não foi tão bem como se imaginava.


A história não agradou na versão original: Donkey Kong e Diddy, dois kongs acostumados a lidar com todo tipo de armadilha, foram capturados por K. Rool, agora conhecido como Baron K. Roolenstein. O que salvou foram as sagas paralelas dos banana-birds e dos irmãos ursos.
Como seu namorado sumiu, Dixie e seu primo, Kiddy foram até um paraíso tropical chamado Northern Kremisphere, onde K. Rool está mantendo os outros kongs reféns e ainda trancou a rainha banana-bird pra não ter obstáculos. Até ai tudo ia conforme todos se lembram, mas é só até esse ponto...

Como os dois jogos anteriores apresentaram novos desafios, como a caça às câmeras fotográficas e logo depois, a busca pelas penas douradas, todos esperavam que algo do tipo também acontecesse, mas ficaram só na ilusão: nada do que havia acontecido antes reaparece por aqui; o jogador apenas deve passar todas as fases e há poucos desafios.
Em meio a tantas decepções, há uma luz no fim do tunel: um novo mundo, chamado Pacífica foi adicionado, contando com 6 fases totalmente inéditas; mas não me perguntem o porque, mas a Nintendo retirou o chefe Barbos, do mundo Razor Ridge e o colocou na nova área. E pra substituir o mega ouriço, foi criado um novo chefe chamado Kroctopus, um ultra (isso mesmo, não é nem mega, é ultra mesmo) polvo com enormes tentáculos e pinças.

Mas os negativos ainda não acabaram; a trilha sonora do DKC3, adorada por milhões, simplesmente foi descartada e novas músicas foram colocadas. Esse foi o pior erro da Nintendo no relançamento, onde já se viu trocar a Rockface Rumble, com perfeitos toques de guitarra, por um FORRÓ!!!! Isso mesmo, a música das fases de desfiladeiro parecem de festas sertanejas. Nada contra os sertanejos, mas isso que fizeram, só não matou o jogo pois ainda tinham os belos cenários, tanto dos mundos quanto das fases.


A cada início de jogo, são oferecidas duas opções:

  • Single player: apenas um jogador controlando Dixie e Kiddy;
  • Two player team: dois jogadores, cada um controlando seu kong; pode ser jogado no mesmo Game Boy ou com o link cable.

Pois é. Um dos maiores clássicos da era SNES teve toda sua magia extinta por uma ideia pra lá de estúpida da Nintendo em tentar inovar um jogo que não precisava de inovações, bastava trazer bons desafios, como fez antes e pronto. Apesar de servir pra relembrar os bons tempos do SNES, o ADKC3 se perdeu no caminho e não acompanhou o sucesso de seus antecessores e só se salvou, justamente, por ser um remake e trazer de volta os bons momentos do console de mesa de maior sucesso da história dos videogames.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ADKC2 - Completando 102%

Perai... se o último chefe já foi postado, o que eu to fazendo aqui?? Calma, o que acontece é que ainda faltam muitas coisas a serem feitas. Se você seguiu todas as dicas do blog, deve ter notado que faltam várias moedas DK e há uma foto perdida por ai. Por isso estou montando essa matéria, pra esclarecer algumas coisas e ajudar a atingir a porcentagem máxima, ou seja, os 102%.


Arte oficial de uma Moeda DK
Como eu já comentei antes, houve um aumento no número das moedas DK, saltando de 40 pra 68!! E pra conseguir todas, é preciso cumprir alguns desafios, além de completar o scrapbook que a Wrinkly passa como uma espécie de "dever de casa" ao jogador, cujas câmeras fotográficas, eu já postei onde encontrá-las APENAS NAS FASES; ainda existem algumas que os demais kongs oferecem como prêmio ao cumprir seus desafios.

--- CRANKY'S HUT ---
O vovô kong e Donkey Kong original diz que comprou um pequeno pássaro, e deseja transformá-lo em um pássaro de corrida, mas ele ainda está muito pequeno.
Nisso consiste a saga de pegar as 40 penas douradas em todas as fases; com elas, o jogador pode melhorar as habilidades do pássaro - que na verdade é o avestruz Expresso, do jogo anterior - e fazer com que ele possa vencer a corrida.


Cranky aparece em 7 mundos, e sempre propõe uma corrida contra as aves locais, por isso é bom coletar todas as penas que puder até então pra poder equilibrar seu pássaro e ter um bom desempenho na corrida.
Vencendo as corridas nesses locais:
  • Mundo 1: Ship Deck Dash;
  • Mundo 2: Magma Spurt;
  • Mundo 3: Swampy Swoop;
  • Mundo 4: Fairground Fall;
  • Mundo 5: Spooky Sprint;
  • Mundo 6: Castle Creep;
  • Mundo 8: Lost World Leep;
- você consegue um troféu de ouro pra estante do Cranky, e em troca, ele lhe oferece uma moeda DK; além disso, completando todas as 7 corridas, junto com a moeda DK, o vovô kong lhe entrega sua foto.


--- SWANKY'S BONUS BONANZA ---
Swanky estreia no jogo no comando de uma espécie de quiz show que testa os conhecimentos do jogador. Ele traz três opções de quiz: a 1ª custa uma moeda-banana, é a mais fácil e tem como prêmio um balão vermelho, de uma vida; a 2ª custa duas moedas-banana, tem dificuldade média e tem como prêmio um balão verde, de duas vidas; e a 3ª opção custa três moedas, é a mais dificil e tem como prêmio um balão azul, de três vidas.
É preciso responder corretamente a todas as perguntas de todas as opções de todos os chamados Bonus Bonanza, que apenas não aparecem nos dois últimos mundos. Como isso é um detonado, vou ser legal e postar todas as respostas dos quizes do jogo.


  • Mundo 1
    • Swanky's Swag: A, A, C;
    • Pirate Puzzle: A, B, C;
    • Chimp Challenge: B, A, C.
  • Mundo 2
    • Cranky Challenge: B, A, A;
    • Lucky Lava: C, B, A;
    • Gorilla Game: B, C, C.
  • Mundo 3
    • Funky's Fun: A, B, C;
    • Swampy Swag: B, A, B;
    • Primate Prize: B, A, C.
  • Mundo 4
    • Wrinkly's Winner: C, A, C;
    • Krazy Kwiz: B, B, A;
    • Baboon Booty: C, B, C.
  • Mundo 5
    • Lockjaw's Loot: A, B, C;
    • Haunted Haul: C, A, B;
    • Gibbon Game: C, A, A;
  • Mundo 6
    • K. Rool's Kwiz: B, C, B;
    • Castle Challenge: A, C, B;
    • Big Ape Bounty: B, A, B.

--- FUNKY'S FLIGHTS II ---
O macaco surfista traz um desafio onde o jogador deve saber controlar bem o gyrocopter pra cumprir as mais diversas missões. Se a missão for executada com perfeição no tempo proposto, o jogador recebe como prêmio, uma moeda DK; no 1º mundo, ainda há outro prêmio: é liberado o uso do gyrocopter pra poder ter acesso a todos os mundos já completados.
Tal como Cranky e Swanky, se todos os desafios forem completados, Funky lhe dará uma foto como uma 2ª recompensa.
Funky aparece nos 7 mundos da Crocodile Isle, com os seguintes desafios:

  • Mundo 1
    • Aerial Loop: atravesse a área espinhosa sempre passando no centro dos círculos de estrelas; preste atenção no radar, pra saber onde esses círculos estão;
  • Mundo 2
    • Submerged Stint: numa área de navio afundado, procure um baú e leve-o a salvo até o Funky; pra terminar, pouse na área indicada;
  • Mundo 3
    • Kongstruction: dentro de um castelo, reúna todas as partes da estátua de Donkey Kong e monte-a em seu pedestal. Cuidado com as Flitters, pois elas podem roubar os pedaços da estátua;
  • Mundo 4
    • Kongnapped: resgate todos os kongs da colméia infestada de Zingers; sempre que salvar um kong, leve-o a área segura, de onde o gyrocopter partiu;
  • Mundo 5
    • Cool Sounds: numa área congelada, use os painéis pra descongelar a água e encontrar o rádio de Funky. Cuidado com as Zingers;
  • Mundo 6
    • Kongnapped 2: novamente em um navio afundado, resgate todos os kongs. Mas dessa vez, deve salvar todos antes de ir ao heliporto;
  • Mundo 7
    • Toxic Kongstruction: no castelo, use os painéis pra baixar o líquido tóxico e encontre todas as partes da estátua de Donkey Kong. Mas cuidado: sempre que recolher uma das peças, o líquido tóxico vai começar a subir.

Após cumprir todos os desafios, certifique-se de ter pego todas as câmeras fotográficas e siga pro Kong Kollege mais próximo de onde estiver. Fale com a Wrinkly e ela lhe dirá que você completou 14 páginas do scrapbook, e como recompensa, 14 moedas DK, sendo uma por cada página completa.
Mas... e aquela foto desaparecida? Pois bem, a foto é da própria Wrinkly, e ela lhe dará essa foto junto com a 68ª e última moeda DK após chegar todas as páginas completas do scrapbook.

Agora sim, meus parabéns. Você finalmente completou o jogo em seus 102%.