terça-feira, 30 de novembro de 2010

DKC3 - Pot Hole Panic

COMUNICADO: além dos problemas no meu computador, ontem eu sai e voltei tarde e não deu pra postar essa fase.

Fase: nº 34;
Tipo: Caverna;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Squawks / Enguarde / Ellie / Squitter;
Dificuldade: 6.5/10.


Com a exceção do DKC, os jogos dos kongs na era SNES tinham sempre uma fase onde todos os animais ajudantes participam da ação: no DKC2 foi a fase Animal Antics, onde 5 dos 7 ajudantes estavam presentes; dessa vez, 4 dos 6 (ou 7, se contar a piranha Nibbla) animais participam, cada um em sua área dentro da caverna: Squawks nas ações aereas, Enguarde em uma das duas partes aquáticas, Ellie em ações terrestres e aquáticas, e a Squitter em partes onde é preciso chegar em partes altas. O principal inimigo é um kremling escondido num barril roxo e que fica atirando várias bombas no chão.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: depois do continue, quando chegar na 2ª aquática, vá pra esquerda (←) onde estarão a letra N e o barril de bonus mais acima. Pule da água e salte da Ellie pra alcançar o barril.


Collect 20 stars, novamente com a ajuda da Ellie, faça a mesma coisa que fez pra entrar no bonus pra conseguir pegar as 20 estrelas, que flutuam acima da água.


BONUS 2: pouco depois da letra G, na área da Squitter, note que algumas bombas caem de uma parte alta; use as teias-plataformas pra ir subindo, seguindo a origem dos explosivos. O barril de bonus está acima do kremling roxo.


Grab 15 bananas, pegue todas as 15 bananas que vão aparecer no nível do chão. Ah sim, várias bombas vão ficar caindo, então, cuidado.


MOEDA DK: logo que sair do bonus 2 e passar pela placa "proibido aranha", há uma descida pro final da fase e, mais acima, uma passagem; atire a Dixie lá e vai achar o Koin e outra passagem, onde está o barril de ferro. Pegue-o, suba no guardião, pule e atire o barril na direção da parede da esquerda, de modo que ele volte e atinja Koin, liberando a moeda DK.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DKC3 - Floodlit Fish

Fase: nº 33;
Tipo: Água;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Enguarde;
Dificuldade: 7.5/10.


A última fase de água do jogo é um tanto semelhante a uma fase muito conhecida e odiada pelos gamers: num estilo parecido com o da fase Blackout Basement, a ação começa num oceano escuro, onde pode-se ver pouca coisa. E são essas águas que os kongs devem atravessar, transformados no peixe-espada Enguarde. Mas há algo que vai ajudar o jogador na escuridão: um peixe amarelo brilhante que, se for atingido por um golpe do Enguarde, vai iluminar um pouco a fase, o suficiênte pra que o jogador tenha uma maior visão da área, só que essa luz é temporária, ou seja, o jogador vai ter sempre que acertar o próximo peixe amarelo que encontrar.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: quando começar uma descida onde 3 peixes-palhaços vermelhos indo de um lado a outro, mate o 3º peixe e passe pela passagem que ele guardava, onde está o bonus.


Collect 90 stars, nada muito complicado, basta pegar todas as 90 estrelas da grande área, que não possui qualquer obstáculo. Se preferir, use a supervelocidade do Enguarde pra pegar as estrelas.


BONUS 2: logo depois de passar por um peixe amarelo brilhante, vai ter um cruzamento onde a parte de baixo é protegida por dois ouriços; mate-os e entre no bonus, que estava sendo protegido.


Collect 40 stars, também nada muito complicado, basta pegar as 40 estrelas que formam um caminho até a saida, onde a moeda de bonus deve aparecer.


MOEDA DK: logo que sair da água, um barril-canhão vai atirar os kongs pra cima; rapidamente vire pra esquerda (←), onde estará o barril de ferro. Pegue-o e atire por cima do Koin, que vai ser atingido e liberar a moeda DK.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

DKC3 - Kong-fused Cliffs

Fase: nº 32;
Tipo: Desfiladeiro;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 8/10.


A 2ª fase de desfiladeiro do jogo vem com uma mecânica de movimento que até então só era vista nas fases de corrida e naquelas de correria em montanhas-russas e minas dos jogos anteriores. A diferença é que essa fase não é de corrida nem coisa do tipo; o que acontece é que os kongs já iniciam numa corda que está pegando fogo, e a tela automática sobe no mesmo movimento do fogo, ou seja, se o jogador não estiver atento, pode perder os bonus ou morte na certa.
O cenário parece ocorrer num entardecer, pois pode-se notar um tom mais alaranjado nas paredes do desfiladeiro. Curiosamente, é a fase com o menor nº de inimigos: apenas dois, Buzz e Kopter.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: (recomendável ir com a Dixie) quando estiver na 2ª corda, e passar por uma parte onde há duas Buzzes voando em círculos logo abaixo da letra O, pegue-a e use a Dixie pra planar até o bonus, seguindo as bananas.


Find the coin, rapidamente, vá entrando nos barris, e ao ser atirado, volte pra corda e entre no outro barril. Faça isso até chegar na moeda de bonus.

BONUS 2: depois do continue, vá seguindo até passar por 3 Buzzes que passam pela corda. Note uma banana solitária à direita (→) e voe nela, de modo a entrar num barril invisível, que dispara na direção do bonus.


Find the coin, vá subindo a corda desviando dos Kopters, que virão alternando os lados, a começar pela direita.



MOEDA DK: quando chegar no final da fase, note uma grande formação rochosa à esquerda, com uma entrada. Vá por cima, pegue o barril de ferro e desça pra esquerda; vá perto da parede, atire o barril pra cima e rapidamente, vá na parede, entrando num barril invisível, que vai atirar os kongs onde o barril foi encontrado. Isso fará com que o Koin, escondido na pequena caverna abaixo, fique olhando pra cima, sendo atingido pelo barril de ferro.

DKC3 - Buzzer Barrage

Fase: nº 31;
Tipo: Caverna;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Quawks;
Dificuldade: 7.5/10.


Apesar de não ser sua estreia no jogo, o papagaio Quawks faz sua principal aparição na 1ª fase de caverna do jogo. Essa fase é daquelas em que o jogador passa por toda a extensão dela transformado em um dos animais ajudantes; o barril de transformação do Quawks tá logo no começo da fase.
Como eu comentei no post desse mundo, as fases de caverna também estão entre as que podem ser as maiores do jogo, especialmente a fase tratada agora; o cenário é muito bem trabalhado, baseado nas fases de caverna de DKC, com todas as formações rochosas características das grutas.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: pouco depois da letra K, vai ter uma bifurcação por onde um Kopter (kremling voador) vai de baixo pra cima; passe rapidamente pro outro lado, onde terá uma Buzz vermelha protegendo uma Buzz verde e um barril. Atire o barril na abelha verde e entre no bonus que ela guardava.


Bash the baddies, use o barril ilimitado pra matar todas as 7 Buzzes que estão espalhadas pela área. É preciso explorar todos os cantos pra achar todas as abelhas.

BONUS 2: perto do fim da fase e ao lado da placa "proibido papagaio", um Kopter vai aparecer e voar por uma passagem. Espere ele descer e depois, quando ele voltar pelo mesmo caminho, pule nele e, com os pulos somados ao voo, vai ser possível alcançar o bonus.


Collect 40 stars, use o Kopter na parte central pra ir até o alto e pegar todas as estrelas. Se preferir, atire a Dixie nas estrelas mais baixas. E cuidado pra que ela não acerte o Kopter.

MOEDA DK: pouco depois do continue e de uma área grande com várias Buzzes, o Koin vai estar na ponta de uma passagem pra baixo; mais acima, há duas passagens, uma com dois Kopters e outra com Buzzes. Siga entre os Kopters até achar um barril de ferro. Use-o pra matar as Buzzes e depois, leve-o pra baixo e atire na parede pra que ele acerte o Koin.

DKC3 - Mundo 6: Razor Ridge

Fases: 05 mais o chefe;
Tema: Desfiladeiro;
Chefe: Barbos;
Dificuldade média: 8/10.


O 6º mundo do jogo é ambientado numa área que pode ser uma referência ao Grand Canyon, nos E.U.A., pois há grandes paredes rochosas e os kongs só podem atravessar pro outro lado usando um teleférico.
Curiosamente, isso faz com que o tema principal do mundo seja de uma fase que estreou no mundo anterior, as de desfiladeiro, que vem com duas representantes, junto com as estreantes de caverna, que, assim como as fases acima citadas, podem ser as maiores do jogo, e isso não agrada muito os jogadores.

O 6º chefe do jogo, o último antes da 1ª luta contra K. Rool, fica na área aquática abaixo das linhas dos teleféricos. Pra um chefe aquático, K. Rool mandou nada mais que a "mãe" de todos os ouriços, uma mega criatura com cara bizarra chamada Barbos, onde os kongs devem lutar transformados no peixe-espada Enguarde.
Barbos ataca com seus próprios subordinados ouriços verdes, com mariscos em conchas-torpedo e depois com espinhos que o próprio chefe atira; a líder também conta com uma espécie rara de ouriço, o roxo, que a protege contra os ataques do Enguarde. Estranhamente o último item que o jogador procura só é encontrado após passar por esse mundo.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DKC3 - Bleak's House

Fase: nº 30;
Tipo: Chefe / Neve;
Nº de golpes: 06;
Ataque: atirar bolas de neve de tamanhos variados;
Dificuldade: 7.5/10.


O chefe do 5º mundo não podia combinar mais com o seu ambiente: numa grande montanha de neve, qual a estrutura mais vista? Um boneco de neve, Kiko. K. Rool enfeitiçou um boneco que acabou ficando com uma cara medonha, e tem como principal habilidade atirar bolinhas de neve e, depois grandes bolas brancas com sua cartola. E os kongs também devem usar a neve pra contra-atacar, atirando no colar colorido em seu pescoço.
O cenário (não liguem pros bugs na imagem, problema no meu emulador)  mostra uma visão diferente das fases de neve, com um céu bem avermelhado, cor característica das lutas contra os chefes.

O modo de batalha é parecido com as disputas contra o vovô kong Cranky: os kongs devem atirar bolas de neve no colar colorido que Bleak usa no pescoço, fazendo-o ter uma crise bem estranha, mas rapidamente ele se recupera e volta a atacar, podendo ir pro lado mais distante; e pra atirar lá, basta colocar a bola azul na lateral da tela pra cima.
As duas primeiras tentativas de ataque são iguais: Bleak atira diversas bolas de neve nos kongs e, se não for atingido, vai reiniciar o ataque.

Após essas duas séries de disparos, o boneco de neve medonho vai aparecer na frente e começar a atirar grandes bolas de neve de sua cartola; são 9 disparos, sendo 5 que vão de um lado a outro da arena e mais 4 de volta, até parar, olhando diretamente pro jogador e rindo malvadamente; nesse momento, o jogador deve atirar uma bola de neve no círculo colorido antes que Bleak se abaixe. Em seguida, o chefe repete o ataque, sendo que, quando atirar a última bola, ele atira 3 de uma vez, logo depois 2, e de novo 3, rindo novamente na cara do jogador, que novamente deve atirar a bola de neve no colar.

Numa "incorporação" do estilo ninja, Bleak vai aparecer, atirar duas bolas de neve e vai sumir; nessa tal velocidade, o jogador precisa ter muita precisão e concentração pra acertar o colar no momento certo. Em seguida, o boneco medonho vai atirar 9 bolas de neve da cartola em alta velocidade para, quando parar no centro, atirar várias bolas de uma vez, complicando a vida do jogador desatento. Depois que os kongs atirarem a última bola no colar, Bleak explode e libera a 52ª moeda de bonus. Na animação do mundo, os kongs deslizam por um escorregador na neve e saem ao lado da 1ª fase.

DKC3 - Lemguin Lunge

Fase: nº 29;
Tipo: Neve;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 7.5/10.


A última fase de neve e do 5º mundo já começa numa grande nevasca, que não deixa o cenário ser analisado, como as fases anteriores, mas isso muda conforma o avanço dos kongs.
A fase marca a única participação de um inimigo que não tem muito a ver com a tropa Kremling que K. Rool trouxe dessa vez: é um pinguim chamado Lemguin (trocadilho com penguin, pinguim em inglês), que salta de pequenos buracos no chão cheio de neve e sai deslizando de barriga. A fase não é lá muito grande, cheia de altos e baixos e mostra um céu amarelo, como um fim de tarde após uma tempestade de neve.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: bem no começo da fase, logo acima de uma Buzz vermelha. Pra chegar lá, o jogador deve atirar a Dixie no barril, o Kiddy é muito pesado e não alcança o bonus.


Find the coin, nada muito complicado, basta seguir e desviar de todos os Lemguins que vão aparecer. Cuidado pra não ser atingido por um deles, pois estão vindo rápido.


BONUS 2: pouco depois da letra G, vários Lemguins vão aparecer rapidamente por baixo de uma casa onde está o barril de bonus; passe para o outro lado e, aproveite os espaços vazios entre os pinguins pra chegar até o bonus.


Collect 30 stars, numa area semelhante ao bonus 1, pegue as 30 estrelas pra conseguir a moeda de bonus; ah sim, vários Lemguins darão o ar da graça, então, cuidado pra não se dar mal.

MOEDA DK: pouco depois da letra O, o barril de ferro e o Koin estarão no caminho, sem maiores dificuldades; basta pegar o barril, subir no guardião e atirar o barril pra esquerda (←), pra que ele bata na parede e volte, atingindo o Koin e liberando a moeda DK.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

DKC3 - Krack-shot Kroc

Fase: nº 28;
Tipo: Fábrica;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Squitter;
Dificuldade: 8/10.


A última fase de fábrica do jogo é uma das mais odiadas do jogo, considerada assim por grande parte dos jogadores. O motivo? Além de ser uma fase bem grande, uma espécie de mira megalomaníaca persegue os kongs, que estão transformados na aranha Squitter, atirando bolas de fogo inúmeras vezes durante quase toda a extensão da fase.
Curiosamente, essa mesma mira faz uma participação inusitada em um dos bonus da fase, servindo pro jogador conseguir seu objetivo.
A fase tem um cenário cujo tom de cor tende pro roxo, incluindo os potes de lava e até mesmo as nuvens que aparecem através das janelas da fábrica.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: durante a saga da mira atrás dos kongs, após dois kremlings mordedores aparecem, note uma passagem estreita pra cima. Desvie das possíveis bolas de fogo e use as teias-plataforma pra subir por essa passagem até o bonus.


Grab 15 bananas, numa área aberta dentro da fábrica, use as teias-plataforma pra conseguir pegar as 15 bananas que podem aparecer em qualquer lugar.

BONUS 2: depois da letra N, de uma sequência de duas Buzzes vermelhas sobre potes de lava e de uma grande passagem pra cima, que resulta numa grande área, use as teias-plataforma pra encontrar outra passagem, protegida por uma Buzz vermelha, desvie dela e das bolas de fogo e entre no bonus.


Bash the baddies, o jogador controla a mira megalomaníaca e pode disparar bolas de fogo em todos os inimigos da arena. Pra pegar a moeda de bonus, atire outra bola de fogo.

MOEDA DK: após uma sequência de vários potes de lava, duas Buzzes vermelhas, passar por uma placa "proibido mira" e cair por uma passagem, vá na placa "proibido aranha" e os kongs vão ganhar um ÚNICO barril de ferro; atire-o por trás do Koin pra poder pegar a moeda DK. Cuidado pra não errar o alvo, pois se isso acontecer, será preciso passar toda a fase novamente.

DKC3 - Barrel Drop Bounce

Fase: nº 27;
Tipo: Cachoeira;
Bonus: 02;
Animal ajudante: Perry;
Dificuldade: 6/10.


Como eu comentei no post da fase Tracker Barrel Trek, cada uma das fases de cachoeira do jogo tem um tipo único de barril: os barris-foguetes e os barris móveis. Essa fase, apesar de mostrar o barril comum, que aparece em praticamente qualquer lugar, esse mesmo barril aparece numa situação única: deslizando através da cachoeira, servindo como uma plataforma móvel semelhante àquelas que apareciam em algumas fases do jogo Donkey Kong Country. Já a fase em si, como as anteriores, é bem grande e os kongs devem usar os barris que vem pelas cachoeiras pra conseguir avançar rumo ao fim da fase, que não apresenta muitos inimigos.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: pouco depois de pegar a letra K e subir a cachoeira com a ajuda de dois barris, pule no barril mais alto e pule novamente pra alcançar o bonus. Se preferir, use a Dixie pra chegar no bonus com maior certeza.


Grab 15 bananas, use os barris que vem descendo pra pegar as 15 bananas. Cuidado pra não errar o alvo e cair na cachoeira. A moeda de bonus vai aparecer no mesmo lugar da entrada do bonus.

BONUS 2: quando chegar no local da letra N, use a Dixie pra planar em direção da cachoeira. Muito provavelmente um barril vai estar passando, dando uma ajuda pra subir até o bonus.


Find the coin, no mesmo esquema do bonus anterior, use os barris que vem descendo pra subir a cachoeira, até achar a moeda de bonus.



MOEDA DK: no local da letra K, use a Dixie pra planar à direita (→), na cachoeira até ver algumas bananas, que vão até as pedras. Ao descer lá, pegue o barril de ferro e siga até achar uma pequena pedra que possui uma continuação que não vai a lugar nenhum; atire o barril pra cima, de modo que ele venha devagar atrás dos kongs; rapidamente, pule pra cima do Koin pra que o barril o acerte, liberando a moeda DK.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DKC3 - Tearaway Toboggan

Fase: nº 26;
Tipo: Neve / Corrida;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 6/10.


Depois de 4 mundos, as fases de neve voltam ao jogo pra alegria geral da nação. Dessa vez, a fase também é de corrida, de um modo semelhante ao da fase Demolition Drain-pipe, ou seja, os kongs entram num carro e saem pra muvuca no meio de uma nevasca, junto com várias Buzzes e diversos outros inimigos dispostos a barrar os kongs.
O cenário mostra o mesmo vilarejo de plano de fundo, dessa vez com um céu num tom de por-do-sol, bem roxo com algumas nuvens; do mesmo modo que a fase de neve anterior, a tempestade de neve atinge primeiro a vila e, em seguida alcança o plano primário, onde a confusão acontece.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: logo no começo da fase, entre no barril e atire na direção diagonal-direita inferior, indo pro abismo. Ah sim, caso atire pra frente, não terá como voltar, a não ser que termine a fase ou caia num buraco.


Bash the baddies, mais um bonus bem simples, basta matar os 3 besouros da área atirando um kong neles. Logo que matar o último, a moeda de bonus vai aparecer na saida.


BONUS 2: não muito longe do final da fase, logo após pegar a letra G, quando passar por uma seta de bananas, se aproxime da Buzz e, rapidamente, pule sobre ela, de modo a entrar no barril de bonus.


Collect 50 stars, não é muito complicado, basta seguir todas as estrelas. Cuidado pra não passar pelo lado errado; passe por cima das duas primeiras casas, passe reto pela 3ª e por cima da 4ª casa.


MOEDA DK: quando sair do carro, vai dar de cara com um barril de ferro; pegue-o, passe pela bandeira e atire por trás do Koin.
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DICA: logo que pegar a moeda DK, atire a Dixie acima do morro pra pegar um balão verde, de duas vidas.

DKC3 - Krevice Kreepers

Fase: nº 25;
Tipo: Desfiladeiro;
Bonus: 02;
Animal ajudante: nenhum;
Dificuldade: 6.5/10.


A 1ª fase do 5º mundo inaugura um tipo de fase que, ao mesmo tempo que encanta pelo seu cenário mais que perfeito e sua música marcante, também irrita os jogadores por conta de seu tamanho; em média são as maiores fases do jogo e, isoladamente, a fase da qual falo agora também entra nesse ritmo, podendo ser a maior fase do jogo. MAS vamos falar de seu conteúdo:
o cenário da fase é fantástico, um dos melhores de toda a trilogia, mostra uma paisagem com várias montanhas e formações rochosas, um rio sinuoso e um céu azul com algumas nuvens. A música também não faz feio e é considerada também uma das melhores da saga dos kongs no SNES.


--- BONUS/MOEDA DK ---
BONUS 1: logo depois da letra K, quando ver um Klasp (kremling num barril vermelho explosivo) no meio da corda, atraia ele pra onde as bananas indicam, pule na corda de cima e, rapidamente desça pra poder seguir o caminho que o inimigo explosivo guardava, onde está o bonus.


Collect 30 stars, desvie do Klasp, que estará muito veloz e vá pulando pra conseguir pegar as 30 estrelas sem ter muitos problemas.


BONUS 2: pouco depois do continue, após uma sequência de várias cordas numa passagem vertical, vai ter uma pequena passagem pra direita (→); vá nela e atire a Dixie pra cima, onde está o bonus.


Find the coin, use a Dixie pra não ter problema, vá pulando nas cordas, passando rapidamente pras de cima, até chegar na moeda de bonus. Ah, uma dica: os Klasps vão estar bem rápidos.


MOEDA DK: logo depois da letra O, vai ter uma passagem pra esquerda (←); vá nela com o Kiddy na frente, pegue o barril de ferro e, virado pra direita abaixo da passagem pra cima, pule e atire o barril pra cima contra a parede, de modo que ele volte pela parte de cima; rapidamente, siga o barril, mas pega parte de baixo, de modo que o Koin vire e fique de costas antes do barril chegar nele.
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Deixo aqui um video com a música Rockface Rumble, tema das fases de desfiladeiro.