segunda-feira, 8 de março de 2021

[GAMES] Switch vende 1,5 milhão de unidades e supera todos os concorrentes no Reino Unido em 2020

Oi, pessoal, tudo bem?

O Switch vendeu 1,5 milhão de unidades no Reino Unido em 2020, mesma quantidade a que se chega ao somar as vendas, no período, de todos os concorrentes do aparelho no território britânico, segundo dados levantados pelos institutos GfK e GSD, e aos quais o site GamesIndustry teve acesso na semana passada por meio da Entertainment Retailers Association (ERA). Juntos, o PS4 e o PS5 tiveram cerca de 900 mil unidades comercializadas (sendo mais de 450 mil do aparelho novo), enquanto o Xbox One e o Xbox Series X/S alcançaram aproximadamente 600 mil (com 310 mil do dispositivo da nova geração).

A liderança do videogame da Nintendo aparece também na receita gerada: £ 367,4 milhões (R$ 3 bilhões) por parte do Switch, ante £ 191 milhões (R$ 1,6 bilhão) do PS5 e £ 118 milhões (R$ 958 milhões) do Xbox Series X/S. Em comparação com o ano anterior, o console híbrido registrou um crescimento superior a 50% nas vendas, o PS4 e o PS5 combinados venderam 28,6% mais que o PS4 sozinho, e as vendas somadas do Xbox One e Series X/S foram 20% maiores que as do One.

Segundo o GamesIndustry, falta de estoque impediu os novos consoles da Sony e Microsoft de venderem muito mais em 2020, no Reino Unido, mas também houve escassez de Switch em alguns momentos. Em relação aos jogos, os dados levantados sobre o território britânico mostram que FIFA 21 foi o mais vendido dentre todos, e Animal Crossing: New Horizons ficou com a liderança entre os títulos da Nintendo, ocupando a sexta colocação no ranking geral. Confira:

Jogos mais vendidos no Reino Unido em 2020

   N.ºTítuloVendas totaisVendas físicasVendas digitaisParcela digital
  1FIFA 212.237.1751.076.7431.160.43251,9%
  2Call of Duty: Black Ops Cold War1.528.985472.5901.056.39569,1%
  3Grand Theft Auto 51.248.608314.129934.47974,8%
  4FIFA 20904.029341.917562.11262,2%
  5Call of Duty: Modern Warfare899.921330.650569.27163,3%
  6Animal Crossing: New Horizons810.535810.535Sem dadosN/D
  7Assassin's Creed Valhalla693.367415.533277.83440,1%
  8The Last of Us: Part 2543.218344.291198.92736,6%
  9NBA 2K20481.53559.508422.02787,6%
  10Tom Clancy's Rainbow Six: Siege455.70536.002419.70392,1%
  11Red Dead Redemption 2436.841137.930298.91168,4%
  12Mario Kart 8: Deluxe427.667427.667Sem dadosN/D
  13Spider-Man: Miles Morales400.636273.629127.00731,7%
  14Monopoly Plus398.002N/D398.002100%
  15Marvel's Avengers380.596252.085128.51133,8%
  16Ghost of Tsushima373.472192.523180.94948,5%
  17Cyberpunk 2077371.215371.215Sem dadosN/D
  18Minecraft334.688221.361113.32733,9%
  19Assassin's Creed Odyssey327.60354.922272.68183,2%
  20Star Wars Jedi: Fallen Order312.915180.551132.36442,3%

 Até mais!

domingo, 7 de março de 2021

[CURTAS] Em documentário, chefe da divisão Xbox admite que nunca poderia ter projetado o Wii

Boa noite, pessoal, tudo bem?

Em um documentário de cinco episódios sobre a história da Nintendo, que chegou à plataforma americana de streaming Crackle na última segunda-feira (1º), Phil Spencer, chefe da divisão Xbox na Microsoft, aparece como um dos entrevistados, faz elogios à gigante de Kyoto e afirma: "eu nunca poderia ter projetado o Wii... eu não tenho isso em mim". A observação foi feita, há dois dias, pelo site Video Games Chronicle (VGC).

Segundo o veículo, na série Spencer pontua que consoles da Big N deixaram claro para ele que o Xbox não deve apenas fazer otimamente aquilo já feito por outros dispositivos, mas sim ter características únicas importantes para o videogame. Além disso, em suas palavras, "o papel desempenhado pela Nintendo em tornar os jogos uma experiência familiar segura e convidativa, ao mesmo tempo em que trouxe experiências básicas de jogos para sua plataforma, acho que foi fundamental para a indústria que temos hoje".

"Eu sempre disse achar que a saúde da Nintendo é algo que devemos valorizar como indústria, e vê-los crescer e inovar é ótimo para nós como indústria, mas também é uma inspiração para nós na Xbox fazermos melhor", fala ainda o executivo. Pensando em sua própria capacidade de inovar e na forma como o Wii rompeu padrões no setor, ele acrescenta:

Não sei se não sou corajoso o suficiente ou o que quer que seja agora, como um detentor de plataforma, para ir e fazer algo completamente diferente, e estar tão envolvido em um novo paradigma foi simplesmente incrível de se ver.

Para ele, o Wii consistiu em um exemplo perfeito de videogame com características únicas importantes. Na época que o console estreou no mercado, Spencer era gerente geral do Microsoft Game Studio EMEA, segundo o VGC. No documentário lançado na semana passada, cujo nome é "Playing With Power: The Nintendo Story" ("Jogando Com Poder: a História da Nintendo", em português), o executivo, diz o site, comenta ainda sobre o GameCube e o N64

De acordo com o VGC, a série tem seis horas de duração e traz entrevistas também com o ex-presidente da Nintendo of America Reggie Fils-Aimé e o co-fundador da Atari Nolan Bushnell, entre outras pessoas; abaixo você confere o trailer. O Crackle é gratuito, mas não está mais disponível na América Latina desde 30 de abril de 2019.

Essa não foi a primeira vez que Spencer falou de forma elogiosa sobre a Nintendo. Em 2015, ele admitiu não só que ficaria feliz em ver jogos da empresa rodando no Xbox, mas também que a "casa de Mario" era sua fonte de inspiração. Antes disso, em 2014, pontuou que, em sua opinião, a Big N era "a melhor first-party do planeta". Segundo outros executivos da Microsoft, esta já propôs comprar a gigante de Kyoto.

Até mais!

[RUMOR] Nintendo planeja anunciar Switch com suporte para gráficos em 4K e tela OLED neste ano

Oi, pessoal, tudo bem?

O anúncio de uma versão do Switch com tela maior e do tipo OLED, produzida pela Samsung, está entre os planos da Nintendo para este ano, segundo uma matéria publicada pela agência de notícias Bloomberg na última quarta-feira (3). O modelo aprimorado do console, diz o texto, terá também capacidade de reproduzir imagens com gráficos em 4K quando conectado a televisões.

De acordo com os jornalistas Takashi Mochizuki e Sohee Kim, da Bloomberg, as informações lhes foram passadas por pessoas a par de assuntos internos da Big N e que pediram para não serem identificadas. Essas fontes teriam dito ainda que a nova tela do Switch possuirá 7 polegadas (ante 6,2 da presente no modelo original e 5,5 da incluída no Lite) e resolução em 720p, e começará a ser produzida em massa em junho de 2021, com uma meta inicial mensal de quase 1 milhão de unidades e previsão para envio às montadoras em julho.

Telas OLED reproduzem a cor preta com mais precisão e contribuem para que a bateria de dispositivos durem por mais tempo até precisarem ser recarregadas. As escolhidas pela Nintendo para a nova versão do console híbrido, explica a reportagem, são mais baratas, mas menos flexíveis, que aquelas (da mesma tecnologia) geralmente usadas nos smartphones mais modernos. 

A agência de notícias questionou representantes da Nintendo e da Samsung sobre essa suposta revelação de uma parceria entre as companhias, mas eles não quiseram comentar, e diz que, de acordo com uma declaração feita em fevereiro pelo presidente da gigante de Kyoto, Shuntaro Furukawa, não há planos para o anúncio de um novo Switch em breve. No ano passado, por outro lado, a Bloomberg já havia noticiado que a "casa de Mario" planejava lançar uma nova versão do console em 2021, acompanhada de uma linha de jogos.

Até mais!

terça-feira, 2 de março de 2021

[GAMES] E3 2021 não terá evento presencial, aponta documento

Oi, pessoal, tudo bem?

Pelo segundo ano consecutivo, a Entertainment Software Association (ESA) cancelou a tradicional feira Electronic Entertainment Expo (E3). Isso é o que aponta uma apresentação elaborada pelo Conselho dos Comissários do Departamento de Convenções e Desenvolvimento Turístico de Los Angeles e que foi descoberta, no último sábado (27), por um usuário do fórum ResetEra.

Em 2020, a E3 não ocorreu devido à pandemia do novo coronavírus, e a ESA optou por não fazer qualquer versão online do evento. Para este ano, como a pandemia continua, já era esperado que um novo cancelamento acontecesse. Porém, segundo o documento divulgado, enquanto as atividades presenciais estão descartadas, há trabalhos juntamente com os organizadores para que, no lugar, seja feita uma transmissão diretamente do distrito de esportes e entretenimento LA Live ou do Centro de Convenções de Los Angeles (LACC).

Ainda de acordo com o documento, a licença para as edições de 2022 e 2023 da E3 está sendo negociada. Até o momento, a ESA não se pronunciou sobre essas revelações. Em tempos normais, a feira deste ano começaria em 15 de junho, no LACC.

Até mais!