quarta-feira, 19 de agosto de 2020

[GAMES] Ela está de volta: Nintendo anuncia lançamento oficial do Switch no Brasil

Fora do Brasil desde 2015, a Nintendo nunca escondeu sua intenção de voltar a atuar no mercado brasileiro. No entanto, as mudanças eram tímidas, como uma eShop extremamente limitada no Switch, sendo necessário fazer a compra pelo computador, e depois inserir o código de download no console, que até então nunca foi lançado oficialmente no país. Mas isso vai mudar ainda neste ano, com a Big N anunciando a chegada oficial do Switch em território brasileiro.

A novidade foi divulgada no Twitter pela Nintendo of America, e pode ser conferida abaixo:


Olá a todos os fãs brasileiros da Nintendo! Estamos animados em anunciar que o #NintendoSwitch chegará em breve ao Brasil!!


Apesar deste anúncio tão aguardado, detalhes como data de lançamento e valores ainda não foram revelados, assim como a biblioteca de jogos e possíveis mudanças na eShop brasileira do Switch.

Seja bem-vinda de volta, Nintendo.

domingo, 9 de agosto de 2020

[RUMOR] Nintendo espera produzir 25 milhões de unidades do Switch no ano fiscal corrente

Oi, pessoal, tudo bem?
Uma matéria publicada pela agência de notícias Bloomberg, um dia antes de a Nintendo revelar seus resultados do período entre os meses de abril e junho, aponta que a gigante de Kyoto está pedindo às fabricantes parceiras para produzirem cerca de 25 milhões de consoles Switch no ano fiscal 2020/2021. Segundo o jornalista de tecnologia Takashi Mochizuki, autor da notícia, a informação vem de funcionários da Big N, que não quiseram ser identificados.

Nos dois últimos relatórios financeiros que divulgou (maio e agosto), a Nintendo mostra que sua expectativa é vender 19 milhões de consoles Switch entre 1º de abril de 2020 e 31 de março de 2021. Porém, a Bloomberg explica ainda que, desde abril, as fabricantes parceiras da "Casa de Mario" vinham trabalhando sob a orientação de atingir a marca de 22 milhões de unidades produzidas. Além disso, como motivos para a empresa pedir agora 25 milhões, os funcionários anônimos citaram um aumento constante na demanda nas lojas, proporcionado pela pandemia do novo coronavírus, e uma diminuição na escassez de componentes.

Outra informação passada à agência de notícias é que, com a nova meta de produção da Big N, as fabricantes funcionarão com capacidade máxima até dezembro. Desse modo, se a demanda dos consumidores pelo Switch cair nos próximos meses, haverá um reajuste na quantidade programada para o período entre janeiro e março de 2021, mas as parceiras esperam no mínimo ultrapassar as 22 milhões de unidades. Até o momento, a base instalada mundial do videogame híbrido está em cerca de 61,44 milhões de aparelhos. No final de junho, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou que a produção do console estava se normalizando após sofrer impacto da pandemia.
Até mais!

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

[GAMES] Nintendo divulga relatório financeiro do primeiro trimestre do ano fiscal 2020 / 2021; Switch empata em vendas com o NES

A Nintendo divulgou ontem, seu relatório financeiro referente ao primeiro trimestre do atual ano fiscal, que se iniciou em 01 de abril de 2020, e termina em 31 de março de 2021 - o período em questão do chamado Q1 vai de 01 de abril até 30 de junho. E os resultados foram muito bons, principalmente levando em conta que o Q1 ocorreu justamente quando a pandemia de Covid-19 explodiu em todo o mundo. Confira os números na tabela abaixo, em comparação com o mesmo período do ano passado:

Q1 2019 / 2020Q1 2020 / 2021Variação
ReceitaUS$1.57 bilhão
R$8.53 bilhões
US$3.32 bilhões
R$18.04 bilhões
+108,1%
Lucro brutoUS$759,03 milhões
R$4.12 bilhões
US$1.96 bilhão
R$10.65 bilhões
+153,6%
Lucro operacionalUS$249,57 milhões
R$1.35 bilhão
US$1.34 bilhão
R$7.28 bilhões
+427,7%

Agora em relação aos jogos e consoles: o Switch atingiu mais uma marca histórica, ao empatar com o clássico NES. O console híbrido vendeu 5.67 milhões de unidades no período, contra 2.13 milhões em 2019, o que elevou sua base instalada para 61.44 milhões, empatando com primeiro console doméstico da empresa, e superando o XBox One. Já o Nintendo 3DS aumentou suas vendas para 75.87 milhões de unidades. Confira:


O relatório também traz os jogos mais vendidos para o Switch até o momento. O grande destaque fica por conta de Animal Crossing: New Horizons, que, em pouco mais de três meses, vendeu impressionantes 22.4 milhões de cópias, o que o coloca na vice-liderança, imediatamente atrás de Mario Kart 8 Deluxe, que já tem mais de três anos de estrada. Confira:

  1. Mario Kart 8 Deluxe — 26,74 milhões;
  2. Animal Crossing: New Horizons — 22,4 milhões;
  3. Super Smash Bros. Ultimate — 19,99 milhões;
  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild — 18,6 milhões;
  5. Pokémon Shield / Sword — 18,22 milhões;
  6. Super Mario Odyssey — 18,06 milhões;
  7. Pokémon Let’s Go Pikachu / Eevee — 12,2 milhões;
  8. Super Mario Party — 10,94 milhões;
  9. Splatoon 2 — 10,71 milhões;
  10. New Super Mario Bros. U Deluxe — 7,44 milhões;


E pela primeira vez em toda a sua história, a Big N registrou mais vendas de jogos digitais do que na versão física. Segundo o relatório, as compras digitais correspondem a 55,6% das vendas de jogos no Q1, um aumento de 229,9% em relação ao registrado no ano passado. Além disso, 67,7% da receita do período foi gerada por compras de jogos digitais que também possuem versão física.


Via Meio Bit e Eurogamer.pt.

quarta-feira, 5 de agosto de 2020

[CURTAS] Ex-compositor da RARE, David Wise ficaria "encantado" caso se envolvesse em outro jogo da franquia DKC

Grande compositor e mundialmente conhecido pela trilha sonora da franquia Donkey Kong Country, o britânico David Wise revelou que ficaria "encantado" caso pudesse trabalhar em um novo título da família Kong - seu último trabalho na série foi em Donkey Kong Country Tropical Freeze (Wii U / Switch), em 2014.

Wise aproveitou a ocasião, em entrevista ao site Comicbook.com, para comentar sobre a liberdade que tinha da Nintendo para trabalhar em suas criações:

Sempre há orientações bem-vindas da Nintendo. Há também uma enorme liberdade e expressão criativa. Constatei que a Nintendo está muito feliz em deixar a criatividade respirar e florescer, principalmente nos primeiros rascunhos, e depois sugerir mudanças ou dar idéias. para refletir o desenvolvimento do resto do jogo.

Até o momento, não há indícios de que uma sequencia de Tropical Freeze esteja a caminho, principalmente ao levarmos em conta que a Retro Studios, estúdio atualmente responsável pelos jogos da franquia, anda bem ocupada com o desenvolvimento de Metroid Prime 4. No entanto, Stephen Dupree, designer-chefe do jogo, retornou para a Retro Studios no início deste ano, o que nos deixa com aquela pitada de esperança de um novo título da franquia DKC poder ser lançado em breve, e porque não, com David Wise nos brindando novamente com belas canções.
 

Via Nintendo Life.

domingo, 2 de agosto de 2020

[SECRET HOARD - ATUALIZADO] Por Trás Das Cenas De Donkey Kong Country Tropical Freeze

Edição do quadro originalmente publicada no dia 16 de novembro de 2014.


E inicio agora o segundo e último capítulo do Secret Hoard relacionado a Donkey Kong Country: Tropical Freeze!
Reúno nessa matéria todos os Easter Eggs e curiosidades do game, os quais comentei, no detonado que fiz, nas respectivas fases em que apareceram. Alguns estão bem à vista e podem ser facilmente percebidos pelos jogadores, até mesmo por aqueles menos atentos ao cenário! Já outros, só foram e são encontrados pelos mais observadores e curiosos, como eu. Segue abaixo então cada um deles, em ordem de fase:


Mangrove Cove apresenta um segredo! Trata-se da melodia principal de DKCR. Para ser escutada, ande para a esquerda quando iniciar a fase, e entre na parte do avião que caiu da árvore junto de DK. Lá dentro há alguns televisões e um balão vermelho de vida: bata no chão com o gorilão e os aparelhos ligarão, mostrando o logo do quarto DKC enquanto toca sua música.
Uma curiosidade "faz parte" do cenário, sendo ela a silhueta de Donkey Kong Island, que pode ser observada entre o buraco de grandes raízes de árvores no início do primeiro estágio do game.
                                                                                                            


Em Funky's Fly 'n' Buy, a loja de Funky Kong dentro do título, ao colocarmos o "cursor" no item "Crash Guard", o macaco vendedor irá fazer uma referência à famosa frase dita por um "NPC" no primeiro The Legend of Zelda (NES), ao entrarmos com o protagonista Link na caverna para pegar sua espada: "It's Dangerous to go alone! Take This" (É perigoso ir sozinho! Pegue isso), que fica "Its dangerous to go alone--take one of these" (É perigoso ir sozinho, pegue um destes).
                                                                                                            


Indo em direção à saída secreta em Canopy Chaos, achamos uma vitrola. Ao bater no chão onde ela se encontra, você vai se maravilhar, já que começará a tocar a música tema de Donkey Kong Country, sem remixes. Esperando bastante, será possível ouvir até  mesmo uma parte que no menu de DKC era cortada.
                                                                                                            


Busted Bayou, aproveitando de seu tipo (Silhueta), esconde em seu cenário um Easter Egg referente a Metroid, onde a nave da protagonista da série (Samus Aran) pode ser vista pousada em um galho de uma das diversas árvores presentes, no local ao fundo de onde está a letra "K" da palavra K-O-N-G.
                                                                                                            


Em determinado momento de Grassland Grove, observa-se um amontoado de rochas que formam a cara de K.Rool (O vilão dos três primeiros DKC).
                                                                                                            


Outra curiosidade, é o fato de o polvo que ataca os símios em Irate Eight ser o mesmo que vivia em DK Isand em DKC Returns e que atrapalhou nossa passagem por Stormy Shore.
                                                                                                            


Ao fundo do local onde fica o segundo Check Point em Fruit Factory, localiza-se um Easter Egg referente ao cenário da estufa de Stanley de Donkey Kong 3 (Arcade, NES...)
                                                                                                            


O cenário de fundo do local por onde anda um Papa Painguin em Aqueduct Assault contém estátuas dos Três Macacos Sábios similares àquelas que, na vida real, estão presentes na entrada do Estábulo Sagrado na cidade japonesa de Nikko, e, em DKCR, aparecem na fase Itty Bitty Biters. Agora elas estão despejando água congelada pela boca.


No plano secundário, ao final da mesma fase, está a conhecida estátua de DK Arcade, que antes (Em Wonky Waterway) segurava um Wii Remote, agora segurando um GamePad. Na tela do controle, aliás, aparece Donkey Kong Jr.
                                                                                                            


Em Blurry Flurry, passamos voando pelo grande morcego morador de DK Island, agora congelado, o qual em DKCR comandou uma horda de morcegos para atacar os símios em Crowded Cavern.
                                                                                                            


As aranhas que nos atormentaram durante as fases do Mundo 5 do jogo anterior, estão congeladas no cenário de fundo de Forest Folly. Além disto, nesta fase tem alguns totens com teias delas. Curioso é que estes aracnídeos aqui são gigantes, ao contrário do outro game.
                                                                                                            


Na fábrica congelada de Frozen Frenzy encontramos o grande olho mecânico com braços, o qual vimos pela primeira vez em Handy Hazards, em DKCR.

Em qualquer nível, ao permanecer parado com DK por alguns segundos, o mesmo pega um 3DS e começa a jogar! Abaixando o volume da música na parte de "Options" e deixando apenas os efeitos sonoros, é possível saber quais são os games desfrutados pelo gorila engravatado: Donkey Kong Country Returns 3D, Mario Kart 7, Super Mario 3D Land e Animal Crossing: New Leaf.
Cada macaquinho tem sua própria animação ao ficar muito tempo no mesmo lugar: Diddy se estende ou canta; Dixie planta bananeira ou levanta sua guitarra; Cranky limpa a orelha com sua bengala.
                                                                                                            

É, o quinto game DK da saga Country não perde para os outros em questão de segredos, com destaque para o épico Mundo 6.
Acessando a parte de "Extras" do jogo, é possível ver, assim como em DKCR, inúmeras imagens que nos apresentam cenas de fases que estariam presentes no título, mas que foram descartadas e substituídas por outras que agora desfrutamos.
Espero que tenham gostado leitores! Sintam-se livres, como sempre, para darem suas opiniões nos comentários. Veremos o que o futuro reserva para o quadro!


*Atualização (02/08/2020): Escrevendo a 21ª edição do guia de viagens Donkey Kong, reparei que ao menos um easter egg estava faltando neste Secret Hoard de 2014. Depois, pesquisando, vi que outro fora descoberto em 2018 e também não estava aqui. Ou seja, eu precisava atualizar a matéria urgentemente, visto que quando a publiquei, há mais de cinco anos, disse que ela reunia todos os segredos de DKC: Tropical Freeze. Enfim, peço desculpas pela demora para acrescentar o conteúdo, mas cá estou agora para fazê-lo. Espero com ele surpreender pelo menos alguns de vocês e, mesmo os que já conheciam, não deixem de compartilhar conosco nos comentários como descobriram e o que acham desses easter eggs.


O quinto mundo do game não traz apenas a estufa de Stanley como referência a outro título. Em Frosty Fruits, uma janela ao fundo da fábrica, próximo ao início da fase, permite ver um tanque estacionado que é idêntico aos enviados por Bowser para parar Mario em Super Mario Bros. 3 (NES).
                                                                                                            

(Clique para aumentar)

A Retro Studios colocou duas referências aos games Metroid, em DKC: Tropical Freeze. A segunda delas é um Metroid nadando ao longe, em direção à superfície, no fundo de Amiss Abyss. Para vê-lo, é preciso retornar no percurso, a partir de determinado ponto, e girar um mecanismo. O responsável pela descoberta foi Shane Marchis, morador da província canadense de Ontário. Ele gravou um vídeo ensinando o passo a passo para encontrar o easter egg e explica que funciona nas versões de Wii U e Switch.