sexta-feira, 27 de setembro de 2019

[GAMES] Nintendo participará da Brasil Game Show 2019, desta vez com estande próprio

Ausente do Brasil desde 2015, a Nintendo vem, aos poucos, tentando retornar ao país, de diversas formas. E pela primeira vez desde 2012, a empresa estará em terras brasileiras, mais especificamente em São Paulo, na edição deste ano da Brasil Game Show; no ano passado, a Big N esteve na BGS, mas sua participação não foi além da Cosplay Zone.

Desta vez, a gigante de Kyoto estará presente com um estande próprio, com direito a uma demo jogável de Luigi's Mansion 3, cujo lançamento, exclusivo para o Switch, está previsto para 31 de outubro. Além deste, outros títulos clássicos do console híbrido estarão disponíveis, como Super Mario Maker 2, The Legend of Zelda: Link's Awakening, Mario Kart 8 Deluxe, Super Smash Bros. Ultimate, entre outros.

Além dos jogos, o próprio Mario também vai estar por aqui... ou melhor, sua voz: ninguém menos que Charles Martinet já havia confirmado presença na BGS 2019. O dublador norte-americano é responsável pelas vozes de Mario, Luigi e suas versões bebês, além dos vilões Wario e Waluigi.

A Brasil Game Show 2019 ocorrerá entre os dias 09 e 13 de outubro, no Expo Center Norte. Ingressos e mais informações estão no site oficial do evento.

domingo, 15 de setembro de 2019

[GAMES] Nos Estados Unidos, Switch lidera vendas de videogames pelo nono mês seguido; saiba mais

Boa noite, pessoal, tudo bem?
Não foi desta vez também que os concorrentes conseguiram desbancar o Switch da liderança em vendas mensais e anuais, nos Estados Unidos. Dados do NPD Group, divulgados recentemente por seu analista de mercado Mat Piscatella, no Twitter, apontam que o console híbrido foi o videogame mais vendido e o mais lucrativo pelo nono mês seguido, na "Terra do Tio Sam", e superou, portanto, os demais aparelhos em agosto.

No último mês, os consumidores desembolsaram US$ 666 milhões com produtos da indústria dos games no mercado estadunidense, mas o número representa uma queda de 18%, em comparação com agosto de 2018. Ao comparar a venda de hardwares especificamente, a queda chegou aos 22%, para US$ 167 milhões, sendo que o Switch foi o único console a ter maior rentabilidade em agosto de 2019 do que no mesmo mês do ano passado.

Em relação aos games, Piscatella explica que, entre os dez mais rentáveis em agosto deste ano, cinco são da Nintendo, com destaque para Fire Emblem: Three Houses, que alcançou a quarta colocação, e Mario Kart 8, que ficou em sétimo lugar mesmo com a versão Deluxe tendo sido lançada há mais de dois anos. O primeiro lugar do ranking foi ocupado por Maden NFL 20, da Electronic Arts (EA), e a soma de todo o dinheiro gasto com a compra de jogos, no mês passado, parou em US$ 250 milhões, número 22% menor que o do mesmo período de 2018 e pior resultado para agosto desde 1998 (US$ 234 milhões).

Top 10 jogos mais lucrativos no mês de agosto
  1. Madden NFL 20
  2. Minecraft
  3. Grand Theft Auto V
  4. Fire Emblem: Three Houses
  5. Super Smash Bros. Ultimate
  6. Super Mario Maker 2
  7. Mario Kart 8
  8. Mortal Kombat 11
  9. Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege
  10. Astral Chain
Nas vendas somadas de todos os aparelhos nos oito primeiros meses de 2019, mais uma queda, que foi na contramão apenas de outro resultado (positivo, na comparação ano a ano) do Switch: os consumidores gastaram US$ 1,6 bilhão com os hardwares, 21% menos que no mesmo intervalo de tempo do ano passado. Também entre janeiro e agosto, o gasto com a compra de games, por sua vez, totalizou US$ 3,1 bilhões, um aumento de 1%, na comparação ano a ano, que foi possível especialmente graças ao desempenho do Switch.
Até mais!

[CURTAS] Controle Joy-Con articulado é patenteado no Japão

Oi, pessoal, tudo bem?
No começo deste mês, uma discussão iniciada no fórum Reddit trouxe à tona uma patente da Nintendo, que foi tornada pública no dia 5 de setembro, no Japão, e mostra um conceito diferente de Joy-Con. No documento, o controle do Switch aparece com articulação, permitindo que sua parte superior, onde fica o analógico e o botão "-" (no esquerdo), e os botões "A", "B", "X", "Y" e "+" (no direito), possa ser inclinada para trás, mesmo quando o periférico está conectado à tela do console híbrido. Veja algumas imagens a seguir:




Apesar de ter virado pública agora em setembro, a patente foi inscrita no dia 27 de fevereiro de 2018, no Instituto Japonês de Patentes (JPO). O principal objetivo do Joy-Con articulado, segundo consta no resumo da ideia, é justamente "melhorar o grau de liberdade de projeto em relação à forma". Contudo, até o momento, a Nintendo não demonstrou qualquer intenção de começar a fabricá-lo.
Até mais!

quinta-feira, 5 de setembro de 2019

[GAMES] Nintendo anuncia chegada de jogos do SNES ao Nintendo Switch Online

O que era muito esperado, finalmente, foi confirmado pela Nintendo. Durante o Nintendo Direct transmitido ontem, a Big N anunciou a chegada de 20 jogos do Super Nintendo para o Nintendo Switch Online. Além disso, também confirmou o rumor sobre um controle sem fio do SNES para o console híbrido, disponível exclusivamente para os assinantes do serviço online.

Os 20 jogos clássicos, que serão disponibilizados hoje, dia 05 de setembro, são os seguintes:

  • Super Mario World
  • Super Mario World 2: Yoshi's Island
  • Super Mario Kart
  • The Legend of Zelda: A Link to the Past
  • Super Metroid
  • Super Tennis
  • Super Puyo Puyo 2
  • Super E.D.F. EARTH DEFENSE FORCE
  • Star Fox
  • Kirby's Dream Land 3
  • Pilotwings
  • F-ZERO
  • Breath of Fire
  • Demon's Crest
  • BRAWL BROTHERS
  • Joe & Mac 2: Lost in the Tropics
  • Super Soccer
  • Stunt Racer FX
  • Super Ghouls 'n' Ghosts
  • Kirby's Dream Course
Infelizmente, a franquia DKC, que se originou no SNES, não foi liberada neste primeiro momento, mas é quase que certeza que deverá aparecer em breve.


Via Voxel.

domingo, 1 de setembro de 2019

[TOP 10] Fases difíceis - ラファエル

Olá pessoas, sejam todos bem-vindos a mais um Top 10, este que deveria ter sido postado semana passada, mas por motivos de força maior, vulgo semana muito agitada, não foi possível. Mas hoje, aqui estou eu para listar as minhas dez fases mais difíceis da franquia DKC. Cabem aqui algumas ressalvas: eu não joguei DKC Tropical Freeze pra valer, então não tenho como opinar sobre as fases deste jogo. A segunda ressalva é um tanto curiosa, eu tenho uma verdadeira atração por fases consideradas difíceis pela comunidade, tanto que algumas que talvez vocês esperassem não vão aparecer na minha lista, e ainda estarão reservadas para um futuro Top 10. Sendo assim, a grande maioria das fases aqui são as que considero mais chatas de se passar e/ou que me deram muito trabalho em algum momento, mas que não o fazem mais atualmente.

Tendo isso em mente, vamos às fases que eu escolhi. Listei também as dificuldades de cada uma delas, apenas para efeito de comparação. Então, sem mais enrolações, vamos lá.




10- Animal Antics (DKC2) - Dificuldade 10/10
Com certeza, surpreendi todo mundo com essa escolha. A última fase do segundo jogo é uma das minhas favoritas de toda a franquia, mas me dava pesadelos quando eu era criança. Controlar todos os animais ajudantes em diversos ambientes parece interessante, mas coloque um papagaio para voar durante um vendaval em um espinheiro... É o bastante para enfurecer qualquer um.

09- Windy Well (DKC2) - Dificuldade 9.5/10
O vento nunca foi meu amigo em toda a minha carreira de jogador, ainda mais quando ele sopra na vertical, e é preciso controlar com precisão os movimentos para não cair naquela abelha que parece imune ao ar em movimento. Até hoje essa fase é um desafio nas minhas jornadas pela Crocodile Isle.

08- Web Woods (DKC2) - Dificuldade 9/10
Eu sou uma pessoa bem agitada, e costumo passar isso para qualquer coisa que eu faça, incluindo jogar vídeogame. E esta fase me tira a paciência, justamente por seu ritmo lento, sendo necessário construir teia após teia para poder passar por grandes abismos. Some a isso o fato da moeda DK passar "a jato" entre os prêmios do fim da fase, o que quer dizer que disparar o barril acima do alvo um segundo depois pode significar passar um tormento inteiro novamente.

07- Krack-shot Kroc (DKC3) - Dificuldade 8/10
Nesta aqui, é preciso estar em movimento o tempo todo. Pois, ao entrarmos nela, ativamos um sistema de segurança que nos persegue, praticamente, até o final. Então este seria meu tipo de fase? De jeito nenhum, pois além de ter que prestar atenção onde coloco as teias para atravessar grandes potes de lava, a incessante mira do sistema de segurança me força a não ficar parado, o que até hoje me leva a cometer erros de calculo e sofrer algumas queimaduras.

06- Lightning Look-out (DKC3) - Dificuldade 9.5/10
Teoricamente, esta teria tudo para ser minha fase favorita, uma vez que possui ritmo intenso. O único problema é que ela acontece durante uma tempestade elétrica, onde simplesmente não há lugar algum para se proteger. É preciso estar em movimento constante, além de prestar atenção tanto nos inimigos que surgem pelo caminho, quanto nos raios. Já perdi muitas vidas aqui quando era mais novo, e as vezes ainda acontece nos dias de hoje.

05- Blackout Basement (DKC) - Dificuldade 8/10
O problema desta aqui não é a dificuldade em si, mas o fato que eu não gosto dela do mesmo jeito que eu detesto o calor. As luzes piscando escondem simplesmente tudo, desde bananas e barris a até mesmo os inimigos e praticamente todo o cenário. Tudo bem que durante um apagão a gente não enxergue muita coisa, mas basta lembrar que os Kongs são visíveis o tempo todo, e essa confusão elétrica já me custou muitas vidas na infância.

04- Kong-fused Cliffs (DKC3) - Dificuldade 8/10
Esta aqui é outra para testar a minha - pouca - paciência, pois somos obrigados a seguir por cordas que estão pegando fogo, mas em ritmo lento e por uma fase longa. E a fumaça da corda queimando parece afetar também as abelhas, que voam desordenadamente, nos deixando em um dilema cruel entre sermos fatiados por sua serra ou queimados pelo fogo. Aqui, nem mesmo a música, minha favorita do terceiro jogo, consegue ajudar.

03- Klobber Karnage (DKC2) - Dificuldade 8.5/10
Uma fase teoricamente normal entre todas as citadas anteriormente. Isso até passar um pouco da metade, onde um barril giratório é a única maneira de prosseguir. Durante a minha infância, não era tão complicado, mas atualmente, via emulador, virou uma tortura por algo que não consigo entender: no SNES, eu controlava o giro do barril, mas no emulador, ele gira por conta própria, sendo muito difícil, até mesmo com save state, de não levar algum tipo de dano.

02- Muncher Marathon (DKC Returns) - Dificuldade 7/10
Aqui vem a primeira fase que eu realmente considero difícil. Quando cheguei nela pela primeira vez, tinha uma boa quantidade de vidas... quando consegui terminar, tinha umas quatro ou cinco vidas. Aquelas aranhas engolem tudo o que veem pela frente, e eu simplesmente não estava preparado para isso, ainda mais com o movimento um tanto pesado dos Kongs neste jogo. O tanto de vezes que eu morri no mesmo lugar, não tem precedentes.

01- Hot Rocket (DKC Returns) - Dificuldade 8.5/10
Sem dúvidas a fase mais difícil que eu já joguei em toda a franquia - exceto o chefe final, que não conta neste Top 10. Controlar o barril-foguete em meio a jatos de lava acrobáticos não foi a melhor experiência que tive neste jogo, só não levei um game over porque tinha uma enorme quantidade de vidas, mas devo ter morrido aqui mais de 30 vezes, sem exageros.