segunda-feira, 29 de julho de 2019

[CURTAS] Assistência autorizada da Nintendo no Brasil oferece conserto grátis para problema de "drift" nos Joy-Cons

O incômodo problema de "drift" nos Joy-Cons, quando o personagem se move mesmo que o analógico não seja pressionado, vem causando muita dor de cabeça aos jogadores. A Nintendo se pronunciou oferecendo o conserto gratuito dos controles que apresentarem o problema, pedindo que os jogadores afetados os enviassem a sua sede... nos Estados Unidos. Mas calma, antes que se desespere, a assistência técnica autorizada da Big N no Brasil também se ofereceu para reparar os controles.

O pessoal do site Switch Brasil entrou em contato com a HG Digital Service Ltda., localizada na cidade de São Paulo, que enviou as seguintes informações sobre o conserto:

CLIENTES DE SÃO PAULO

1-) Abrir chamado diretamente em nosso site: www.hgdigital.com.br/rma/nintendo

Obs: Nos campos que necessitam inserir documentos, colocar foto do Nº de Série do console e no outro campo foto do aparelho e concluir a abertura da RMA gerando o Nº da mesma. Após este procedimento, comparecer no endereço abaixo com o Nº da RMA previamente aberta em nosso site:

HG Digital Service
Av: Pompeia, 1522
São Paulo – SP
Cep: 05022-001
Tel: (11) 3868-2658

Obs: Procedimento acima informado, referente ao reparo gratuito para os casos de Joycons apresentando o problema de “DRIFT”, caso constatado outro problema, será efetuada a analise no equipamento e enviado ao cliente orçamento de correção, informando custos de peças e mão de obra para a solução do problema apresentado.

Para quem mora longe da capital paulista, ou até mesmo em outro estado, o procedimento é o mesmo. No entanto, o consumidor deverá arcar com os custos de envio e de retorno dos controles, apenas o conserto não será cobrado.


Via Switch Brasil.

quarta-feira, 24 de julho de 2019

[CURTAS - ATUALIZADO] Empresa de advocacia move ação contra a Nintendo por causa de defeito no Joy-Con

Oi, pessoal, tudo bem?
Três membros da empresa de advocacia Chimicles Schwartz Kriner e Donaldson-Smith (CSK&D) protocolaram uma ação contra a Nintendo, na última sexta-feira (19), no Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Ocidental de Washington, de âmbito federal. Os advogados querem representar os donos do Switch em uma disputa judicial com a gigante de Kyoto, e o motivo consiste nas inúmeras reclamações a respeito de um defeito que o Joy-Con, controle do console híbrido, vem apresentando desde 2017 sem que a Big N apresente uma solução a nível de fábrica. Chamado de "Joy-Con drift", ele ocorre quando o personagem de um game continua andando para alguma direção, por exemplo, mesmo que o analógico do controle não esteja sendo tocado pelo jogador.

Na ação, que você confere na íntegra clicando aqui, foram incluídos um relato, do problema, de 2017, cinco de 2018 e cinco de 2019. Em dois deles, o jogador fala que mesmo tendo enviado os controles para a assistência técnica da Nintendo, o "Joy-Con drift" voltou a ocorrer poucos meses depois do conserto. Em uma discussão sobre o tema iniciada no fórum Reddit há uma semana, 27,7 mil usuários demonstraram apoio a uma pessoa que reclamava do defeito. Já um vídeo do canal Spawn Wave, do Youtube, que foi publicado em 6 de abril deste ano e explica o porquê de o problema com o Joy-Con ocorrer, recebeu mais de 345,48 mil visualizações.

Os advogados da CSK&D apontam que, com o "Joy-Con drift", a Nintendo viola ao menos quatro leis federais ou estaduais dos Estados Unidos. Como pena, pedem, entre outras coisas, uma ordem temporária e permanente impedindo a empresa de vender Joy-Con sem falar que pode apresentar o defeito; a instauração de um programa de recall dos controles ou sua substituição gratuita; e o pagamento de uma quantia em dinheiro, a ser determinada durante o decorrer do processo, para compensar os danos causados aos consumidores.

Antes de a ação ser protocolada, a CSK&D havia aberto uma investigação, em seu site, com o objetivo de conhecer mais jogadores que constataram o defeito. A página continua no ar e pede para que sejam colocados dados pessoais e informações precisas sobre a experiência com os controles. Em 2017, quando redes de lojas e canais especializados realizaram os primeiros testes do Switch, um problema constante de sincronia entre o Joy-Con esquerdo e o console foi percebido, mas a Nintendo agiu logo para que isso não acontecesse nos lotes seguintes. Até o momento, contudo, a companhia não emitiu qualquer posicionamento sobre o processo iniciado na sexta-feira*.
Até mais!


*ATUALIZAÇÃO (24/07): O site informativo VICE revelou hoje que teve acesso a um documento interno da Nintendo em que a empresa fornece orientações para os funcionários de seu atendimento ao cliente seguirem, a partir de agora, quando forem questionados sobre o "Joy-Con drift". Segundo o site, as informações vazadas apontam que não será mais cobrado comprovante de compra do Switch ou Joy-Con para que um reparo no controle seja feito nem algo que confirme o prazo de garantia para que o conserto seja gratuito, de modo que o processo será facilitado. Além disso, quem já pagou à Big N para solucionar o "Joy-Con drift" terá direito a um reembolso. Outros trechos do documento explicariam que, em relação à permanência ou não do defeito no Switch Lite, a gigante de Kyoto diz apenas esperar que o novo hardware funcione como planejado, e que a companhia não vai se pronunciar sobre a ação movida pela CSK&D. O VICE afirma ainda que procurou a Nintendo para comentar o documento, mas recebeu como resposta a seguinte nota:
Na Nintendo, temos muito orgulho em criar produtos de qualidade e estamos continuamente aprimorando-os. Estamos cientes de relatos recentes de que alguns controladores Joy-Con não estão respondendo corretamente. Queremos que nossos consumidores se divirtam com o Nintendo Switch e, se alguma coisa ficar aquém deste objetivo, nós sempre os incentivamos a visitar http://support.nintendo.com para que possamos ajudar.

terça-feira, 23 de julho de 2019

[GAMES] Estreia de Super Mario Maker 2 domina atenções e faz Switch liderar pelo sétimo mês consecutivo nos Estados Unidos

Se alguém ainda questionava o domínio da Nintendo nos Estados Unidos, a resposta veio na forma de um dos jogos mais aguardados do ano. De acordo com dados do NPD Group, o Switch liderou o ranking de consoles mais vendidos pelo sétimo mês consecutivo, desta vez fortemente impulsionado pelo lançamento de Super Mario Maker 2, que também não deu chance alguma para a concorrência.

O analista Mat Piscatella, que trabalha para o NPD Group, divulgou várias informações interessantes sobre o mês de junho nos Estados Unidos. Segundo ele, a venda de consoles no país caiu 33%, no comparativo com o mesmo período do ano passado - a única exceção foi o Switch, que aumentou suas vendas.



Piscatella também fez um vídeo detalhando os números do mercado norte-americano no último mês, confira (em inglês):


Abaixo, confira o ranking dos jogos mais vendidos, em junho, nos EUA. Lembrando que lá, as vendas de jogos são contadas em dólares, não em cópias vendidas:

  1. Super Mario Maker 2
  2. Crash Team Racing Nitro Fueled
  3. Mortal Kombat 11
  4. Grand Theft Auto V
  5. Minecraft
  6. Super Smash Bros Ultimate
  7. Marvel’s Spider-Man
  8. NBA 2K19
  9. Mario Kart 8 Deluxe
  10. Days Gone
  11. Tom Clancy’s Rainbow Six: Siege
  12. Red Dead Redemption II
  13. The Legend of Zelda: Breath of the Wild
  14. MLB The Show 19
  15. Call of Duty: Black Ops IIII
  16. Tom Clancy’s The Division 2
  17. New Super Mario Bros U Deluxe
  18. Assassin’s Creed Odyssey
  19. Super Mario Party
  20. God of War 2018
Sobre os consoles, também não foram divulgados números de vendas para junho, mas o Switch não apenas liderou o ranking, como provavelmente aumentou sua base instalada mais do que em maio, uma vez que o Playstation 4 foi vendido com desconto por dez dias, e o Xbox One era comercializado por US$199.


Via Meio Bit.

sábado, 20 de julho de 2019

[CURTAS] Companhia aérea presenteia passageiros com Switch e realiza sorteio de unidades do console

Oi, pessoal, tudo bem?
Uma parceria entre a Nintendo e a companhia aérea Southwest Airlines surpreendeu os passageiros de um voo que partiu de Dallas, no Texas, com destino a San Diego, na Califórnia, na última quarta-feira (17). Em determinado momento após a decolagem, todos receberam a oportunidade de pegar um console Switch e testar a fase Southwest Super Sky Challenge, de Super Mario Maker 2, que havia sido criada especialmente para a ocasião. Com os que aceitaram, foi realizado um sorteio, e o único vencedor, anunciado antes do pouso, levou para casa dois prêmios: um bundle contendo o videogame híbrido e o código de download da versão digital do mais novo Super Mario; e um cartão-presente Southwest de US$ 500,00. Contudo, aqueles que eventualmente ficaram tristes de não terem sido o escolhido não demoraram muito para voltar a estampar um sorriso: cada um dos passageiros presentes na aeronave foram presenteados com uma unidade do Switch acompanhada do código de download de Super Mario Maker 2.

As ações decorrentes da parceria, este ano, não pararam por aí. Entre os dias 18 e 21 de julho, as pessoas que visitarem um estande montado pela Nintendo no hotel San Diego Marriott Marquis & Marina, ao lado do Centro de Convenções de San Diego (onde está ocorrendo a Comic Con 2019), poderão jogar o nível Southwest Super Sky Challenge e concorrer aos mesmos prêmios do sorteio realizado na viagem de quarta-feira. Abaixo você confere um vídeo e fotos que registraram o voo especial:











Para os moradores dos Estados Unidos, com 19 anos ou mais de idade, que querem concorrer ao videogame híbrido mas não conseguirão ir ao San Diego Marriott Marquis & Marina, a Big N e a Southwest Airlines estão oferendo ainda outra opção. Entre 15 de julho e 13 de agosto, ao se cadastrarem no site da Southwest, participarão do sorteio de um console Switch com o código de download para Super Mario Maker 2 a cada dia e, no final da promoção (chamada de Let's Play Getaway), a um prêmio maior, que inclui uma viagem de ida e volta para o vencedor e três pessoas que ele escolher, quatro aparelhos Switch e quatro códigos para baixar o jogo do encanador bigodudo.

Esta não é a primeira vez que a gigante dos games e a companhia aérea se juntam para realizar eventos promocionais. Em dezembro de 2016 e fevereiro de 2018, por exemplo, passageiros de um voo foram presenteados com unidades do New 3DS XL, e 30 kits do Switch foram sorteados, respectivamente. Se você já possui Super Mario Maker 2 e ficou curioso em acessar a fase Southwest Super Sky Challenge, o código é 39C-LQR-WLF.
Até mais!

quarta-feira, 17 de julho de 2019

[GAMES] Nova versão do Switch é anunciada e chegará às lojas em agosto

Oi, pessoal, tudo bem?
Exatamente uma semana após anunciar um Switch com foco no modo portátil, a Nintendo revelou que outra nova versão do aparelho estará disponível nas lojas a partir de agosto. De acordo com um tweet na página japonesa oficial da Big N e uma atualização no site da empresa, o hardware do console híbrido está sendo alterado para que tenha uma bateria mais duradoura. Com número de modelo "HAC-001(-01)" e número de série iniciando com as letras "XKW", o aparelho melhorado proporcionará entre 4,5 e 9 horas de jogatina fora da base, tempo que supera o do Switch original (2,5 a 6,5 horas) e, inclusive, o do Switch Lite (3 a 7 horas).

A versão anunciada hoje não tem um nome diferente e deverá substituir o modelo padrão do console doméstico nas prateleiras quando acabarem os estoques deste. Isso porque, além de ser híbrido também, possui o mesmo preço sugerido (29,98 mil ienes, ou U$ 299,99) e virá em bundles com as mesmas variações de Joy-Con (Azul Néon e Vermelho Néon, ou Cinza).

A forma mais fácil de identificar o novo aparelho nas lojas será pela cor da embalagem, que nos locais onde hoje, nas laterais, é branco, passará a apresentar o vermelho característico do logo do Switch (vide imagem acima). Ainda em relação à melhoria na bateria, a Nintendo afirma que haverá um ganho de aproximadamente duas horas e meia na duração quando o console estiver rodando The Legend of Zelda: Breath of the Wild, por exemplo; será preciso cerca de 5,5 horas ininterruptas jogando o título para que a bateria descarregue 100%. Já na comparação com o Switch Lite, tratando-se do jogo de mundo aberto, o ganho será de em torno de uma hora e meia, segundo a gigante de Kyoto.

Por enquanto, não há uma data específica para o lançamento do Switch melhorado, mas enquanto a Nintendo of America fala "meados de agosto", a Nintendo do Japão aponta para o final do mês que vem.
Até mais!

segunda-feira, 15 de julho de 2019

[SECRET HOARD] Guia de viagens Donkey Kong: Golden Temple

Faz tempo, sim eu sei. Mas finalmente estamos de volta com o nosso guia de viagens pelas mais variadas paisagens da franquia DKC. Nosso agente DK Vine os levará hoje para conhecer o templo sagrado que, inclusive, deu nome à família Kong: iremos conhecer as histórias por trás do Golden Temple. Sem mais enrolações, vamos lá.



Ninguém imaginaria que uma pequena porção de terra, normalmente esquecida dos nossos olhos, esconderia um dos maiores segredos da história. Neste pequeno planalto acima da densa selva de Vine Valley se encontra o local mais sagrado para a espécie Kong: o Golden Temple, ou Templo Dourado, descoberto em 2010 durante a o ressurgimento da Tiki Tak Tribe. O local tem sua origem há milhares de anos, quando a figura de Tiki Tong passou a ser cultuada pelos antigos primatas da ilha; tamanha adoração fez com que eles adotassem o nome desta criatura para si, passando a se identificarem como Kong.

Segundo diz a lenda, naquela época, Tiki Tong ordenou que seus seguidores erguessem uma série de templos por toda a ilha, para protegerem esferas mágicas que, combinadas no Templo Dourado, são capazes de abrir um portal para o reino de Tiki Tong, através do consumo da mítica Banana Dourada, tida como sagrada pela Tiki Tak Tribe. Na inaguração de Mario Party, em 1999, diversos totens com esta figura foram descobertos, demonstrando a fé que os ancestrais tinham nela.

Voltando a 2010, a derrota definitiva da Tiki Tak Tribe fez com que o Templo Dourado viesse à superfície, com Donkey Kong e Diddy sendo os primeiros a pisarem em seu salão em milhares de anos. No entanto, a atual geração dos Kongs não acredita na fé da Tiki Tak Tribe, e em 2011, decidiram que o local era útil o bastante para abrigar uma pista de corrida, palco da abertura da Special Cup da temporada de Mario Kart daquele ano, sob o nome de DK Jungle. Em 2014, a tecnologia avançou e a sessão da pista que percorre o Templo recebeu um moderno sistema anti-gravitacional, agora como último desafio da Banana Cup da atual temporada das corridas de kart.

sábado, 13 de julho de 2019

[CURTAS] Fãs brasileiros organizam Direct independente e criam petição para chamar a atenção da Nintendo

Oi, pessoal, tudo bem?
Um movimento encabeçado pelo grupo de fãs Nintendo Brasil Online, no aplicativo Discord, contará com um feito inédito para tentar despertar um interesse maior, na gigante de Kyoto, pelo mercado brasileiro: a transmissão de um Nintendo Direct não-oficial. O vídeo vai ao ar às 20h (no horário de Brasília) do dia 16 de junho e, graças a uma parceria com ao menos 18 estúdios brasileiros independentes, como Mad Mimic, MiniBoss e Ludic, trará informações de 25 games nacionais que já foram lançados para o Switch, além de um conteúdo surpresa. Para assisti-lo, basta acessar o site "www.QueremosNintendo.com.br", onde já há uma contagem regressiva.

Com o objetivo de demonstrar para a Big N o quão forte é o interesse da comunidade gamer brasileira por jogos em PT-BR, pela existência de um canal de Youtube oficial voltado para o público nacional e pela realização de eventos virtuais ou físicos com foco nos jogadores brasileiros, o movimento deu início também a uma petição online, no dia 9 de julho. Apoiada até mesmo por youtubers famosos como Gohan Plays e BRKsEDU (cujos canais somam mais de 8,2 milhões de inscritos), tem como meta atual a marca de 25 mil assinaturas, sendo que estas já passaram de 24,8 mil.

Para que tanto o Direct como a petição ganhem mais destaque, os membros do Nintendo Brasil Online incentivam a utilização de duas hashtags nas redes sociais: #NindiesBR e #QueremosNintendo. Se as ações surtirão efeito, apenas o tempo dirá, mas, na visão dos organizadores, "pode ser o ponto que faltava para que eles priorizem nosso mercado em seus planos e comecem um projeto para expandir suas operações no Brasil".
Até mais!

quarta-feira, 10 de julho de 2019

[GAMES] Nintendo anuncia Switch Lite, focado na portabilidade, e com versão especial de Pokémon

Depois de uma onda de rumores sobre uma versão exclusivamente portátil do Switch, a Nintendo veio a público esclarecer tudo e apresentar o Nintendo Switch Lite! Confira no vídeo abaixo:


De modo bem objetivo, o Switch Lite não é nada mais do que um Switch padrão, porém com os Joy-Cons embutidos na tela, sem a possibilidade de destacá-los, e não possui conectividade com televisões. Sua tela é levemente menor, 5.5 polegadas, contra 6.2 do modelo padrão, e seu processador se destaca pela economia de bateria, permitindo até sete horas de jogatina. O console virá nas cores turquesa, amarelo e cinza, e com versões especiais dos novos jogos Pokémon Sword & Shield.

Confira algumas fotos:





O Nintendo Switch Lite tem lançamento previsto para 20 de setembro, pelo preço sugerido de US$199,99, ou R$759 na atual cotação do dólar.


Via A Casa do Cogumelo.

segunda-feira, 8 de julho de 2019

[GAMES] Donkey Kong Country Returns (Wii) é relançado em HD para o NVIDIA Shield na China

Lançado originalmente em 2010 para o Wii, e três anos depois portado para o Nintendo 3DS, Donkey Kong Country Returns recebeu uma nova versão. Mas calma, infelizmente não é nada relacionado ao Switch, mas sim ao fechado mercado chinês, onde o quarto jogo da franquia acaba de ser relançado em Full HD para o console NVIDIA Shield.

A nova versão do jogo rodará em 1080p e, diferente da versão original, não fará uso dos controles de movimento, que desagradavam muitos jogadores. O console em questão, NVIDIA Shield, tem capacidade de hardware semelhante ao Switch e já recebeu versões HD de jogos como Super Mario Galaxy e The Legend of Zelda: Twilight Princess, entre outros.

Como mencionado anteriormente, essa versão Full HD é restrita ao mercado chinês, sem qualquer menção a um possível port para o Switch ou até mesmo uma versão melhorada de Donkey Kong Country Tropical Freeze.


Via Voxel.

segunda-feira, 1 de julho de 2019

DKC Forever: nove anos


E aqui estamos nós, em mais um dia 01 de julho, desta vez de 2019... E lá se vão nove anos desde que tive aquela ideia de criar um blog para ajudar uma antiga comunidade do falecido Orkut, que tinha muitas dúvidas nos jogos da trilogia original.

Praticamente todo ano, nesta data, as mensagens são as mesmas, não tem muito o que falar além de agradecer a todos os leitores que nos acompanham nestes nove anos. É por vocês que o blog existe, por mais que nestes últimos meses a falta de tempo e matérias tenha deixado o blog parado. Mas nós vamos fazer o possível para mudar isso.

Neste mês, tudo dando certo, teremos o retorno de alguns quadros de maior sucesso no blog: o Secret Hoard, com o guia de viagens pelas paisagens restantes da franquia DKC; e os Top 10, com a minha opinião no sábado e a do Diddy Kong no domingo seguinte, sobre temas como fases e músicas favoritas, chefes mais difíceis e etc...

Além disso, estamos no Instagram também. Nos sigam por lá em @dkcforever.

E é isso. Mais uma vez o meu muito obrigado por esses nove anos de muita informação sobre a Nintendo e, claro, os nossos símios favoritos.