Oi, pessoal, tudo bem?
O governo brasileiro reduzirá, em 1º de julho, as alíquotas dos impostos de importação de partes e acessórios dos videogames e de consoles. O anúncio foi feito na quinta-feira (19) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), pelo Twitter.
Segundo o chefe do Executivo federal, no caso das "partes e acessórios dos consoles e das máquinas de videogame", a alíquota passará de 16% para 12%. Já no caso de "videogames com telas incorporadas (portáteis ou não) e suas partes", ela será zerada; atualmente, é de 16%.
Essa não é a primeira vez que o governo Bolsonaro reduz tributos aplicados a videogames e partes e acessórios destes. Em agosto de 2020, foi publicado um decreto diminuindo as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incidia sobre esses materiais. Posteriormente, em novembro, um novo decreto reduzindo o IPI aplicado a consoles e acessórios de videogames foi divulgado no Diário Oficial da União (DOU).
Entretanto, o consumidor pode não sentir ou demorar para sentir, nas lojas no território nacional, qualquer redução anunciada. Isso porque fatores como valorização do dólar frente ao real e estoques comprados com as alíquotas anteriores interferem nos preços também.
Até mais!
- Desde 2019, o @govbr vem reduzindo ou zerando impostos de produtos, como os de combate à aids, câncer, de covid, pós seu surgimento, de alimentos que compõem a cesta básica, combustíveis, bens de consumo entre muitos outros.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) June 16, 2022
Nenhum comentário:
Postar um comentário