Oi, pessoal, tudo bem?
Falta pouco para Tatsumi Kimishima ser substituído por Shuntaro Furukawa na presidência global da Nintendo, mas o tempo que passou no cargo, apesar de rápido, jamais será esquecido. E o Reputation Institute, a principal empresa do mundo responsável por analisar a reputação das corporações, reforçou isso recentemente ao publicar o resultado de um estudo, denominado Global CEO RepTrak, cujo objetivo era descobrir quais são os CEOs mais renomados da atualidade. Após entrevistar mais de 28 mil pessoas, divididas em 15 países, entre janeiro e fevereiro de 2018, os pesquisadores chegaram ao Top 10 (em ordem alfabética) que você confere abaixo:
Os CEOs mais renomados do mundo em 2018
Bernard Hees (Kraft Foods)
Denise Morrison (Campbell Soup)
Dirk Van de Put (Mondelez International)
Fabrizio Freda (Estée Lauder Companies)
Giorgio Armani (Giorgio Armani)
Jeff Weiner (LinkedIn)
Keith Barr (InterContinental Hotels Group)
Ralph Hamers (ING)
Sundar Pichai (Google)
Tatsumi Kimishima (Nintendo)
Único CEO de uma companhia japonesa na lista, Tatsumi Kimishima conseguiu 80,9 pontos, pouco menos que os 81,4 do primeiro colocado, Sundar Pichai. Comentando sobre essa inclusão do executivo da Big N no Top 10, o diretor de pesquisa do Reputation Institute, Stephen Hahn-Griffiths, deu a seguinte declaração:
Um CEO que não se comunica está em desvantagem. Aqueles que falam de coração são vistos como transparentes e constroem um diálogo autêntico. Ele se tornou a manifestação do que significa ser um funcionário da Nintendo.
O ótimo trabalho de Kimishima em reerguer a gigante dos games após a morte de Satoru Iwata é inegável; sua gestão foi marcada por muitos lançamentos de peso, sendo importante destacar o do primeiro game oficial de Super Mario para dispositivos mobile, o do NES Classic Edition e o do Switch. Portanto, parabéns e obrigado ao quinto presidente da Nintendo!
Até mais!
Você, feliz proprietário de um Switch e que tem que dividir o console com alguém da família, como irmãos ou primos, a Nintendo te ouviu e solucionou seus problemas: um novo kit do console híbrido, focado na jogabilidade portátil, está sendo preparado para ir às lojas em breve. Justamente por focar na portabilidade, o kit virá apenas com uma unidade do Switch (a tela), dois controles Joy-con e seus respectivos encaixes laterais de proteção, sem a presença da base de carregamento e conexão com a TV, além de um cabo HDMI.
No entanto, antes de sair comemorando por aí, lamento dizer que este kit será exclusivo para o Japão. A informação é da divisão britânica da Nintendo, que afirma não ter planos de lançar o pacote na Europa, algo que pode ser seguido pelas demais filiais da Big N pelo mundo:
Isso é apenas no Japão. Não temos planos para lançá-lo na nossa região. Diferentes regiões tomam diferentes decisões baseadas em uma variedade de fatores.
Mas se você ainda é uma pessoa de muita sorte e vive ou tem algum parente morando no Japão, os gastos serão menores: o preço estipulado por este kit do Switch será de ¥24.980 (US$228), enquanto o valor cobrado pelo kit padrão do console é de ¥29.980 (US$274).
Apesar desse lançamento, a Nintendo, em momento algum, se referiu ao Switch como console portátil. A Big N reforçou que seguirá dando suporte ao Nintendo 3DS, seu console portátil de fato, para 2019 e além.
Passou um mês desde que noticiamos a primeira tentativa bem sucedida de invadir o sistema do Switch. Desde então, várias outras empreitadas de hackers foram sendo registradas, e, finalmente, a Nintendo resolveu dar um basta nisso: as contas que estiverem envolvidas em tentativas de invasão do sistema serão banidas de forma permanente, o que significa que o usuário perderá o acesso à eShop do console e não poderá se conectar em partidas online.
E o primeiro banimento já foi confirmado: o usuário ShinyQuagsire foi recebido com o código de erro 2124-4007, dizendo que o uso dos serviços online em seu console foi restringido pela Nintendo. Ele afirma que entrou em contato com a Big N, que respondeu que o banimento não será desfeito devido a violações dos termos de uso. Confira:
A macacada continua em festa no Japão. De acordo com os dados do mais novo ranking de vendas, Donkey Kong Country Tropical Freeze segue dando as cartas em solo nipônico, pela segunda semana consecutiva. Provando de vez aos críticos que a Nintendo não é feita apenas de Mario e Zelda, a aventura congelante da família Kong não só manteve a liderança do top 20 como já ultrapassou tudo o que a versão original para Wii U vendeu... em 46 meses!! Quem agradece a isso é o Switch, que também seguiu na frente no ranking de consoles, com quase o dobro de vendas do vice-líder, Playstation 4. Sem grandes aspirações no momento, o Nintendo 3DS segue acompanhando tudo na terceira posição.
No geral, as vendas de jogos caíram, em comparação com a semana anterior. E com isso, destaca-se ainda mais o espetacular desempenho de Splatoon 2 e Mario Kart 8 Deluxe, 3º e 4º respectivamente, e na cola do segundo colocado. Vale também mencionar o Kit Variedade do controverso e educativo Nintendo Labo, que aparece fechando o top 5.
No agregado semanal, a Nintendo atropelou a Sony, com 14 títulos (11 para Switch e três para 3DS) contra apenas seis da rival.
Confira os 20 jogos mais vendidos no Japão, na semana entre os dias 07 e 13 de maio:
Donkey Kong Country Tropical Freeze (Switch) - 25.886 / 114.307
Jikkyou Powerful Pro Baseball 2018 (PS4) - 15.172 / 179.432
Oi, pessoal, tudo bem?
O sucesso do port de Donkey Kong Country: Tropical Freeze para o Switch não está se limitando ao Japão. De acordo com o mais novo ranking de vendas britânico divulgado pelo instituto GFK, a aventura dos Kongs foi a segunda mais vendida no Reino Unido na semana encerrada no último dia 12, sendo superada apenas por God of War (PS4). Essa foi a segunda semana consecutiva que o game dos Kongs conseguiu a vice-colocação do ranking, lembrando que seu relançamento ocorreu no dia 4 de maio. Por outro lado, o título de Kratos bateu o recorde de exclusivo do PS4 a ficar mais semanas consecutivas como líder de vendas da "Terra da Rainha", visto que desde seu lançamento, no dia 20 de abril, não saiu da primeira posição.
Outro jogo da Nintendo a conquistar um lugar entre os dez mais vendidos do último ranking foi Mario Kart 8 Deluxe. Abaixo você confere o Top 10 completo:
Games mais vendidos no Reino Unido, na semana entre os dias 6 e 12 de maio
God of War
Donkey Kong Country: Tropical Freeze
Far Cry 5
FIFA 18
Fallout 4
Mario Kart 8 Deluxe
LEGO Marvel Super Heroes 2
Assassin's Creed Origins
Grand Theft Auto V
Destiny 2
Vale notar que, segundo o site GamesIndustry, as vendas da versão de Switch do DKC: Tropical Freeze supera em 53,7% as da versão de Wii U no Reino Unido, quando são comparadas suas semanas de estreia.
Sim, ele voltou: o quadro de curiosidades que todos adoram, o Secret Hoard. Mas... não com o guia de viagens, que sofreu uns contratempos, e sim com um vídeo com várias situações curiosas que não havíamos percebido em Donkey Kong Country Tropical Freeze. Para aqueles que não estão a fim de ler, dirijam sua atenção ao vídeo, em espanhol e publicado pelo canal Mundo N, no final desta matéria. Sem mais enrolações, vamos lá.
FESTA DE ANIVERSÁRIO
A primeira coisa a ser destacada e que para muitos isso sequer passou pela cabeça é: quem está fazendo aniversário na introdução do jogo? Para quase 100% dos jogadores, a resposta é um tanto óbvia: o aniversariante é o Donkey Kong, tanto que as velas são em forma das letras D e K, e a cena passa a sensação de que o gorila engravatado acabou de ficar um ano mais velho. Mas a verdade é que qualquer um nessa cena pode estar celebrando mais uma primavera, e o vídeo explica isso de uma forma que surpreende: além de Donkey Kong, temos seu sobrinho e protagonista do segundo jogo, Diddy Kong, cujas iniciais são D e K; ao seu lado, está a simpática símia loira estrela do terceiro jogo, Dixie Kong, que também tem as iniciais D e K; e para finalizar, temos o rabugento Cranky Kong... mas espera aí, Cranky começa com C e não com D, como se explica isso? Simples, Cranky é o apelido do símio idoso, uma palavra que pode ser usada, justamente, com o significado de "rabugento"; em resumo, seu nome é simplesmente Donkey Kong, o original, aquele que sequestrou Pauline e ajudou a alçar o então carpinteiro JumpMan ao estrelato. Por mais que a cena aponte o gorila engravatado como aniversariante, analisar as coisas por esse ponto de vista nos deixa com uma bela pulga atrás da orelha.
A ILHA MAGNÍFICA
Conforme avançamos pelo jogo, chegamos a uma ilha das mais estranhas: responsável por ambientar as fases do mundo Juicy Jungle, a quinta ilha é o paraíso das frutas, onde praticamente tudo é feito dos mais variados frutos encontrados aqui, de gelatinas a rios de suco e até mesmo áreas com sorvetes, e é neste lugar onde, depois de descobrir seus segredos, nunca mais a olharemos da mesma forma. Ao analisar a ilha como um todo, descobrimos que ela é uma imensa fábrica, de forma que cada fase simboliza as etapas de uma linha de produção de alimentos. Na primeira fase, máquinas de todo tipo aparecem colhendo frutas, enquanto no nível seguinte, já é possível ver uma bela cascata de suco. Na terceira fase, apropriadamente intitulada Fruity Factory, as frutas chegam na etapa de extração de seu suco, que segue pelo trecho da fase anterior até chegar em Panicky Paddles, onde é possível nadar pelo suco em determinados lugares. Em seguida, em Jelly Jamboree, chegamos na etapa de resfriamento, onde em boa parte da fase, é preciso utilizar cubos de gelatina para prosseguir, mas é em Frosty Fields onde as coisas realmente esfriam, já que os cubos de gelatina são resfriados até congelarem e serem transformados em picolés, que sim, são os mesmos picolés que o chefe da ilha, Bashmaster, the Umbreakable, está tomando quando é interrompido pelos Kongs. Nenhuma outra região de qualquer um dos jogos anteriores se compara a essa, onde todas as fases são conectadas pela linha de produção de picolés de fruta. Aposto que depois disso, qualquer um que jogar nesse mundo vai parar para observar tudo o que acontece em cada fase.
O DILEMA DE FUNKY
Funky Kong é o inventor da família e grande destaque do port de DKC Tropical Freeze para Switch, sendo a primeira vez na franquia em que ele é jogável. No entanto, há uma coisa inexplicável em sua trajetória até aqui: por que raios ele não salvou seus amigos??? Na versão do jogo para Wii U, Funky, assim como DK, Diddy, Dixie e Cranky, também vive na DK Island, e foi igualmente soprado para longe pela tribo viking Snowmads. Em cada mundo, o macaco surfista possui uma loja onde vende itens variados para ajudar o jogador em sua jornada, e é ai que está o detalhe mais surpreendente de todos: sua loja é, nada mais nada menos, que um AVIÃO!!! Em outras palavras, o cidadão tem em suas mãos o único meio de transporte disponível, e que poderia levar todos de volta para a DK Island, sem precisar passar por todos os perigos em todas as fases do jogo. A coisa fica ainda mais bizarra quando notamos que, ao chegarmos em uma nova ilha, o avião já está lá, ou seja, Funky chegou lá com seu avião antes de todo mundo! Tudo piora ainda mais no port para Switch, onde Funky troca sua loja por momentos de adrenalina, se aventurando junto com sua família contra os Snowmads, deixando em seu lugar um pássaro vermelho. Qual a explicação para isso?
DETALHES EM CADA CANTO
Neste ponto, o vídeo destaca as diferenças entre os universos da franquia DKC e os demais, principalmente a série Mario. Nos jogos do encanador bigodudo, em sua grande maioria, percorremos vários níveis para derrotar Bowser e salvar a Princesa Peach, mas no geral, os acontecimentos são bem aleatórios. Já na franquia DKC, principalmente em Tropical Freeze, nada acontece por acaso. Em Fruity Factory, algumas plataformas não são nada mais que fatias de frutas, mais precisamente, das mesmas frutas que aparecem rolando ao fundo até chegarem no triturador. Em Jelly Jamboree, bater em um cubo de gelatina azul faz com que a plataforma seguinte gire, mas isso não é por acaso: há um botão dentro do cubo; um pouco mais à frente, uma plataforma parecerá estar girando sozinha, mas basta um olhar mais atento para notar um inimigo ao fundo pulando em um cubo azul, o mesmo que possui um botão que ativa um mecanismo que faz a plataforma girar. O jogo está cheio de outros exemplos, assim como algumas coisas sem explicação, mas imaginar o trabalho que os desenvolvedores tiveram, cada detalhe cuidadosamente trabalhado, nos dá um sentimento de gratidão por eles.
Faz apenas duas semanas que Donkey Kong Country Tropical Freeze foi lançado para o Switch, e o game já conseguiu uma marca surpreendente no Japão. De acordo com o perfil do Twitter Game Data Library, a versão para o console híbrido conseguiu a proeza de levar apenas duas semanas para superar as vendas que a versão para Wii U levou quase um ano para conquistar. Confira no tweet abaixo:
2 weeks on sale on Nintendo Switch were enough for Donkey Kong Country: Tropical Freeze to outsell the Wii U original pic.twitter.com/y0OCsFCUIf
DKC Tropical Freeze foi lançado para Wii U em fevereiro de 2014 e levou quase o ano todo para vender pouco mais de 118 mil cópias, contra as mais de 122 mil do port para Switch registradas em apenas duas semanas.
Após duas semanas, voltamos a trazer o ranking de vendas de jogos e consoles do Japão, com os dados da 18ª semana de 2018. De forma nem tão surpreendente, o port Donkey Kong Country Tropical Freeze estreou na liderança, sendo o terceiro jogo do Wii U relançado para o Switch e que chamou a atenção dos nipônicos, mostrando novamente que o problema do console mais velho não eram seus jogos. E por falar no Switch, o aparelho híbrido disparou na liderança, ampliando cada vez mais sua base instalada rumo às 5 milhões de unidades vendidas. Já o Nintendo 3DS segue como coadjuvante, na terceira posição.
Além da ótima estreia de DKC Tropical Freeze, há de se destacar o kit Nintendo Labo, que apesar das controvérsias, vem mantendo um bom desempenho nas vendas. Mas o que chamou a atenção dos mais detalhistas foi a "insolência" de Kirby Star Allies de se posicionar na frente de títulos já consagrados e que também surgiram no Wii U, como Splatoon 2 e Mario Kart 8 Deluxe.
No agregado semanal, a Nintendo atropelou a Sony, com 15 títulos (13 para o Switch e dois para o 3DS) contra apenas cinco da rival.
Confira os 20 jogos mais vendidos no Japão, na semana entre os dias 30 de abril e 06 de maio:
Donkey Kong Country Tropical Freeze (Switch) - 88.421 / NOVO
Jikkyou Powerful Pro Baseball 2018 (PS4) - 39.430 / 164.260
O port de Donkey Kong Country Tropical Freeze mal foi lançado para o Switch, e mais um rumor de um possível novo jogo do gorila engravatado já começou a circular pela internet. Tudo surgiu no fórum do site IGN, onde o usuário FluidlySolid detalhou, em uma riqueza de detalhes impressionante, projetos de novos jogos das franquias Star Fox, Donkey Kong e F-Zero para o console híbrido da Nintendo. Vale lembrar que, embora as informações tenham sido bem detalhadas, não há nenhuma confirmação das mesmas, portanto devem ser tratadas como rumores.
Segundo o post, tanto Star Fox quanto Donkey Kong seriam desenvolvidos pela Retro Studios, enquanto F-Zero está a cargo da Shin’em Multimedia. Star Fox foi o projeto mais detalhado, e teria sido pensado originalmente para Wii U, com o nome de Star Fox: Lylat System, e sua jogabilidade seria em mundo aberto. Já o novo Donkey Kong, de nome Wooden Fury, estaria em desenvolvimento, com lançamento programado para 2019; o projeto teria se iniciado no ano passado e não estaria disponível para testes na E3.
O novo F-Zero, sem um nome completo ainda, possuiria um modo história, opções de arcade e modo online. Segundo FluidlySolid, maiores informações podem surgir na E3.
Novamente, ressaltamos o fato de nenhuma destas informações serem de fontes oficiais, tanto a Nintendo quanto a Retro Studios e a Shin'em Multimedia não se pronunciaram até o momento.
Jogadores ininterruptos do modo online, atenção! A Nintendo disponibizou todos os detalhes referentes ao serviço online do Switch. A data de início da cobrança e os valores já haviam sido divulgados, e agora um quarto plano foi revelado, com as devidas explicações entre este e os demais planos de assinatura já conhecidos.
O que difere o quarto plano dos demais é que os anteriores eram válidos apenas para UMA Conta Nintendo registrada no Switch. Ou seja, se você fez a assinatura online para a sua própria conta, e possui outras contas para parentes e/ou amigos, apenas a sua conta estará liberada para partidas online. E foi pensando nisso que a Nintendo lançou este quarto plano de assinatura, o chamado Plano Família, onde até sete contas extras do mesmo console estarão elegíveis para jogar online. Confira os detalhes abaixo:
Assinatura de um mês: US$3,99 (R$14,30);
Assinatura de três meses: US$7,99 (R$28,63);
Assinatura de um ano: US$19,99 (R$71,64);
Plano Família - assinatura de um ano + 7 contas extras: (US$125,39);
Ao assinar qualquer um dos planos acima, durante o período desejado, sua conta será agraciada com os seguintes benefícios:
Funcionalidades online liberada para jogos como Mario Kart 8 Deluxe, Splatoon 2, ARMS, entre outros;
Jogos de NES gratuitos: 20 clássicos do console 8-bits da Nintendo serão disponibilizados logo no início do serviço, em setembro, e outros mais serão lançados periodicamente. Todos os jogos deste pacote possuirão funcionalidades online;
Backup na nuvem, permitindo que seus dados no Switch sejam salvos na nuvem e você não os perca, caso seu console apresente defeitos;
Compatibilidade com o aplicativo lançado para smartphones;
Quatro anos após chegarem ao Wii U, a família Kong desembarca no Switch com o port de Donkey Kong Country Tropical Freeze. O jogo trouxe algumas mudanças, umas bem sutis e outras que surpreenderam os jogadores, como a estreia do surfista e mecânico Funky Kong como personagem jogável em um título da série; vale lembrar que a versão para Wii U trouxe o debute de Cranky Kong, para deleite dos jogadores.
As novidades começam logo na capa do jogo: ela é reversível, ou seja, o lado de dentro pode ser usado no lado de fora, e vice-versa, trazendo Funky para estampar a capa do jogo:
E falando no kong mais radical de todos, agora que ele saiu para a aventura, nos perguntamos: quem o substituiu em sua própria loja? Confira no vídeo abaixo, que também mostra as habilidades do símio durante as fases:
Finalizando as mudanças do jogo, muitos pensam: se é um port, haveriam diferenças na questão gráfica e de jogabilidade? A resposta é com certeza, e a primeira diferença notável é a velocidade da transição entre mapas e fases, muito mais rápida no Switch. A qualidade gráfica também melhorou: no Wii U, o jogo rodava a 720p, enquanto o Switch é capaz de exibi-lo a 1080p, quando conectado em sua base, no modo TV. No modo portátil, a resolução fica em 1152x648, e alguns "serrilhados" podem ser percebidos pelos olhares mais atentos, mas nada que tire o brilho do jogo. Talvez seja por isso que as notas da crítica especializada foram ainda melhores do que na versão para Wii U: sua pontuação de estreia no site Metacritic foi de 87 pontos. O vídeo a seguir destaca as diferenças entre as versões do jogo:
O irreverente casal de apresentadores do Nintendo Minute, Kit Ellis e Krysta Yang, apropriadamente vestidos de Donkey Kong, destacaram o modo Time Attack com o Funky. O objetivo é o mesmo da versão para Wii U: terminar as fases no menor tempo possível, podendo ser agraciado com medalhas de ouro, prata ou bronze, dependendo do tempo conquistado. Confira: