quinta-feira, 30 de dezembro de 2021

[CURTAS] Fornecimento do Switch às lojas poderá estagnar em 2022, afirma presidente da Nintendo

Oi, pessoal, tudo bem?

O fornecimento do Switch às lojas será impactado por uma escassez global de semicondutores e problemas na logística e poderá estagnar após o início de 2022, segundo declaração do presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa. O mandatário classificou ainda como favorável a atual temporada de vendas de final de ano, pensando no modelo OLED do console híbrido, mas admitiu não ser possível à Big N dizer que foi capaz de "fornecer o suficiente para atender à demanda após a Black Friday".


As informações são do jornal japonês Kyoto Shimbun. O veículo acrescenta que, nos Estados Unidos, devido a problemas logísticos, apenas uma parte das unidades previstas do Switch foram transportadas para as lojas a tempo da Black Friday neste ano. Também no final de novembro, afirma, a Nintendo usou pela primeira vez o transporte ferroviário, na Europa, para enviar o console aos estabelecimentos.

No mês passado, a Big N reduziu de 25,5 milhões para 24 milhões o número total de unidades do Switch previstas para serem vendidas no atual ano fiscal, que teve início em abril de 2021 e termina em março de 2022. O motivo, segundo o conceituado jornal japonês Nikkei, foi escassez de componentes importantes para a fabricação do videogame.

Até mais!

[GAMES] Switch ultrapassa marca de 100 milhões de unidades vendidas mundialmente

Oi, pessoal, tudo bem?

O Switch está a menos de 1 milhão de unidades de ultrapassar as vendas totais do Wii e, assim, se tornar o videogame doméstico da Nintendo mais vendido da história. A base instalada mundial do console híbrido alcançou 100,72 milhões de unidades com os resultados de comercialização na semana entre 12 e 18 de dezembro, segundo anúncio feito pelo VGChartz na segunda-feira (27).

No período, foram vendidos 1.314.674 consoles Switch (-13,5%, em comparação com a mesma semana em 2020), ante 541.390 PS5 (+44,9%), 459.416 Xbox Series X/S (44,3%), 25.608 PS4 (-85,5%), 12.062 Xbox One (-88,8%) e 303 dispositivos da família 3DS (-94,4%).

Ainda de acordo com o VGChartz, o Switch é o sétimo videogame a ultrapassar a marca de 100 milhões de unidades vendidas no total. Os demais são o PS2 (157,68 milhões), DS (154,9 milhões), Game Boy (118,69 milhões), PS4 (116,77 milhões), PS1 (102,5 milhões) e o Wii (101,64 milhões).

Os consoles da nona geração, PS5 e Xbox Series X/S, têm agora 16,68 milhões e 11 milhões de unidades comercializadas, respectivamente.

Até mais!

terça-feira, 21 de dezembro de 2021

[CURTAS] Nintendo alerta para que novos usuários criem contas e atualizem seu Switch o mais rápido possível

O período natalino se aproxima e, a fim de evitar possíveis problemas a mais em seus servidores online, a Nintendo alertou a comunidade de uma maneira geral: seja você um feliz dono de um Switch a mais tempo, ou alguém que o comprou recentemente, atualizem o que for preciso no console o mais rápido possível. Isso se refere à criação de novas contas, adesões ao serviço online do Switch e até mesmo pré-compras de jogos, através da eShop.

Segundo a Big N, todas essas orientações são para evitar o excesso de tráfego por seus servidores, o que aconteceu no ano passado: uma quantidade de informações grande demais pode sobrecarregar os serviços e até mesmo derrubá-los, impedindo jogatinas online, compras através da eShop, e até mesmo possíveis atualizações de sistema e de jogos.

A principal recomendação da Nintendo, tanto para o pessoal de primeira viagem quanto para os mais experientes, é de que os seguintes passos sejam feitos com uma boa antecedência:

  • criação das contas necessárias para o console;
  • configuração de Controle Parental;
  • pré-download de conteúdo digital via eShop;
  • assinaturas do Nintendo Switch Online.

Espera-se que a Nintendo reforce seus servidores. Mas, para não ficar a ver navios justamente nesse período de festas e férias, configure e atualize seu console para seguir aproveitando o máximo possível, sem grandes problemas.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2021

[CURTAS] Nintendo faz pronunciamento oficial direcionado ao Brasil; confira

A relação entre a Nintendo e o Brasil é um tanto curiosa. Após se retirar do país em 2015, a Big N voltou com tudo nos últimos anos, com direito a lançamento oficial do Switch em território tupiniquim, e até mesmo o primeiro jogo totalmente localizado em português brasileiro, o Mario Party Superstars. Apesar disso, qual não foi a surpresa quando, absolutamente do nada, o diretor da Nintendo para a América Latina, Bill van Zyll, aparece em um vídeo do canal da Brasil Game Show... falando em PORTUGUÊS, diretamente para nós, agora oficialmente nintendistas.

Confira no vídeo abaixo:


Com essa nova aproximação da Big N com os fãs brasileiros, podemos esperar boas novas para os próximos anos.

sexta-feira, 10 de dezembro de 2021

[CURTAS] Morre, aos 78 anos, Masayuki Uemura, criador do NES e SNES

Morreu no Japão, aos 78 anos, o engenheiro Masayuki Uemura. A primeira vista, o nome parece desconhecido, mas Uemura é, simplesmente, o responsável pela criação dos consoles Nintendo Entertainment System (popularmente conhecido como NES, ou ainda Nintendinho no Brasil) e Super Nintendo. A notícia foi divulgada pelo Centro de Estudos de Videogames da Universidade Ritsumeikan, em Kyoto, onde Uemura era professor. Ainda segundo a nota, o engenheiro faleceu na segunda-feira (06), mas a informação foi revelada somente ontem.

Tido como um dos pioneiros no estudo dos videogames, Masayuki Uemura nasceu em Tóquio, no dia 20 de julho de 1943. Formado em engenharia eletrônica, começou a trabalhar na Nintendo em 1972, onde idealizou dois dos consoles que consolidaram a Big N como a gigante dos videogames que é hoje: o NES, lançado em 1983, que alçou o encanador Mario ao estrelato, sendo responsável também por salvar toda a indústria do infame "crash de 1984"; e o SNES, lançado em 1990, que solidificou de vez o sucesso da Nintendo no mercado.

Uemura seguiu na Nintendo até 2004, quando se aposentou. Mas permaneceu atuando como consultor, pesquisador e professor.

Descanse em paz, Sr. Uemura. E obrigado por tudo.