segunda-feira, 30 de novembro de 2020

[CURTAS - ATUALIZADO] eShop brasileira é oficialmente anunciada pela Nintendo; atualização para o Switch prevê português brasileiro como opção de idioma

Uma ótima notícia para os fãs brasileiros da Big N: a Nintendo of America anunciou que a eShop brasileira, finalmente, estará disponível no país, a partir do dia 07 de dezembro, precisamente as 21h, pelo Horário Oficial de Brasília. Deste modo, todos os jogos já disponíveis através do site da Loja Nintendo também estarão liberados para compra diretamente no Switch, com preços em reais, e opções de pagamento por cartões de crédito com bandeiras VISA e MASTERCARD.

Confira a nota oficial divulgada pela empresa:

Hoje, a Nintendo confirmou o lançamento oficial da Nintendo eShop no Brasil em 7 de dezembro a partir das 21h (horário de Brasília). Com a Nintendo eShop, os consumidores podem comprar jogos e conteúdos digitais e baixá-los diretamente em seus consoles Nintendo Switch. Em 7 de dezembro, uma atualização gratuita para o Nintendo Switch estará disponível para os consumidores acessarem a Nintendo eShop no mercado brasileiro.

A Nintendo eShop no Brasil terá mais de 400 títulos* no lançamento, com uma crescente biblioteca de jogos da Nintendo, de desenvolvedores independentes e de publicadoras parceiras. A Nintendo eShop aceitará métodos de pagamento locais e terá preços em moeda local. Os consumidores no Brasil precisarão de uma conta Nintendo definida para o território brasileiro para acessá-la a partir de 7 de dezembro.

A Nintendo eShop oferece uma grande variedade de conteúdo, como novos lançamentos e jogos clássicos, demos, DLCs, Season Passes e assinaturas do Nintendo Switch Online. Entre os jogos à disposição no lançamento estarão Hyrule Warriors: Age of Calamity, Fitness Boxing 2: Rhythm & Exercise e Pikmin 3 Deluxe, bem como jogos populares da Nintendo, incluindo Super Mario 3D All-Stars, Animal Crossing: New Horizons, Mario Kart 8 Deluxe e Super Smash Bros. Ultimate. A Nintendo eShop também disponibilizará DLCs* como Super Smash Bros. Ultimate Fighter Pass Vol. 1 & 2. Fortnite, popular franquia da Epic Games, e o YouTube estarão disponíveis para download na Nintendo eShop no Brasil a partir de 7 de dezembro.

Entre outros títulos de desenvolvedoras parceiras encontrados na Nintendo eShop em 7 de dezembro estarão Just Dance 2021 e FIFA 21 Legacy Edition, bem como jogos brasileiros populares como Horizon Chase Turbo, desenvolvido pela Aquiris Game Studio, e Dandara: Trials of Fear Edition, desenvolvido pela Long Hat House.

Bill van Zyll, diretor e gerente geral da Nintendo para a América Latina, disse esperar "que os fãs gostem de usar a Nintendo eShop para acessar e adquirir facilmente seus jogos favoritos no Nintendo Switch", e que a Nintendo pretende "continuar a aumentar a biblioteca de jogos para o Nintendo Switch disponível na Nintendo eShop, oferecendo então opções para todos os tipos de jogadores".

A chegada da eShop brasileira virá através de uma atualização de firmware para o Switch; o update também adicionará o português brasileiro como opção de idioma para o console.


Via Switch Brasil [1] e [2].


ATUALIZAÇÃO: a Nintendo reenviou seu comunicado sobre a eShop brasileira. Inicialmente com 700 jogos, a quantidade foi revista para 400 títulos à disposição dos brasileiros a partir do dia 07/12. Além disso, qualquer console que selecionar o idioma Português na região "Américas", exibirá a interface, alguns aplicativos e até alguns jogos em português do Brasil.

domingo, 8 de novembro de 2020

[GAMES] Em novo relatório financeiro, Nintendo aponta que base instalada do Switch chegou a 68,3 milhões de unidades

Oi, pessoal, tudo bem?

O Switch encerrou o último mês de setembro com uma base instalada mundial de 68,3 milhões de unidades, segundo o mais novo relatório financeiro da Nintendo. O documento foi divulgado na última quinta-feira (5) e diz respeito ao segundo trimestre do atual ano fiscal da empresa, que começou em 1º de abril de 2020 e vai até 31 de março de 2021.

De julho a setembro, foram vendidos 6,86 milhões de consoles Switch mundialmente, ante 4,8 milhões do mesmo período de 2019. Desse modo, ao final dos três meses, a Big N obteve receita (¥ 411,42 bilhões, ou US$ 3,98 bilhões) e lucros bruto (¥ 222,52 bilhões, ou US$ 2,15 bilhões) e operacional (¥ 146,69, ou US$ 1,42 bilhão) com crescimentos de 51,34%, 71,59% e 119,63%, respectivamente, em comparação com o segundo trimestre do ano fiscal anterior.

Graças ao novo aumento na base instalada, o atual videogame da gigante de Kyoto ultrapassou o total de consoles NES vendidos enquanto este esteve disponível no mercado (61,91 milhões) e ficou próximo do total de dispositivos 3DS comercializados desde 2011 (75,94 milhões). Por falar no portátil, que teve o encerramento da produção anunciado, foram vendidas 70 mil unidades entre julho e setembro.

Com a divulgação do relatório, a Nintendo atualizou também os Top 10 dos jogos mais vendidos para o Switch e o 3DS. Veja a seguir:

Jogos mais vendidos para o Switch até 30 de setembro de 2020

  1. Mario Kart 8 Deluxe — 28,99 milhões de cópias;
  2. Animal Crossing: New Horizons — 26,04 milhões de cópias;
  3. Super Smash Bros. Ultimate — 21,1 milhões de cópias;
  4. The Legend of Zelda: Breath of the Wild — 19,74 milhões de cópias;
  5. Pokémon Shield / Sword — 19,02 milhões de cópias;
  6. Super Mario Odyssey — 18,99 milhões de cópias;
  7. Pokémon Let’s Go Pikachu / Eevee — 12,49 milhões de cópias;
  8. Super Mario Party — 12,10 milhões de cópias;
  9. Splatoon 2 — 11,27 milhões de cópias;
  10. New Super Mario Bros. U Deluxe — 8,32 milhões de cópias.

Jogos mais vendidos para o 3DS até 30 de setembro de 2020

  1. Mario Kart 7 — 18,92 milhões;
  2. Pokémon X / Y — 16,49 milhões;
  3. Pokémon Sun / Moon — 16,20 milhões;
  4. Pokémon Omega Ruby / Alpha Sapphire — 14,34 milhões;
  5. New Super Mario Bros. 2 — 13,37 milhões;
  6. Animal Crossing: New Leaf — 12,82 milhões;
  7. Super Mario 3D Land — 12,77 milhões;
  8. Super Smash Bros. for Nintendo 3DS — 9,61 milhões;
  9. Pokémon Ultra Sun / Ultra Moon — 8,89 milhões;
  10. Tomodachi Life — 6,63 milhões.

A expectativa da Big N agora é que o Switch venda 24 milhões de unidades e 170 milhões de jogos no ano fiscal 2020/2021, sendo que, até o relatório anterior, eram esperadas 19 milhões de unidades e 140 milhões de jogos. Segundo a agência de notícias Bloomberg, após a apresentação dos novos números na quinta-feira passada, o presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, afirmou em teleconferência que "a situação de produção do Switch se recuperou completamente e não temos problemas com isso"; e as ações da companhia subiram 4,1%, a maior alta em um dia desde agosto. A Bloomberg aponta ainda que, em 2020, os papéis da gigante dos games acumulam alta de mais de 35%.

Até mais!

domingo, 1 de novembro de 2020

[CURTAS] Governo brasileiro publica novo decreto com redução de impostos sobre videogames e acessórios

Na última terça-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro publicou um novo decreto que reduz o IPI (ou Imposto sobre Produtos Industrializados) aplicado a consoles e acessórios de videogames. É o segundo decreto do tipo assinado pelo presidente, sendo o anterior publicado em agosto do ano passado.

O texto publicado no Diário Oficial da União reduz o IPI da seguinte maneira:
 
  • consoles e máquinas de jogos: 40% para 30%;
  • partes e acessórios das máquinas de jogos cujas imagens são reproduzidas em uma tela: 32% para 22%;
  • máquinas de jogos com tela incorporada, portáteis ou não, e suas partes: 16% para 6%;

Da mesma forma que foi explicado em agosto de 2019, a redução do IPI não será sentida na hora pelo consumidor final. Isso acontece porque as lojas ainda tem produtos em estoque que foram comprados com o imposto válido; ou seja, qualquer possível redução nos valores só ocorrerão quando novas unidades forem adquirias já com o imposto reduzido. No entanto, a contínua valorização do dólar frente ao real pode eliminar qualquer variação nos preços por conta do IPI menor.

Assim como no decreto anterior, os jogos não serão afetados pela redução do IPI.

 
Via Poder 360.