E o principal responsável por estes números não poderia ser outro: apenas neste período entre outubro e dezembro, o Switch vendeu 9.41 milhões de unidades, o que significa nada mais do que 90% de todo o lucro da Nintendo; para efeito de comparação, no ano anterior, foram 7.23 milhões de unidades vendidas. O feito elevou a base instalada global do Switch para 32.27 milhões de unidades, o que o coloca imediatamente atrás de tudo que o Nintendo 64 vendeu em toda a sua vida (32.97 milhões). E um bom console, naturalmente, traz bons jogos, e os títulos exclusivos da Big N não fizeram feio, como pode ser visto abaixo por meio de suas vendas totais:
- Mario Kart 8 Deluxe — 15.02 milhões;
- Super Mario Odyssey — 13.76 milhões;
- Super Smash Bros. Ultimate — 12.08 milhões;
- The Legend of Zelda: Breath of the Wild — 11.68 milhões;
- Pokémon Let’s Go Pikachu / Let’s Go Eevee — 10 milhões;
- Splatoon 2 — 8.27 milhões;
- Super Mario Party — 5.3 milhões;
- 1-2-Switch — 2.86 milhões;
- Mario Tennis Aces — 2.53 milhões;
- Kirby Star Allies — 2.42 milhões;
No entanto, apesar da boa campanha, a Nintendo reduziu a meta anteriormente estabelecida para o Switch para o atual ano fiscal, de 20 milhões para 17 milhões de unidades; o 3DS também teve sua meta diminuída, embora sem números exatos. O presidente da Nintendo, Shuntaro Furukawa, disse que "não trabalhamos duro o suficiente para convencer os consumidores sobre as vantagens do Switch". Porém, a meta de vendas de jogos foi revisada para cima, com estimativa de 110 milhões de cópias, 10 milhões a mais que a previsão anterior.
Os demais consoles também brilharam. O Nintendo 3DS ainda teve fôlego para vender 1.3 milhão de unidades, enquanto Mario Kart 7 ultrapassou a marca de 18 milhões de cópias vendidas. Vale lembrar que a dupla foi lançada lá em 2011, portanto vender assim com oito anos de estrada é um feito para se comemorar. Em relação aos mini-consoles NES Classic Edition e SNES Classic Edition, cerca de 13.4 milhões de unidades de ambos os aparelhos foram enviadas às lojas na última reposição de estoque confirmada pela Nintendo.
Via Meio Bit, Eurogamer.pt, O Globo e Nintendo.