Como vinha sendo prometido, retomo o quadro
Secret Hoard para publicar mais duas edições (Uma hoje e outra na próxima sexta) relacionadas, desta vez, a
Donkey Kong Country: Tropical Freeze, o quinto game
DK da saga
Country, lançado no início deste ano, exclusivo para
Wii U (Confira nosso detonado completo do game na
página de fases).
Pois bem, como leram no título acima, estarei tratando nessa matéria sobre as mudanças ocorridas da versão beta do jogo (Disponível por um período limitado para o público experimentar em uma demo nas lojas
Best Buy, dos Estados Unidos, logo após a
E3 2013 - onde o mesmo foi anunciado) para a versão final! Sim, como todo game, acredito, esse teve algumas mudanças significativas e curiosas desde sua fase teste até o último resultado. Baseio meus próximos comentários no vídeo publicado pelo canal americano
Beta64, do You
Tube, onde é feito um gameplay comparando e analisando a
Mangrove Cove (A primeira fase de
DKCTF) levada nas
Best Buys no ano passado, pela
Nintendo, e a
Mangrove Cove que conhecemos atualmente no jogo. Confiram:
PS: Caso queira apenas assistir ao vídeo, mas não entende inglês, sugiro que ajuste as legendas do mesmo para português. Como sabem, a tradução do You
Tube não é das melhores, por isso estarei comentando, traduzindo todo conteúdo informado pelo pessoal do
Beta64, com imagens para que você consiga localizar no gameplay.
A primeira coisa que difere do beta para o jogo completo, se localiza na tela de título, onde antes a música tocada era a mesma que hoje se encontra como
tema da loja de Funky Kong dentro de
DKCTF! Na tela de título atual, escutamos uma animada melodia praiana. Para poder avançar desse ponto, era preciso apertar os botões "A" e "B" do Wii Remote, já que, curiosamente, aquela demo só permitia suporte aos controles
Wii Remote+Nunchuck.
Ela apresentava quatro fases, inclusive a primeira, como já citei. Como o próprio canal disse, infelizmente eles não tiveram a oportunidade de gravar todas elas, e por isso esse vídeo só abrange Mangrove Cove. Provavelmente todas tinham características que mais tarde foram alteradas pelos programadores do game quando o finalizaram, mas, fica por sua própria conta, leitor, assistir à gameplays mais antigos sobre DKCTF para conferir isso, já que, como falei, meus comentários aqui estão baseados no vídeo acima! Isso porque a primeira fase da demo traz características, alteradas mais tarde, próprias dela, e outras, como a envolvendo o Check Point (Que comento abaixo), que segue nas demais fases. Resumindo, Mangrove Cove é "a melhor" para se falar do beta.
A cutscene de
DK chegando em
Lost Mangroves, após ser expulso de sua ilha, é diferente da vista na demo. Na verdade, não completamente diferente: quando quebramos o avião com
DK no beta e a parte dianteira dele começa a cair com o gorilão, a mesma acerta dois galhos da árvore antes de alcançar o chão, ao contrário do atual, onde acerta apenas um galho. O grito emitido pelo símio ao sair dos destroços também não é igual entre as duas versões.
A música de
Mangrove Cove na demo não era a
animadíssima de agora! Essa era substituída pelo "remix" de
Jungle Hijinx, que escutamos como melodia de alguns templos na versão final.
Na demo, o fundo dos corações de vida dos símios não possuía a moldura de madeira que possui atualmente. Além disso, o medidor de bananas que quando preenchido permite usar a habilidade "
Kong Pow" na versão final, antes não existia.
O fundo de coral da primeira parte aquática da fase e do game, possuía mais detalhes no beta do que possui agora. O chão rochoso para onde você salta para sair dessa parte aquática tem vários buracos na demo, diferentemente do visto agora, e a paisagem de fundo seguinte a isso tinha mais profundidade.
A cor do balão de fala do porquinho que passa as instruções ao jogador era "verde"! O mesmo aparecia do lado direito e tinha tamanho menor ! Ele se tornou branco e aparece do lado esquerdo. Quando passamos pelo
Check Point, esse mesmo porquinho da um pulo do local, levanta uma pequena bandeira e solta confetes. A bandeira era verde e quadrada em sua versão beta, e agora é branca e triangular. Mas, o item antigo também é visto no jogo completo, no modo contra-relógio, utilizado pelo instrutor na largada.
Na versão final, ao quebrar rochas com
DK, as mesmas soltam estrelas amarelas. No beta, uma onda de energia vermelha era emitida.
Em uma determinada parte da fase, onde antes havia apenas uma
Banana Coin, foram colocadas uma fileira de bananas. No
DKCTF de agora, lhe é ensinado como pegar o casco da primeira tartaruga, que você pulou em cima com
DK, para arremessar, diferentemente da demo. A primeira flor amarela após essa primeira tartaruga, solta uma formação de bananas diferentes em ambas as versões.
Quando uma morsa
Snowmad era derrotada no beta, a mesma "caía da tela"! Agora ela explode em fumaça como todos os outro inimigos.
Por último no vídeo, fala-se sobre alguns barris e cachos de bananas que foram acrescentados mais tarde na fase, e nos é apresentado o "pause" da demo na
Best Buy.
Espero que tenham curtido, leitores. Comentem o que acharam e aguardem pelo próximo capítulo do
Secret Hoard.