segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

[SECRET HOARD] DKC BØNUS (ATUALIZADO)

Oi pessoal, tudo bem ?
Depois de duas semanas sem novo capítulo do quadro Secret Hoard, pelo fato de este (que pode significar o último) trazer uma matéria diferente dos demais, e assim ter requerido mais tempo de pesquisa, enfim voltei !

Pelo título da postagem, acho que vocês já podem ter uma noção do que se encontra nessa edição: um acréscimo de informações ! Na realidade, não há um assunto concreto, mas sim uma reunião de curiosidades, que não abrange apenas a saga Donkey Kong Country (mesmo eu tendo colocado "DKC" no início), mas também os jogos DK como um todo ! Vocês entenderão melhor ao decorrer da matéria ! Vamos lá :


Comecemos tratando de como se originou o nome Donkey Kong ! Isso é algo desconhecido por muitos, e até mesmo por mim antes de ter corrido atrás !
Pesquisando, pude encontrar coisa bem interessante ! De acordo com certas fontes, o que aconteceu já fora revelado pela Nintendo World (a revista brasileira oficial da Nintendo), ao longo de uma de suas edições ! A data não pode ser localizada ! Mas sigamos em frente !


Segundo relatos, o nome Donkey Kong se originou por um erro de leitura de fax. Supostamente, o nome original do personagem seria Monkey Kong ("Macaco Kong"), mas por uma falha acabou trocado ! Kong não possui um significado, pelo que se sabe; já Donkey se traduz do inglês por "burro", sendo o produto final uma mera coincidência !

Ainda assim, aprofundando mais no assunto, descobri que o Guinness World Records Games 2008 aponta que a verdade é que Miyamoto (o maior desenvolvedor de jogos da Big N, e o próprio criador de DK) queria batizar o gorilão de "Stubborn Gorilla" (Gorila Teimoso); porém acabou adotando o nome Donkey Kong após folhear um dicionário japonês/inglês e descobrir que burro ("donkey") seria sinônimo de teimosia !

Duas teorias bem elaboradas !

Sigamos então para a segunda etapa do capítulo de hoje ! Essa está com certeza bem interessante ! E talvez muitos de vocês já devem tomar conhecimento do que nela é abrangido !
Observem duas referências claras a DK em diferentes e famosos filmes destes últimos anos, começando por um curto trecho de Megamente da Dreamworks:


E aí pessoal ? Notaram a semelhança da cena de acima com Donkey Kong Arcade, onde DK, como vilão, tem de deter seu rival Mario, conhecido no título por JumpMan, lhe arremessando barris, enquanto esse sobe a escadaria de coloração vermelha para salvar sua namorada Pauline ? Certamente sim, não ?



Passemos para a segunda referência, que não se situa em um exato momento de um filme, mas sim é formulada nas características presentes no próprio protagonista ! Falo sobre Detona Ralph, que nomeia a produção da Walt Disney Studios ! Conseguem perceber tudo de parecido entre ele e nosso gorilão favorito ?

Obviamente o que chama mais a atenção em Detona Ralph são as inúmeras referências a jogos e videogames que aparecem durante o filme. Você não precisa ser um jogador pra conhecer todos, é claro, mas se você tem mais de vinte anos vai reconhecer muitos deles. Um destaque para as primeiras cenas, na qual Ralph se encontra com outros vilões de jogos em uma reunião no estilo“Vilões Anônimos”, onde relatam suas vidas e seus problemas pessoais – o depoimento de Zangief (da série Street Fighter, caso você não saiba) é uma das cenas mais divertidas do filme pra quem entende do assunto. Mas o mais interessante é que Detona Ralph segue uma referência clara à Donkey Kong, que também completou 30 anos (você pode perceber isso até na arte do fliperama "Concerta Felix Jr." do filme).

Chegamos por fim à última etapa do bloco de hoje, e que também pode ser a última de todo o Secret Hoard, apesar de possíveis novos capítulos ainda planejados por mim para o futuro ! Abaixo trato de algo que sei ser do conhecimento de alguns leitores do blog !

Donkey Kong também já teve sua própria série animada (assim como muitos outros clássicos games), nomeada com o mesmo nome da série de jogos de SNES: Donkey Kong Country ! O enredo da série mostrava DK encontrando o “Coco Mágico de Cristal”, item que dava a ele e seus amigos bananas que os deixavam mais forte e inteligentes, e que assim os permitia lutar contra os inimigos enviados por K. Rool e Kaptain Skurvy (também um dos vilões da série animada), que queriam roubar o “Coco Mágico de Cristal” !

O desenho Donkey Kong Country foi todo feito em computação gráfica, com o intuito de combinar com o estilo artístico do jogo ! Isso acabou por deixá-lo bem estranho, na minha opinião, até mesmo para os antigos padrões !

Fruto de uma parceria entre estúdios da França com o 4 Phase Films do Canadá, a série foi lançada em 1996 e teve um total de 40 episódios, exibidos por aqui inicialmente pelo canal de TV aberta Record, e mais tarde por outros da TV paga .


"Introdução da série Donkey Kong Country" 


É isso, queridos leitores ! Espero que tenham gostado, e me desculpem pela demora na elaboração desse capítulo.

Parece que faz pouco tempo desde a publicação da primeira edição do quadro aqui no blog, porém já fazem cerca de 5 meses ! Agradeço por suas leituras e fico muito contente que alguns, pelo menos, tenham se mostrados bem satisfeitos ! Penso que todas matérias do quadro foram de grande ajuda com esclarecimento de dúvidas e também de entretenimento à todos, mas quero que vocês me confirmem! Esse pode não ser um fim definitivo do quadro, pois ainda possuo certos planos para o futuro o envolvendo, como lhes disse anteriormente, mas por enquanto ele fica por aqui ! Comentem com suas opiniões sobre a publicação de hoje, alguma dúvida, e/ou talvez um erro encontrado !

Mais uma vez obrigado, e até a próxima postagem !


ATUALIZAÇÃO

Estava eu, ontem, olhando meu Facebook, quando me deparei com uma incrível curiosidade (publicada pela página Nintendista) que logo pensei em trazer ao blog. Siga-a agora nesta atualização de "DKC BØNUS":

Em 2003, a Nintendo lançou um jogo da saga Country de Donkey Kong para PC. Denominado Donkey Kong Country - Barrel Maze, fora produzido pela própria Big N, e ficou disponível no portal Candystand.com (agora já fora do ar), dependendo do plugin Macromedia Shockwave (atualmente pertencente à Adobe) para rodar.
DKC - Barrel Maze ainda pode ser encontrado para download no site DK Vine, o qual nos apresenta também a sinopse do jogo, que você confere traduzida do inglês logo abaixo, seus personagens jogáveis (Cranky, Diddy e Donkey Kong) e mais. 

Donkey Kong estava sentado em sua casa na árvore da selva, preguiçosamente olhando para fora através das árvores. Seu estômago roncava. Precisava de comida.
Ele desceu e caminhou até o rio, onde seu bom amigo Diddy e seu irmão, Funky, estavam à espera.
"Ei! Por que essas caras?" entoou.
"Más notícias, cara! Os Kremlings vieram e roubaram todas as bananas da selva com algum tipo de... dispositivo"
"Droga. Eu acabei de chutar as bundas deles. Além disso, tenho aulas de conga às oito da noite. Oh merda, isso é mais importante. Eu acho que vou ir atrás deles." seu estômago soltou um resmungo audível. "Ooh. Primeiro, eu preciso de um pouco de comida"
"Não se preocupe, Donkey cara! Os krems deixaram barris com bananas por toda a ilha. Meu plano banana-magnético pode devolvê-los para nós."
"Ei!" gritou Diddy. "Esses barris por lá. Eles parecem... sim, eles devem ser. Esses barris são links inequivocamente ao mundo perdido dos Kremlings. Eu os vi em Donkey Kong... quero dizer, nas minhas duas missões para salvar Donkey Kong. Se você pilotar os barris de bananas para eles, eles devem receber um impulso nutricional e Donkey será capaz de perseguir aqueles krems mais cedo"
"Impulsos nutricionais? Como de potássio? Bom. Você sabe os benefícios que potássio me dá"
"Sim ...", disse Diddy, se contorcendo. Ele lembrou vividamente estar na extremidade que recebe um daqueles "benifits".
"Bem, o que estamos esperando? Vamos recuperar os barris!"

Apesar de ter conseguido baixar o título, e possuir o Shockwave, não consegui fazê-lo rodar em meu computador, talvez por haver incompatibilidade com minha versão do Windows. Se você conseguir, leitor(a), não deixe de comentar, por favor, para termos uma confirmação de que DKC - Barrel Maze continua funcionando. Aliás, alguma vez você o jogou antes disso, ou, pelo menos, ao contrário de mim até ontem, já havia ouvido falar dele? 
Confira a seguir um rápido gameplay desse não menos importante Donkey Kong Country:

                         

Comentários
3 Comentários

3 comentários:

Aryel disse...

Eu me lembro de muita coisa dessa série animada do DKC, dois fatos interessantes seriam:
- A Candy Kong, aquela que fica no save point do primeiro jogo, é muito diferente da Candy na série
- Um macaco que só aparece na série, chamado Buster Kong, dono da fábrica de barris onde Candy trabalha

Diddy Kong disse...

Parece que você realmente assistiu a série, Aryel ! Concordo com vc, a Candy tem um designer bem diferente do game ! E se eu não me engano, a fábrica de barris de Buster Kong teve uma aparição em Donkey Kong 64 (Nitendo 64) !

Kid Kong disse...

Ficou show o "último" capítulo do Secret Hoard Diddy ! Fechou com "chave de ouro" !
Incrível as duas teorias sobre a origem do nome de DK, não tem como saber qual é realmente a verdadeira, impressionante ! Nunca havia me informado sobre isso !
Cara, não conhecia esta série sobre DKC ! devia ser demais na época ter os jogos e acompanhar os episódios, porém concordo com você de ter ficado um pouco estranho ! As vozes dos personagens ficaram até que boas, pelo que pude ver em alguns capítulos no Youtube ! Mas a Candy ficou horrível, do meu ponto de vista ! Até sua movimentação era "travando" XD !
Aguardo ansioso pelo futuro com a continuação do quadro, não perdi nenhum capítulo ! Ficou um melhor que o outro XD !